quinta-feira, 14 de março de 2019

REVISÃO DE HISTÓRIA

Olá galerinha! Vamos para mais uma revisão!

As antigas civilizações surgiram por volta do quarto milênio a.C. com a característica principal de terem se desenvolvido às margens de rios importantes, como o rio Tigre, o Eufrates, o Nilo, o Indo e do Huang He ou rio Amarelo.
Foram as grandes precursoras de culturas e patrimônio que hoje conhecemos.
Estas grandes civilizações surgiram, de um modo geral, por causa das tribos nômades que se estabeleceram em um determinado local onde teriam condições de desenvolver a agricultura. Assim, surgiram as primeiras aldeias organizadas e as primeiras cidades, dando início às grandes civilizações.

Mesopotâmia
A estreita faixa de terra que localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque, foi chamada na Antiguidade, de Mesopotâmia, que significa “entre rios” (do grego, meso = no meio; potamos = rio). Essa região foi ocupada, entre 4.000 A.C. e 539 D.C, por uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos povos mesopotâmicos. Sumérios, babilônios e assírios são alguns desses povos.
Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.
Atribui-se aos Sumérios o desenvolvimento de um tipo de escrita, chamada cuneiforme, que inicialmente, foi criada para registrar transações comerciais.
A escrita cuneiforme – usada também pelos sírios, hebreus e persas – era uma escrita ideográfica, na qual o objeto representado expressava uma ideia, dificultando a representação de sentimento, ações ou ideias abstratas, com o tempo, os sinais pictóricos converteram-se em um sistema de sílabas. Os registros eram feitos em uma placa de argila mole. Utilizava-se para isso um estilete, que tinha uma das pontas em forma de cunha, daí o nome de escrita cuneiforme.
Código de Hamurabi impôs a todos os povos dominados uma mesma administração. Ficou famosa a sua legislação, baseada no princípio de talião (olho por olho, dente por dente, braço por braço, etc.) O Código de Hamurabi, como ficou conhecido, é um dos mais antigos conjuntos de leis escritas da história. Hamurabi desenvolveu esse conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido.

A sociedade
As classes sociais - A sociedade estava dividida em classes: nobres, sacerdotes versados em ciências e respeitados, comerciantes, pequenos proprietários e escravos.
A organização social variou muito pelos séculos, mas de modo geral podemos falar:
 Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes.
 Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra).
Dominantes detinham o poder de quatro formas básicas de manifestação desse poder: riqueza, política, militar e saber. Posição mais elevada era do rei que detinha poderes políticos, religiosos e militares. Ele não era considerado um deus, mas sim representante dos deuses.
Os dominados consumiam diretamente o que produziam e eram obrigados a entregar excedentes para os dominantes.

A religião
Os povos mesopotâmicos eram politeístas, isto é, adoravam diversas divindades, e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal, não acreditavam em recompensas após a morte. Eles também tinham uma ligação religiosa com a natureza.

Historicamente, a Índia é uma das civilizações mais antigas ainda existente no mundo e estudiosos acreditam que esse seja um dos motivos para que haja grande influência “mítica” de crenças e expressões de fé presente de forma latente.
As religiões predominantes na Índia são o Hinduísmo, com cerca de 80% da população.
Na China Antiga, descobrimos que a rota da seda era uma rota comercial entre os chineses e o Ocidente. Levou esse nome porque a seda era a mercadoria mais buscada pelo mundo dentre os produtos chineses.

Sedentarização é basicamente quando um povo deixa de ser nômade para se fixar e lugar próprio. Processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa, a partir das práticas agrícolas. Assim, ele deixa de ser nômade, isto é, deixa de viver permanentemente mudando de lugar.

Bons Estudos!









7 comentários:

  1. Ola prof Márcia é o Helder eu gostei e consegui ler tudo e vou tirar DEZ!Thchal prof até amanhã e alunos boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Estudei muitas vezes e acho que vou me sair bem e estou relembrando agora essa hora!!!! Kkkkkk aqui é o Julio César.

    ResponderExcluir
  3. Oi Prof então achei o conteúdo bem legal e acho que a prova deve estar bem legal 😊mas acho que vou me sair bem❤️

    ResponderExcluir

REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

Galerinha!   O sucesso  é garantido por meio do aprendizado. Por vezes, a ansiedade pode te dominar nesse momento de prova, mas não se deses...