domingo, 28 de outubro de 2018

Camada De Ozônio e Efeito Estufa


Os dois maiores problemas que a humanidade tem enfrentado em relação aos efeitos de sua ação na natureza dizem respeito à Camada de Ozônio e ao Efeito estufa, um tema bastante polemico e sério, que já é divulgado maciçamente na mídia, mas não custa retomar o assunto.
Esses dois fenômenos naturais, tão importantes para a manutenção da vida na Terra conforme nós conhecemos, têm sofrido, nas últimas décadas, uma forte influência da poluição, que acabou causando degradação, em um caso, e mudanças no outro, que trouxeram desequilíbrio ao meio ambiente

PLACAS TECTÔNICAS

Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.

BANDEIRANTES

História dos bandeirantes

Eles ampliaram e colonizaram parte considerável do território brasileiro, enfrentando matas virgens. Mas, também, praticaram truculências antológicas contra índios e foram excomungados pelo Papa. São os bandeirantes, talvez os protagonistas mais mitológicos e paradoxais da história do Brasil.


A chegada dos imigrantes ao Brasil no século dezenove.

Por que estes imigrantes vieram para o Brasil?

- No século XIX, o Brasil era visto na Europa e na Ásia (principalmente Japão) como um país de muitas oportunidades. Pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil. 

- Vale lembrar também que, após a abolição da escravatura no Brasil (1888), muitos fazendeiros não quiseram empregar e pagar salários aos ex-escravos, preferindo assim o imigrante europeu como mão de obra. Neste contexto, o governo brasileiro incentivou e chegou a criar campanhas para trazer imigrantes europeus para o Brasil.

- Muitos imigrantes também vieram para cá, fugindo do perigo provocado pelas duas grandes guerras mundiais que atingiram o continente europeu.


sábado, 13 de outubro de 2018

Classificação dos Numerais

Cardinaisindicam contagem, medida. É o número básico. Por exemplo: um, dois, cem mil, etc.
Ordinais: indicam a ordem ou lugar do ser numa série dada. Por exemplo: primeiro, segundo, centésimo, etc.
Fracionários: indicam parte de um inteiro, ou seja, a divisão dos seres. Por exemplo: meio, terço, dois quintos, etc.
Multiplicativosexpressam ideia de multiplicação dos seres, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada. Por exemplo: dobro, triplo, quíntuplo, etc.
Coletivosse referem ao conjunto de algo, indicando o número exato de seres que compõem esse conjunto. Por exemplo: dezena, dúzia, milheiro, etc.

Leitura dos Numerais

Separando os números em centenas, de trás para frente, obtêm-se conjuntos numéricos, em forma de centenas e, no início, também de dezenas ou unidades. Entre esses conjuntos usa-se vírgula; as unidades ligam-se pela conjunção e. Por exemplo:
1.203.726 = um milhão, duzentos e três mil, setecentos e vinte e seis. 
45.520 = quarenta e cinco mil, quinhentos e vinte.

Nomenclatura dos Números Ordinais

Os números ordinais acompanham os símbolos ‘º’ (masculino) ou ‘ª’ (feminino), os quais indicam a forma abreviada dos termos, por exemplo: 2º ou 2ª (lê-se segunda ou segunda).
Muitas vezes, as abreviações de gênero podem ser expressas com um “tracinho” abaixo da letra, por exemplo: 1º ou 1ª (lê-se primeiro ou primeira).
Além disso, a norma culta admite duas formas de escrita 1º/1ª ou 1.º/1.ª, com o ponto após o número.

Exemplos de Números Ordinais

Para compreender melhor a nomenclatura dos números ordinais, segue abaixo alguns exemplos:
  • 73º: septuagésimo terceiro
  • 98º: nonagésimo oitavo
  • 114º: centésimo décimo quarto
  • 132º: centésimo trigésimo segundo
  • 240º: ducentésimo quadragésimo
  • 299º: ducentésimo nonagésimo nono
  • 362º: trecentésimo sexagésimo segundo
  • 410º: quadringentésimo décimo
  • 557º: quingentésimo quinquagésimo sétimo
  • 655º: sexcentésimo quinquagésimo quinto
  • 711º: septingentésimo décimo primeiro
  • 863º: octingentésimo sexagésimo terceiro
  • 989º: nongentésimo octogésimo nono
  • 1.734.º: milésimo septingentésimo trigésimo quarto
  • 2.145.º: dois milésimos centésimo quadragésimo quinto

REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

Galerinha!   O sucesso  é garantido por meio do aprendizado. Por vezes, a ansiedade pode te dominar nesse momento de prova, mas não se deses...