quinta-feira, 26 de abril de 2018

ESCRAVIDÃO NO BRASIL

escravidão no Brasil surgiu a partir do início do século XVI, sendo a maneira estabelecida enquanto força de produção no país, desde o período colonial até o final do Império. Ela permaneceu cerca de 400 anos no país.

Origem da Escravidão

Devemos destacar que Portugal tinha uma população pequena, cerca de 2 milhões de habitantes, e não poderia arcar com um investimento em recursos humanos tão grandes.
Daí, portugueses, espanhóis e ingleses tornaram a escravidão um negócio lucrativo e superlotaram os porões de seus navios com negros africanos (navios negreiros) para serem vendidos nos portos brasileiros.
Escravidão no Brasil
Sabemos que foram os escravos que produziram toda riqueza extraída no Brasil e, para além disso, o tráfico negreiro incrementou outras atividades econômicas e representou uma extraordinária opção econômica para a Europa.
Vamos lá! Descobrir um pouco mais sobre a escravidão e a abolição dos escravos.

AS PRIMEIRAS CIDADES DO BRASIL

As oito primeiras cidades brasileiras foram: Salvador (1549), São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), Paraíba (1585), São Cristóvão (1590, em Sergipe), Natal (1599), São Luís (1612), Belém(entre 1616 e 1628) e Recife (1630).

1 - Cidade do Salvador - A Primeira
A joia da história do urbanismo no Brasil. Escolhido o sítio, atual Centro Histórico, um pouco distante da Vila da Barra, de 1536, Salvador foi construída, em 1549, ao estilo medieval, como uma cidadela. Murada, cercada por um fosso e com pontes levadiças. Várias fortificações foram construídas para protegê-la. Seus prédios, ruas e praças foram construídos de forma planejada, com planta de Luiz Dias. O urbanista baiano Américo Simas (1916-1981), professor catedrático do curso de arquitetura da UFBA e autor de vários livros sobre Arquitetura e Urbanismo, considerou Luiz Diaz o decano dos arquitetos brasileiros. Esse foi o maior empreendimento na América Lusitana, no século 16. No século 18, Salvador era uma das cidades mais bem fortificadas do mundo, considerada inexpugnável, pelo engenheiro militar francês Amédée Frézier (1682-1773). No século 19,Charles Darwin apaixonou-se por Salvador e, no século 20, foi a vez de Walt Disney, com seu filme Você já foi à Bahia? Salvador foi uma das cidades mais importantes do mundo, do século 17 até boa parte do século 19.
A fundação da segunda cidade do Brasil foi uma necessidade de defesa da parte sul da América Lusitana. Os franceses instalaram-se no Rio de Janeiro, em 1555. Em 1565, chegou uma expedição, chefiada por Estácio de Sá, com a missão de expulsar os franceses e fundar uma cidade na área. Os franceses foram finalmente expulsos em 1567. O nome da Cidade foi uma homenagem ao Rei D. Sebastião, que ainda não governava por ser muito jovem.
Por abrigar um porto mais próximo das Minas Gerais, a capital do Estado do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763. Salvador continuou a ser a maior cidade do Brasil até o início do século 19. Salvador também continuou a ser a Capital Eclesiástica da América Lusitana (que possuía três estados no final do século 18), até 1891, e a Capital Jurídica de sua parte norte, até 1808.
Após a chegada da Família Real, em 1808, o Rio de Janeiro tornou-se o principal centro cultural e a maior cidade do Brasil, desbancando a Bahia. A partir de então, o Rio de Janeiro tornou-se uma das cidades mais importantes do mundo. No século 20, era a Cidade Maravilhosa.
A terceira cidade brasileira foi fundada durante a União Ibérica, em 1585, para combater piratas no atual território da Paraíba. Jaboatão (Novo Orbe Seráfico Brasilico) citou:
"E que fosse certamente a erecção da Paraîba em Cidade neste anno de 1584 para 85, se comprova melhor com o que achamos escrito da fundaçaõ do nosso Convento naquella Cidade; porque sendo esta no anno de 1589, se diz expressamente que foraõ os nossos fundar Convento na Cidade Filippéa, novamente erecta, e assim chamada em obsequio do Monarcha Filippe, que a ennobrecera com o titulo de Cidade."
Uma expedição, liderada pelo português João Tavares, foi enviada a região. Tavares construiu o Forte do Cabedelo, na foz do Rio Paraíba. Em novembro do mesmo ano, o Ouvidor Geral da Bahia, Martim Leitão, levou várias famílias, que construíram casas e igrejas mais para cima do Rio. Era uma cidade, como registrado no mapa de Albernaz, de 1640, confirmado por Jaboatão. Foi chamada de Filipéia, em homenagem ao Rei de Portugal e Espanha. Em 1634, foi ocupada pelos holandeses. Após a expulsão dos invasores, em 1654, a Cidade foi rebatizada com o nome de Paraíba. Recebeu o nome de João Pessoa, em 1930.


Zona Rural e Zona Urbana


zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos.
De tal modo, a zona rural também chamada de campo é aquela que não faz parte dos meios urbanos sendo utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras.
Já as zonas urbanas são áreas municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado sobretudo, pela industrialização.
Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.
Essas possuem diversas infraestruturas que muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas e avenidas asfaltadas, habitações, indústrias, hospitais, escolas, comércios, abastecimento de água, sistemas de esgoto, iluminação pública, dentre outros.
Que tal ampliar seus conhecimentos e ver o vídeo abaixo:
Vamos lá!

LENDAS INDÍGENAS

A lenda da mandioca

É um exemplo do folclore dos índios tupis. Ela explica a origem desta raiz que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros.

Mas, para ficar mais interessante que tal assistir este vídeo.

Click aqui! Vamos lá!

A COLONIZAÇÃO DO BRASIL

A colonização do Brasil 
Aconteceu no final do século XV, no ano de 1500, quando algumas nações europeias estavam envolvidas com a expansão marítimo-comercial. Nesse tempo, nações como Portugal e Espanha lançaram expedições pelo mar em busca de novas rotas marítimas e novas terras que poderiam ser exploradas. Nesse processo, os portugueses anunciaram a descoberta de novas terras ao sul do continente americano no ano de 1500.
Nos primeiros anos da colonização, os portugueses não deram muita atenção aos domínios brasileiros. Nesse tempo, queriam se aproximar mais do comércio com as Índias e se limitou a poucas expedições de reconhecimento, proteção do território e de busca do pau-brasil. Nesse momento, tiveram que enfrentar a resistência de algumas populações indígenas e a ameaça de invasão por outros povos europeus que também tinham interesse em explorar o Brasil.
A partir de 1530, a colonização portuguesa tornou-se mais intensa. A partir desse período surgiram as primeiras plantações de cana-de-açúcar e a exploração da mão de obra escrava começou a se consolidar em nosso cotidiano. Além disso, vale ressaltar o papel assumido pelos padres jesuítas. Chegando ao Brasil, esses representantes da Igreja voltaram-se para a conversão religiosa da população indígena para o catolicismo.
Mas, vamos aprender mais um pouco...

quinta-feira, 12 de abril de 2018

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

Olá! Galerinha!

Com está atividade de revisão de conteúdo venho aqui para incentivá-los a buscar modos de ampliar seu repertório na "arte" de resolver problemas.

Click aqui! E vamos lá!


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Olá! Galerinha!

Que tal realizamos mais uma atividade?

Estão prontos? Vamos lá!

Click aqui! E responda as questões.

domingo, 8 de abril de 2018

segunda-feira, 2 de abril de 2018

CADEIA ALIMENTAR

A Cadeia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre com seres produtores e termina nos decompositores.
Ela corresponde à relação de alimentação, ou seja, à absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos.
Podemos dizer que a cadeia alimentar refere-se ao processo em que um ser vivo serve de alimento para outro.
Click no link abaixo e descubra um pouco mais!

OS TUPI-GUARANI

O principal grupo indígena do Brasil foi denominado tupi-guarani. Essa designação é linguística e se refere a um conjunto de línguas aparentadas, faladas por uma grande quantidade de tribos indígenas. Não existia, propriamente, uma única língua, nem se compartilhava  uma  única  cultura.  Contudo,  acredita-se  que  essas  línguas  tiveram origem  comum  e  foram  se diferenciando  com  o  passar  do  tempo.

Acredita-se que, antes da chegada dos portugueses, já ocupavam quase todo o interior do Brasil. Os dois grandes grupos
linguísticos  corresponderiam  ao  guarani,  a  Oeste,  e  ao  tupi,  a  Leste.  Apesar  de existirem  muitos  outros  grupos  indígenas  que  não  falavam  línguas  do  tronco  tupi-guarani,  sua prevalência  explica  a  influência  predominante  que  tiveram  no  Brasil.
Por isso, as nossas heranças indígenas provêm, em sua maior parte, dos tupis e dos guaranis.
Os  povos  brasileiros  pré-cabralianos  usavam  a  cerâmica  e  seus  costumes influenciaram, de forma decisiva, a nossa cultura, como a rede de dormir, ainda hoje tão  utilizada  em  muitos  lugares  do  Brasil.

Vamos aprender mais...um pouco! Click no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=1EMo-MeIKzQ


REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

Galerinha!   O sucesso  é garantido por meio do aprendizado. Por vezes, a ansiedade pode te dominar nesse momento de prova, mas não se deses...