sábado, 24 de agosto de 2019

REVISÃO DE PORTUGUÊS P4


Revisão de português

Olá galerinha!
Vamos relembrar um pouco sobre que aprendemos...

Interpretação de textos;

Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo


Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto. Portanto, nada de preguiça neste momento, ler o texto inteiro mesmo não entendo já no primeiro parágrafo é uma forma de se inteirar do assunto a ser tratado.

Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas

Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. Tente levar pelo contexto e depois pesquise a nova palavra. Pois assim, você mesmo poderá analisar do que se tratava de acordo com o próprio contexto da leitura. Se depois tiver dúvidas e querer confirmar, consulte um dicionário. Essa é a melhor maneira de aprender palavras novas.

Leia todos os dias

Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. E não dizem que é a prática que leva a perfeição? Então, nada de preguiça e busque ler textos e notícias diariamente.

Leia aquilo que goste

Quando lemos assuntos que nos interessa, automaticamente criamos um vínculo com a leitura. Mas, atenção, ler demais assuntos para se manter informado e treinar a leitura também é fundamental.
Que tal criar uma tabela de rotinas... (um exemplo) que poderá auxiliar seus pequenos a se organizarem sozinhos, estando você em casa ou não:

O mais” e o “massão duas palavras que tem um som parecido, no entanto, são utilizadas em contextos distintos. Confira abaixo a diferença entre elas e suas regras de uso.


Mais
A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo.
Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.
Exemplos:
Quero ir mais vezes para a Europa.
Hoje vivemos num mundo melhor e mais justo.
Jonatas foi à festa com seu amigo mais sua namorada.
Dica: Uma maneira de saber se você está usando a palavra corretamente é trocar pelo seu antônimo “menos”.

Mas
A palavra “mas” pode desempenhar o papel de substantivo, conjunção ou advérbio.
1. Como substantivo, o “mas” está associado a algum defeito.
Exemplo: Nem mas, nem meio mas, faça já seus deveres de casa.
2. Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente.
Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora.
Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.
3. Como advérbio, o “mas” é empregado para enfatizar alguma informação.
Exemplo: Ela é muito dedicada, mas tão dedicada, que trabalhou anos vendendo doces.

Conjunções
Assim como a PreposiçãoPalavra Invariável apresentada na semana passada, existe outra classe de palavras que possuem a função de ligação: a Conjunção
Diferentemente da Preposição que liga palavras, a Conjunção liga orações. Por exemplo: “CARLOS QUERIA COMER PIZZA, MAS SE LEMBROU QUE ESTAVA EM DIETA”
As Conjunções podem ser Coordenativas ou Subordinativas, possuindo outras subclassificações. Confira a tabela abaixo para conhecê-las:
Conjunções Coordenativas estabelecem ligação entre orações coordenadas (independentes, sem relação sintática entre elas), aquelas que fazem sentido mesmo sem uma conjunção para que sejam conectadas.



Conjunções Subordinativas, por sua vez, são as conjunções que ligam orações subordinadas (que possuem função sintática sobre a outra), que dependem uma da outra para fazerem sentido, se subordinando à outra oração.


Galerinha não deixe de estudar, no blog e no livro.
Bons Estudos!

Um comentário:

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