sábado, 21 de agosto de 2021

REVISÃO DE PORTUGUÊS P4

 

Revisão de português P4

 

Olá galerinha!

Vamos relembrar um pouco sobre que aprendemos...

 

Interpretação de textos;

Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo

 

Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto. Portanto, nada de preguiça neste momento, ler o texto inteiro mesmo não entendo já no primeiro parágrafo é uma forma de se inteirar do assunto a ser tratado.

Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas

Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. Tente levar pelo contexto e depois pesquise a nova palavra. Pois assim, você mesmo poderá analisar do que se tratava de acordo com o próprio contexto da leitura. Se depois tiver dúvidas e querer confirmar, consulte um dicionário. Essa é a melhor maneira de aprender palavras novas.

Leia todos os dias

Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. E não dizem que é a prática que leva a perfeição? Então, nada de preguiça e busque ler textos e notícias diariamente.

Leia aquilo que goste

Quando lemos assuntos que nos interessa, automaticamente criamos um vínculo com a leitura. Mas, atenção, ler demais assuntos para se manter informado e treinar a leitura também é fundamental.

 

O uso do “Mal”

A palavra mal com “L” é advérbio, antônimo de bem. Portanto, devemos utilizá-la somente quando puder ser substituído pela palavra “Bem”. Para usá-la da forma correta basta lembrar qual termo é seu contrário.

A palavra mal, que também tem origem no latim (male), pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum, portanto, pode apresentar inúmeros significados.

Exemplos:

  • Fui muito mal na prova final. (Fui muito bem na prova final)
  • Estou me sentindo mal essa noite. (Estou me sentindo bem essa noite)
  • Pedro nasceu para fazer o mal. (Pedro nasceu para fazer o bem)

O uso do “Mau”

A palavra mau com “U” é um adjetivo, antônimo de bom. Da mesma maneira que sua homófona, para usá-la da forma correta basta lembrar qual é a palavra contrária dela.

A palavra mau tem origem no latim (malu). É utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar, ou seja, é um adjetivo.

Exemplos:

  • Esse menino foi um mau aluno. ( Esse menino foi um bom aluno)
  • É uma pessoa que vive de mau humor. (É uma pessoa que vive de bom humor)
  • O motor do carro apresentou um mau desempenho. (O motor do carro apresentou um bom desempenho)

 

As locuções adverbiais podem ser classificadas em:

 

·       Locução adverbial de lugara distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta, por aqui.

·       Locução adverbial de tempoàs vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, às vezes, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, hoje em dia.

·       Locução adverbial de modode cor, em vão, em geral, de soslaio, frente a frente, de viva voz.

·       Locução adverbial de quantidadeem excesso, de todo, de muito, por completo.

·       Locução adverbial de afirmaçãosem dúvida, de fato, por certo, com certeza.

·       Locução adverbial de negaçãode modo algum, de forma alguma, de jeito nenhum, de forma nenhuma.

·       Locução adverbial de intensidadede muito, de pouco, de todo, em excesso.

·       Locução adverbial de dúvidacom certeza, quem sabe, por certo.

·       Locução adverbial de inclusãoalém disso.

 

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:

·       Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

·       Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.

·       Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?

·       Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê dele não falar mais comigo.

 

Quando usar onde?

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Comumente utilizado como advérbio interrogativo (aquele que inicia uma pergunta) para saber a localização de algo ou de alguém, onde também é muito usado como pronome relativo, ligando um termo ao outro ou uma oração à outra. Nesse caso, pode ser substituído pelos termos “em que”, “no qual”, “na qual” sem alteração de sentido.

Vamos ver alguns exemplos:

  • Onde você está?

(Advérbio)

  • O local onde eu trabalho fica no centro da cidade.
  • O local em que eu trabalho fica no centro da cidade.
  • No lugar onde moro faz calor.
  • No lugar em que moro faz calor.

(Pronome relativo)

Leia também: Uso do pronome relativo quem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Quando usar aonde?

Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimentoAonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.

Isso acontece porque acrescenta-se a preposição a à palavra onde, o que dá indicação de movimento de acordo com a regência dos verbos que acompanham essa palavra. Nos casos em que onde pode ser substituído por “em que”, “aonde” pode ser substituído por “a que”/ “ao qual”/ “à qual”.

Observe:

  • Aonde você o levou?

(Advérbio interrogativo)

  • O local aonde eu preciso ir fica no centro da cidade.
  • O local ao qual eu preciso ir fica no centro da cidade.
  • No lugar aonde cheguei faz calor.
  • No lugar a que cheguei faz calor.

 

O “mais” e o “mas” são duas palavras que tem um som parecido, no entanto, são utilizadas em contextos distintos. Confira abaixo a diferença entre elas e suas regras de uso.

Mais

A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo.

Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.

Exemplos:

Quero ir mais vezes para a Europa.
Hoje vivemos num mundo melhor e mais justo.
Jonatas foi à festa com seu amigo mais sua namorada.

Dica: Uma maneira de saber se você está usando a palavra corretamente é trocar pelo seu antônimo “menos”.

Mas

A palavra “mas” pode desempenhar o papel de substantivo, conjunção ou advérbio.

1. Como substantivo, o “mas” está associado a algum defeito.

Exemplo: Nem mas, nem meio mas, faça já seus deveres de casa.

2. Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente.

Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora.

Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

3. Como advérbio, o “mas” é empregado para enfatizar alguma informação.

Exemplo: Ela é muito dedicada, mas tão dedicada, que trabalhou anos vendendo doces.

 

Bons estudos!

Profa Márcia

 

4 comentários:

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....