quinta-feira, 11 de março de 2021

REVISÃO DE PORTUGUÊS P1





Revisão de Português

Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.

Classificação dos Artigos

Artigos Definidos
Determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as. Por exemplo:
Eu comprei o carro.

Artigos Indefinidos
Determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas. Por exemplo:
Eu comprei um carro.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação.

Exemplos de substantivos derivados:
  • território (do substantivo primitivo terra)
  • jardinagem (do substantivo primitivo jardim)
  • laranjada (do substantivo primitivo laranja)
  • livraria (do substantivo primitivo livro)
  • folhagem (do substantivo primitivo folha)
  • chuvada (do substantivo primitivo chuva)
  • açucareiro (do substantivo primitivo açúcar)
  • florista (do substantivo primitivo flor)
  • homenzarrão (do substantivo primitivo homem)
  • cachorrinho (do substantivo primitivo cachorro)
Substantivos compostos, como próprio nome nos faz acreditar, são compostos por mais de um radical. Veja alguns exemplos:
  • Beija-flor
  • Girassol
  • Pé-de-moleque
  Substantivo composto: Nessa transformação linguística, o que ocorre é a formação de novas palavras através de duas ou mais palavras simples, podendo ser, inclusive, seus radicais. Essas palavras novas que se formaram são substantivos compostos e possuem um significado completamente diferente do anterior. Nesse caso, a justaposição ocorre através de duas ou mais palavras, de modo que elas serão, em sua maioria, separadas pelo uso do hífen (mas não sendo regra geral para detecção de seu aparecimento).
Nesse caso, mantêm-se a mesma ortografia que era utilizada antes da junção das palavras, sem que haja nelas supressão de nenhum fonema. Veja alguns exemplos:
·         Arco-íris
·         Bem-me-quer
·         Saca-rolha
·         Amor-perfeito
·         Cachorro-quente
·         Cavalo-marinho
·         Peixe-espada
·         Segunda-feira
·         Cor-de-rosa
·         Água-de-colônia
·         Fim de semana
·         Couve-flor
·         Mandachuva
·         Paraquedas
·         Girassol
·         Pontapé

DISCURSO DIRETO E INDIRETO
Quando passamos um discurso direto para um indireto, são modificados: pessoa verbal e declinação do verbo em tempo e pessoas. Quando usar diz, ou dizer trata-se de um discurso direto como o uso do travessão e aspas. No indireto e reproduzido a fala.

EMPREGO DO X E DO CH
Deve-se empregar o "x" após os ditongos (encontros vocálicos = vogal + semivogal em uma mesma sílaba).
Exemplos: ameixa, feixe, caixa, trouxa, frouxo, gueixa, peixe, peixada, queixo, queixada, eixo, baixo, encaixar, paixão, rebaixar etc.
EXCEÇÃO: recauchutar (mais seus derivados) e caucho (espécie de árvore que produz o látex).
Emprega-se também o x:
_ Após as sílabas "en" e "me";
Exemplos: enxada, enxurrada, enxame, enxaqueca, enxerido, enxovalho, enxugar, mexer, mexilhão, mexerico, mexerica, mexicano etc.
Observação: Palavras como "enchente, encharcar, enchiqueirar, enchapelar, enchumaçar", embora se iniciem pela sílaba "en", são grafadas com "ch", porque são palavras formadas por prefixação, ou seja, pelo prefixo en + o radical de palavras que tenham o ch (enchente, encher e seus derivados = prefixo en + radical de cheio; encharcar = en + radical de charco; enchiqueirar = en + radical de chiqueiro; enchapelar = en + radical de chapéu; enchu- maçar = en + radical de chumaço).
EXCEÇÃO: Em relação à regra da sílaba "me", uma exceção é O SUBSTANTIVO "mecha"; não confundir com a forma verbal "mexa" do verbo mexer que deve ser grafada com x.
_ Nas palavras de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.
Exemplos: xavante, xingar, xique-xique, xará, xerife, xampu.
Outras palavras com X: bexiga, bruxa, caxumba, laxativo, laxante, maxixe, paxá, muxoxo, quixotesco, rixa, xarope, xícara, xucro, xereta, capixaba, faxina, lixo, graxa, praxe, puxar, relaxar, roxo, xaxim, xenofobia.
Outras palavras com CH: charque, chiste, chicória, chimarrão, ficha, cochicho, cochichar, estrebuchar, fantoche, flecha, inchar, pechincha, pechinchar, penacho, salsicha, broche, arrocho, apetrecho, bochecha, brecha, chuchu, cachimbo, comichão, chope, chute, debochar, fachada, fechar, linchar, mochila, piche, pichar, tchau.
Existem vários casos de palavras homófonas, isto é, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas a grafia diferente. Nelas a grafia se distingue pelo contraste entre o x e o ch.
Exemplos:
- brocha (pequeno prego)
- broxa (pincel para caiação de paredes)
- chá (planta para preparo de bebida)
- xá (título do antigo soberano do Irã)
- chalé (casa campestre de estilo suíço)
- xale (cobertura para os ombros)
- chácara (propriedade rural)
- xácara (narrativa popular em versos)
- cheque (ordem de pagamento)
- xeque (jogada do xadrez)
- cocho (vasilha para alimentar animais)
- coxo (capenga, imperfeito)
- tacha (mancha, defeito; pequeno prego); daí "tachar": colocar defeito
ou nódoa em alguém ou em algo.
- taxa (imposto, tributo); daí "taxar": cobrar impostos.

Sílaba tônica – Oxítona, paroxítona e proparoxítona

As Sílabas Tônicas são as pronunciadas com mais intensidade em uma palavra. Estas possuem algumas classificações. Saiba quais são e quando se utiliza-las.


O que são sílabas tônicas? Sílabas tônicas são aquelas pronunciadas com mais intensidade na palavra.
Em todas as palavras existe alguma sílaba tônica. Mas, nem sempre possuem acentuações gráficas. As outras sílabas que não são as tônicas, chamam-se átonas e são pronunciadas com menos intensidade.
Por isso, para entender, você precisa saber que existem classificações das palavas que vão de acordo com a posição da sílaba tônica.
Essas classificações são divididas entre oxítonasparoxítonas e proparoxítonas e estas variam de acordo com a posição da sílaba tônica na palavra. Conheça agora todos os detalhes sobre essas classificações.

Oxítonas

As oxítonas classificam as palavras quando estas têm a última sílaba como tônica.
Alguns exemplos de palavras oxítonas são:
  • Arroz (ar-roz);
  • Troféu (tro-féu);
  • Sabiá (sa-bi-á);
  • Jiló (ji-).

Paroxítonas

As palavras são consideradas paroxítonas quando suas penúltimas sílabas são tônicas.
Alguns exemplos de palavras paroxítonas são:
  • Estéril (es--ril);
  • Caráter (ca--ter);
  • Fácil (-cil);
  • Felicidade (fe-li-ci-da-de).

Proparoxítonas

As palavras são consideradas proparoxítonas quando suas antepenúltimas sílabas são tônicas.
Alguns exemplos de proparoxítona são:
  • Último (úl-ti-mo);
  • Matemática (ma-te--ti-ca);
  • Príncipe (prín-ci-pe);
  • Trânsito (trân-si-to).
·         Chamamos de nomes comuns os nomes de coisas ou objetos. Eles são considerados comuns porque são simples, de pouca importância. Esses nomes são escritos com letras minúsculas.
·         Os nomes comuns só aparecem escritos com letra maiúscula se estiverem no início de uma frase, pois toda frase deve começar com letra maiúscula.
·         palhaço – despertador – carrinho – boneca
·         Já os nomes de pessoas, animais, países, estados ou cidades, nomes de rios, etc., são caracterizados como nomes próprios e por isso são escritos com letras maiúsculas.
·         Não existe outra regra para esses nomes, eles devem começar, obrigatoriamente, com letra maiúscula, ou seja, é errado escrevê-los com letra minúscula.
·         Ronaldo – bandeira do Brasil – Lassie

A classificação das palavras

As palavras podem ser classificadas em quatro tipos: Monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

·         As palavras monossílabas são aquelas que possuem apenas uma sílaba e, portanto, não podem ser separadas. Por exemplo: pá, chá, pão, cão, fé, entre outras.
·         As palavras dissílabas são aquelas que possuem duas sílabas, e podem ser separadas em duas partes. Exemplo: Café (ca-fé), gato (ga-to), pato (pa-to), entre outras.
·         As palavras trissílabas são aquelas que possuem três sílabas, podendo ser divididas em três partes. Exemplo: macaco (ma-ca-co), banana (ba-na-na), boneca (bo-ne-ca), entre outras.
·         E por fim, as palavras polissílabas são aquelas que possuem quatro ou mais sílabas, podendo ser separadas em quatro ou mais partes. Exemplo: Telefone (te-le-fo-ne), macacada (ma-ca-ca-da), paralelepípedo (pa-ra-le-le-pí-pe-do), entre outras.

BONS ESTUDOS!










quarta-feira, 10 de março de 2021

REVISÃO DE CIÊNCIAS P1




 REVISÃO DE CIÊNCIAS P1

 


Aprendemos que a água é essencial para a vida em nosso planeta, que devemos economizar água e reutiliza-la. Economizando água significa reduzir o seu consumo e utilizando de forma consciente. Pois sabemos que água é um recurso natural que não pode ser substituído.

Vimos também que o uso da água na agricultura é utilizado para o desenvolvimento das plantações.

Que no uso doméstico e mais usado é com higiene pessoal.

Na  indústria a água é utilizada  por exemplos: irrigação, resfriamento de equipamentos e reatores atômicos.

Estudamos que mais da metade da energia consumida no Brasil vem das Usinas Hidrelétrica. As usinas hidrelétricas dependem do ciclo d'água para a geração de energia elétrica. 

 A água é uma substância indispensável para vidas humanas e animais. Quando a quantidade de água do nosso organismo fica baixa, podemos apresentar um quadro de desidratação. Alguns de seus sintomas são: fraqueza, aceleração do coração e ressecamento da pele, deixando a pessoa debilitada.

 A água é uma substância extremamente importante para os seres vivos, na produção de energia,  tomar água ajuda a transporte de nutrientes, pois todos os nossos órgãos do nosso corpo contém agua.

Descobrimos que toda pesquisa científica começa com uma pergunta e que esse método visa garantir a qualidade dos conhecimentos científicos produzidos.

 O método científico funciona como um guia para os estudos científicos de qualquer área organizado nas seguintes etapas: Observação, pesquisa, elaboração de hipóteses, experimento, resultados e conclusão.

 Ainda conhecemos um pouco sobre francês Louis Pasteur, que viveu no século XIX. Em que estudo ele foi pioneiro do estudo da pasteurização técnica utilizada até hoje. Ainda realizou experimentos utilizando o calor como agente de esterilização.

Estudamos também que o Brasil é um dos países que mais produz ciência na atualidade.

 As tecnologias ajudam a resolver problemas, a facilitar determinadas tarefas e a tornar processos mais rápidos que estão presentes em nosso dia a dia como: Vacina, remédios, celulares, computadores e etc.

 

 

 

Bons estudos galerinha.

terça-feira, 9 de março de 2021

REVISÃO DE GEOGRAFIA P1

REVISÃO DE GEOGRAFIA

 

Estudamos no início do livro que formato de esfera imperfeita que a Terra apresenta é chamado pelos cientistas de GEOIDE.

O Brasil é um país populoso, com aproximadamente 204 milhões de pessoas.

População é o conjunto de todos os habitantes de determinado local. Também pode estar relacionado com os indivíduos de mesma espécie que coexistem em um mesmo lugar ou região.

Mas, você saberia me explicar de onde vêm todas essas informações?

Se você respondeu: “O Censo”, está correto. Ele é o responsável por todas essas informações. Porém, você sabe me dizer o que é o Censo?

Vou te ajudar.

O Censo é um estudo realizado para o levantamento de informações sobre a população do país e sua condição de vida. Com esse estudo é possível dar respostas às seguintes questões: Quantos somos?  Como somos? Onde vivemos? Como vivemos? 

Vimos também que os mapas são instrumentos de representação da realidade, isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar e encontra ou obter informações diversas a respeito.  globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. ... Já no Mapa Planisfério conseguimos ver o Mapa-múndi em plano, vendo todos os países.

Linha imaginária responsável por dividir o globo terrestre em dois Hemisférios, a linha do Equador possui mais de 40 mil quilômetros de extensão, presente em toda a circunferência da Terra.
Linha do Equador proporcionou a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, também conhecido como meridional e Hemisfério Norte. Essa divisão é importante para os estudos geográficos, além de proporcionar uma referência para a localização de um determinado local, através da latitude (tendo como referência a linha do Equador) e a longitude (obtida através do meridiano de Greenwich).

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio está localizado no Hemisfério Sul do planeta, Ele se encontra abaixo da Linha do Equador sobre a latitude  .

Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.

No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

 

Os continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para melhor compreendê-lo. Trata-se de grandes massas de terras que são separadas pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.

Possuindo ao todo 193 países,



Estudamos também que o planeta possui 5 oceanos:

 

  • Oceano Pacífico
  • Oceano Atlântico
  • Oceano Ártico
  • Oceano Índico.
  • Oceano Antártico

O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

 

Paralelos e Meridianos

Antes de mais nada importante estar atento aos conceitos sobre os meridianos e os paralelos.

As linhas verticais presentes no globo (sentido norte-sul) são chamadas meridianos.

Já as linhas horizontais, que surgem no sentido Leste-Oeste, são chamadas paralelos.

Como dito anteriormente, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do globo que divide a terra em dois hemisférios (norte e sul).

 Conhecido por ser a Terra das Cataratas, 1 das 7 maravilhas naturais do mundo, Foz do Iguaçu tem vários atrativos, e estão entre Brasil, Paraguai e Argentina.

  • Fronteira: esse termo é empregado para definir a separação de países, como a fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras. Que pode ser cultural construída pelo homem como: ruas, pontes e etc...ou naturais como: rios, cachoeira, vegetação e etc...

 

 

Bons estudos...

 

 

sábado, 6 de março de 2021

REVISÃO DE HISTÓRIA P1 (2021)


REVISÃO DE HISTÓRIA


 

Aprendemos que a os registros são vestígios produzidos por toda ação humana, usados pelo historiador no estudo da História.

História é a ciência que estuda o passado com o objetivo de conhecer o presente e planejar o futuro, interpretando, relacionando e investigando as ações humanas.

E que também as narrativas históricas é a forma de contar a história que pode ter mais de uma versão, não contendo verdades absolutas. No passado os feitos de reis, comandantes militares, líderes políticos e os registros elaborados por governos (como leis e documentos oficiais) eram considerado história.

Com o passar do tempo, novos sujeitos também passaram a ser considerados importantes na construção da História. Assim, foram reconhecidos como sujeitos históricos todos aqueles que, por meio de seus atos, influenciaram a história, seja ela da rua, da cidade, do país ou do planeta no processo da história coletiva isto é a história compartilhada, pela comunidade, pelas sociedades e pelos grupos sociais.

Vimos também que as memórias são os meios possíveis preservar alguns acontecimentos históricos.

E que os sujeitos da história são aqueles que, por meio de seus atos, influenciam a história.

Na história vimos que o historiador recorre a muitas fontes incluindo as orais. A história humana começa com o surgimento do homem.  Desde os primeiros homens, houve uma necessidade dos mesmos se relacionarem com a natureza.

Estudamos também que tudo depende do ponto de vista, como no descobrimento do Brasil... um mesmo fato pode apresentar diferentes versões, dos índios e dos Portugueses dependendo de quem estiver contando. Daí a importância de conhecer, interpretar e questionar diferentes visões sobre os fatos no processo de construção do conhecimento histórico, recorrendo a fontes seguras, que nos ajudem a entender melhor os acontecimentos. 

Durante muito tempo, as mulheres e as crianças não eram consideradas sujeitos históricos. Portanto não eram estudadas pelos historiadores. No entanto, as mulheres sempre estiveram presente na história. Um exemplo da importância feminina está relacionada à reivindicação por direitos e melhores condições. Foi apenas em 1918 aprovada uma mudança nas leis eleitorais da Inglaterra permitindo que mulheres com mais de 30 anos de idade votassem.

As crianças eram retratadas como adultos em miniaturas que aprendiam a cuidar de si e a realizar suas tarefas imitando os adultos.

No início da década de 1990, os estudantes brasileiros tiveram uma participação importante nos acontecimentos do país.

Em 1992 estudantes vão às ruas para exigir a saída do então presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Com os rostos pintados de verde e amarelo, estudantes de diferentes cidades do país fizeram uma mobilização, que ficou conhecida como “CARAS PINTADAS”.

Pressionado pela população e por setores empresariais, Fernando Collor de Mello renunciou ao cargo de Presidente da República em 29 de dezembro de 1992.

 

 

Bons estudos...

 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Operações com números decimais

Nomenclatura de números decimais

A fim de facilitar as definições que virão, a seguir estabelecemos algumas nomenclaturas. Um número decimal é formado por sua parte inteira e pela parte decimal. A parte decimal é organizada da seguinte maneira: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo e assim por diante.

Veja o exemplo:

Adição com números decimais

A adição de números decimais é definida de maneira semelhante à adição de números inteiros, nessa operação devemos somar parte inteira com parte inteira, décimos com décimos, centésimos com centésimos, e assim sucessivamente. Em outras palavras, devemos colocar vírgula abaixo de vírgula, veja o exemplo.

Exemplo 1

Vamos determinar a soma dos números 0,65 e 0,792. Lembre-se: o número 0 no final de qualquer número decimal não acresce no valor.

Exemplo 2

Determine o valor da soma 1,442 + 2,4.

As operações com números decimais são indispensáveis para o nosso cotidiano.
As operações com números decimais são indispensáveis para o nosso cotidiano.

Subtração com números decimais

A subtração entre dois números decimais dá-se do mesmo modo que a sua adição, operamos parte inteira com parte inteira, décimos com décimos, e assim sucessivamente. Veja os exemplos.

Exemplo

Determine a diferença entre os números 3,842 e 1,442.

Multiplicação com números decimais

A multiplicação entre dois números decimais pode ser realizada de duas formas: podemos operar de maneira semelhante à da multiplicação de dois números inteiros, somando, ao final, a quantidade de casas decimais dos dois números e colocando-as no resultado; ou podemos transformar os números decimais em frações e utilizar a multiplicação de fração.

Vamos lembrar como transformar número decimal em fração?

Transformação de número decimal para forma fracionária

Para escrever um número decimal na sua forma fracionária, devemos conservar o número decimal sem a vírgula no numerador da fração, e no denominador colocamos a potência de 10 de acordo com a quantidade de casas decimais que “andamos” para tornar o número decimal em inteiro. Veja os exemplos.

Exemplo 1

Vamos escrever o número 0,43 em forma de fração. Para a vírgula desaparecer, devemos “andar” duas casas decimais, ou seja, precisamos multiplicar o número por 100. Assim:

Exemplo 2

Para escrever o número 0,8 na sua forma fracionária, devemos andar uma casa decimal, logo:

Exemplo

Utilizando os dois métodos, determine o produto entre 0,42 e 1,2. Antes de efetuar a multiplicação, perceba que 0,42 possui duas casas decimais e que o número 1,20 possui duas delas. A soma disso resulta em quatro casas decimais, ou seja, o resultado deverá ter quatro casas decimais.

Ou seja 0,42 x 1,2 = 0,504.

Agora, transformando os números para sua forma fracionária, temos a seguinte multiplicação:

Leia tambémSimplificação de fração: aprenda como fazer

Divisão com números decimais

Na divisão de números decimais também vamos observar dois métodos que podem ser considerados equivalentes. O primeiro método consiste em “andar” a mesma quantidade de casas decimais, ou seja, multiplicar por potências de 10 até que a vírgula não esteja mais presente. O segundo método consiste em representar os números em forma de fração e realizar a divisão de frações.

Exemplo

Vamos realizar a divisão entre os números 0,504 e 1,2.

Com o primeiro método, devemos multiplicar o dividendo e o divisor pelo mesmo número até que a vírgula desapareça.

Para que a vírgula desapareça do denominador, devemos multiplicá-lo por 1000, logo, faremos o mesmo com o divisor.

0,504 · 1000 = 504

1,2 · 1000 = 1200

Armando a conta, temos:

Transformando os números decimais em frações, temos:

 

Por Robson Luiz
Professor de Matemática 


Roteiro de Estudos Língua Portuguesa

Olá, pessoal! 👋 Hoje vamos conversar sobre os principais pontos que vimos nas nossas aulas de Língua Portuguesa. É como se fosse uma revisã...