sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Revisão de História P4


Revisão de História
Vamos lá galerinha, relembrarmos o que aprendemos...

Há cerca de 896 mil indígenas no Brasil, aprendemos sobre alguns rituais como o da cerimônia ou festa que marcam mudanças relacionadas à vida da pessoas de uma comunidade. Como no texto que lemos no livro, os meninos estão entrando na vida adulta e, por isso, são testados para ver se esti aptos a participar da caçada com os homens.
Vimos também que a demarcação das terras dos índios assegura suas terras tradicionais. Ela marca os limites do território ocupado por um povo indígena, impedindo a invasão. Permite aos índios o espaço territorial, onde podem manifestar sua cultura, como ritual, muitos conflitos ainda ocorrem, hoje, entre invasores e indicado e a questão indígena ainda não está resolvida. Conversamos também que os indígenas brasileiros são aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização não se identificam com o povo que os colonizadores.
Aprendemos também que segundo a FUNAI, existem alguns critérios para definir que é indígena por exemplo: auto declaração daquele que é indígena, a consciência da identidade e o reconhecimento por parte do grupo. A maioria dos indígenas vivem na zona rural...
O voto no Brasil, é um direito e um dever de todos  os cidadãos. Todos os brasileiros têm o direito a votar no Pode Executivo e o Legislativo. Aprendemos também que o Poder Executivo executa as leis elaboradas pelo Poder Legislativo. Conversamos muito sobre cidadania no Brasil, que nossos direitos estão presentes na Constituição bde 1988, Que defende os direitos de igualdade, liberdade e justiça.
Aprendemos que em 1959 existe um documento que orienta os paises no mundo a respeito das necessidades básicas das crianças – A Declaração Universal dos Direitos das Crianças, que todos tem direito a ter um.nome, nacionalidade, alimentação, moradia, educação e lazer.

sábado, 24 de agosto de 2019

REVISÃO DE PORTUGUÊS P4


Revisão de português

Olá galerinha!
Vamos relembrar um pouco sobre que aprendemos...

Interpretação de textos;

Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo


Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto. Portanto, nada de preguiça neste momento, ler o texto inteiro mesmo não entendo já no primeiro parágrafo é uma forma de se inteirar do assunto a ser tratado.

Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas

Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. Tente levar pelo contexto e depois pesquise a nova palavra. Pois assim, você mesmo poderá analisar do que se tratava de acordo com o próprio contexto da leitura. Se depois tiver dúvidas e querer confirmar, consulte um dicionário. Essa é a melhor maneira de aprender palavras novas.

Leia todos os dias

Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. E não dizem que é a prática que leva a perfeição? Então, nada de preguiça e busque ler textos e notícias diariamente.

Leia aquilo que goste

Quando lemos assuntos que nos interessa, automaticamente criamos um vínculo com a leitura. Mas, atenção, ler demais assuntos para se manter informado e treinar a leitura também é fundamental.
Que tal criar uma tabela de rotinas... (um exemplo) que poderá auxiliar seus pequenos a se organizarem sozinhos, estando você em casa ou não:

O mais” e o “massão duas palavras que tem um som parecido, no entanto, são utilizadas em contextos distintos. Confira abaixo a diferença entre elas e suas regras de uso.


Mais
A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo.
Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.
Exemplos:
Quero ir mais vezes para a Europa.
Hoje vivemos num mundo melhor e mais justo.
Jonatas foi à festa com seu amigo mais sua namorada.
Dica: Uma maneira de saber se você está usando a palavra corretamente é trocar pelo seu antônimo “menos”.

Mas
A palavra “mas” pode desempenhar o papel de substantivo, conjunção ou advérbio.
1. Como substantivo, o “mas” está associado a algum defeito.
Exemplo: Nem mas, nem meio mas, faça já seus deveres de casa.
2. Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente.
Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora.
Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.
3. Como advérbio, o “mas” é empregado para enfatizar alguma informação.
Exemplo: Ela é muito dedicada, mas tão dedicada, que trabalhou anos vendendo doces.

Conjunções
Assim como a PreposiçãoPalavra Invariável apresentada na semana passada, existe outra classe de palavras que possuem a função de ligação: a Conjunção
Diferentemente da Preposição que liga palavras, a Conjunção liga orações. Por exemplo: “CARLOS QUERIA COMER PIZZA, MAS SE LEMBROU QUE ESTAVA EM DIETA”
As Conjunções podem ser Coordenativas ou Subordinativas, possuindo outras subclassificações. Confira a tabela abaixo para conhecê-las:
Conjunções Coordenativas estabelecem ligação entre orações coordenadas (independentes, sem relação sintática entre elas), aquelas que fazem sentido mesmo sem uma conjunção para que sejam conectadas.



Conjunções Subordinativas, por sua vez, são as conjunções que ligam orações subordinadas (que possuem função sintática sobre a outra), que dependem uma da outra para fazerem sentido, se subordinando à outra oração.


Galerinha não deixe de estudar, no blog e no livro.
Bons Estudos!

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

OS FERAS DA REDE DECISÃO



Meus Alunos queridos...do 5º ano B manhã e 5º ano A tarde

Parabéns! Alunos NOTA DEZ!

Se vocês chegaram até aqui, estimados alunos, e se agora estamos trabalhando juntos, é porque vocês merecem os parabéns. Mas hoje, gostaria de chamar a atenção para uma palavra importante que vocês certamente conhecem: mérito.

Quando uma pessoa conquista alguma coisa com mérito, não é porque ela é inteligente e mais capacitada que os outros à sua volta. Conseguir determinado objetivo com mérito é lutar por ele com todas as forças e, mesmo que seja em dificuldades, não desistir até o alcançar. Afinal, quem vocês acham que teria mais mérito numa prova de corrida, a lebre ou a tartaruga?

Com isto quero dizer que não estou à espera que vocês sejam alunos brilhantes, nem que façam o impossível. Por muitas dificuldades que vocês possam encontrar, não desistam. E, acima de tudo, se esforcem. A maior recompensa que vocês podem ter é chegarem ao final do ano e receberem os resultados sabendo que tiveram todo o mérito neles.

Profa Márcia.


domingo, 4 de agosto de 2019

O que é ângulo?

Ângulo é a medida da abertura entre duas semirretas que possuem a mesma origem.
ângulos de 20º a 170º

ângulo é a medida da abertura entre dois segmentos de reta. Desse modo, existe um número que está relacionado com cada abertura entre duas semirretas e, quanto maior a abertura, maior esse número.

Depois de ler e estudar um pouco que tal assistir a um vídeo...
Click aqui!

REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

Galerinha!   O sucesso  é garantido por meio do aprendizado. Por vezes, a ansiedade pode te dominar nesse momento de prova, mas não se deses...