sábado, 2 de fevereiro de 2019

RIOS VOADORES

Rios voadores são imensos volumes de vapor de água que vêm do oceano Atlântico (próximo à linha do Equador), precipitam sob a forma de chuva na Amazônia - onde ganham corpo - e seguem até os Andes, encontrando a muralha rochosa presente nessa região, que os faz desviar e flutuar sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo; às vezes alcançando Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



rios voadores

Como os rios voadores foram estudados

Para serem analisados, os rios voadores exigiram uma equipe multidisciplinar de cientistas. Foram feitos 12 voos sobre diferentes regiões do país para coletar amostras de vapor d’água que se condensavam em um tubo resfriado por gelo-seco.
Em um desses voos, sob condições atmosféricas favoráveis, foi analisado o rio voador que percorre a Amazônia até São Paulo. Calculou-se que, em determinado trecho, a quantidade de água que flui é de 3.200 metros cúbicos por segundo, sendo maior do que a vazão do Rio São Francisco - um dos principais cursos d'água do Brasil. Toda a água carregada por essa corrente de ar em 24 horas equivale a 115 dias de consumo de água da cidade de São Paulo, que possui 12,11 milhões de habitantes.
Para sabermos um pouco mais sobre o assunto...Click aqui!

2 comentários:

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....