quarta-feira, 20 de outubro de 2021

REVISÃO DE MATEMÁTICA P5

 Combinando objetos através do princípio fundamental da contagem.

Podemos determinar o número de combinações entre objetos utilizando a Matemática, através do princípio fundamental da contagem. Por exemplo, vamos supor que Paulo tenha separado 5 camisetas, 3 calças, 3 pares de meia e 2 pares de tênis, pensando em ir à festa de aniversário de seu primo. De quantas maneiras possíveis Paulo poderá se vestir?

A combinação utilizada por Paulo envolverá 1 camiseta, 1 calça, 1 par de meia e 1 par de tênis. Nesses casos, para descobrirmos o número de opções possíveis, devemos multiplicar as quantidades de cada item. Observe:

5 x 3 x 3 x 2 = 90 combinações

Ao realizarmos a multiplicação, observamos que podemos ter 90 possíveis combinações.

Em uma lanchonete existem 4 tipos de sanduíche, 3 tipos de refrigerante, 5 tipos de sorvete e 2 tipos de brinde. Quantas combinações de lanches poderão ser informadas no cardápio de modo que envolva: 1 sanduíche, 1 refrigerante, 1 sorvete e 1 brinde?

4 x 3 x 5 x 2 = 120 combinações

No cardápio poderão ser informadas 120 combinações de lanche.

FRAÇÕES E PORCENTAGEM

As frações são utilizadas para representar partes de um todo, de alguma coisa. A origem das frações está relacionada à necessidade de se representar, numericamente, valores não inteiros, menores que 1. Com as frações podemos realizar operações de adição, multiplicação, subtração e divisão. Toda fração é considerada um elemento do conjunto dos números racionais, que é representado pela letra Q.

A palavra porcentagem apresenta ligações estreitas com a ideia de fração, uma vez que significa partes de 100. Ora, se é parte de um todo então é uma fração. Vamos compreender melhor a relação entre porcentagem e as frações.

Definição de porcentagem:

Se x é um número real, então x% representa a fração x/100.

Isso significa que:


Como a porcentagem pode ser escrita na forma de fração, podemos realizar facilmente cálculos que envolvam essas ideias. Veremos alguns exemplos de como isso pode ser feito.

Exemplo 1. Sabe-se que 55% dos estudantes de uma sala são do sexo feminino. Como na classe há 40 estudantes, quantas meninas há nessa sala?

Solução: Vamos fazer uma interpretação simples do problema. Foi dito que:

55% dos alunos são do sexo feminino. Ou seja:

Número de meninas = 55% de 40

Nesse tipo de problema, a palavra “de” representa a operação de multiplicação.

Assim, teremos:

55% de 40=55% ∙40

Dessa forma não é possível realizar o cálculo. Devemos, então, escrever a porcentagem na forma de fração.

Assim, podemos afirmar que nessa sala há 22 alunos do sexo feminino.

Exemplo 2. Calcule:

a) 36% de 125
Solução:


b) 42% de 80
Solução:

c) 70% de 200
Solução:

d) 99% de 52
Solução:

Para facilitar os cálculos, as frações que representam a porcentagem podem ser simplificadas. Veja:

Além disso, podemos escrever a porcentagem na forma decimal, também a fim de facilitar os cálculos na resolução de problemas.


Gráficos são representações visuais de dados e informações numéricas que servem para facilitar a interpretação destas.

As informações presentes nos gráficos são referentes a tudo aquilo que pode ser medido ou quantificado, normalmente apresentando um paralelo entre qualidades e quantidades. A figura do gráfico ajuda a tornar o seu conteúdo mais lógico, fazendo com que a pessoa que o analisa consiga atribuir um significado ao teor dos dados de modo mais concreto.

Por esta razão, os gráficos devem ser construídos com simplicidade e clareza, justamente para que possam ser autoexplicativos e de fácil compreensão.

Uma das funções mais usuais dos gráficos é estabelecer uma dimensão estatística sobre determinado assunto ou fato. Por exemplo, um gráfico que ajude a perceber o índice da taxa de mortalidade no Brasil.

Problemas com fração

Existem problemas matemáticos que utilizam, na sua resolução, equações e expressões numéricas. Trabalharemos agora com problemas que envolvem frações e veremos como aplicar a noção de inteiros e parte desses inteiros quando eles assumirem valores reais.

Veja alguns exemplos e as explicações passo a passo de como encontrar a solução desse tipo de problema e de como a fração pode ser encontrada em situações problemas.

Exemplo 1:

Em certo país, os trabalhadores recebem dois salários mínimos em dezembro: o salário normal e o 13º salário. Se a pessoa trabalhou os 12 meses do ano, os dois salários serão iguais. Se a pessoa trabalhou uma fração do ano, o 13º salário corresponderá a essa fração do salário normal. Se o salário normal de uma pessoa é 516 reais e ela trabalhou 7 meses nesse ano, quanto ela vai receber de 13º salário?

Resolução:
Esse trabalhador não trabalhou o ano inteiro, de 12 meses do ano ele trabalhou 7. A fração que corresponde ao tempo que ele trabalhou é  . Como a situação problema informou que o valor recebido no 13º salário é a mesma fração do tempo trabalhado, podemos escrever que ele irá receber  do salário normal. Como o salário dele é 516 reais, para descobrir quanto ele irá receber no 13º salário, devemos encontrar:
 de 516. Então 516 : 12 = 43 e 43 x 7 = 301.

Portanto, o salário que o trabalhador irá receber no seu 13º salário será de 301 reais que corresponde a 7 meses trabalhados durante o ano.

Exemplo 2:

João Carlos é operário e seu salário é de apenas 520 reais por mês. Gasta  com aluguel
 
 com alimentação da família. Esse mês ele teve uma despesa extra:  do seu salário foram gastos com remédios. Sobrou dinheiro?

Resolução:
Para saber se o salário de João Carlos foi suficiente para pagar todas as suas despesas é preciso encontrar o valor que ele gastou com o pagamento do aluguel, com a alimentação e com os remédios. Então, veja:
1 de 520 = 520 : 4 x 1 = 130.
4

2 de 520 = 520 : 5 x 2 = 104 x 2 = 208
5

3 de 520 = 520 : 8 x 3 = 195.
8

Concluímos que ele gastou com essas despesas um total de 130+208+195 = 533 reais. Portanto, não sobrou nada de seu salário; pelo contrário, ele ficou devendo, pois suas despesas foram 13 reais a mais que seu salário.

Que tal assistir a um vídeo:



domingo, 17 de outubro de 2021

REVISÃO DE PORTUGUÊS P5 ( 21.10.2021)

 Revisão de português.

Olá, galerinha! Vamos para mais um dia de revisão, estudem com atenção.

#dica elabore perguntas.

Ritmo no poema é a medida que resulta das pausas determinadas pelas sílabas forte, rima e repetição dos versos.

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, um auxiliar e outro principal, este último em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). ... Os verbos principais, a seu turno, permanecem no infinitivo (iniciar), gerúndio (estamos tirando, pescando, reclamando), e particípio (pagas) justo para dar sentido às orações.

O que são pronomes retos e oblíquos?

Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

    

Pessoas Verbais

Pronomes do Caso Reto

Pronomes do Caso Oblíquo

1ª pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa do singular

tu, você

te, ti, contigo

3ª pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

1ª pessoa do plural

nós

nos, conosco

2ª pessoa do plural

vós, vocês

vos, convosco

3ª pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo.


 crônica é um gênero textual caracterizado por textos curtos, de linguagem simples e que retrata os aspectos da vida cotidiana, geralmente com toques de humor ou ironia.

 O que é verbo no infinitivo exemplo?

1)    infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr).

2)    infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. 

Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

 

Infinitivo pessoal      

 

eu aproximar
tu aproximares
ele aproximar
nós aproximarmos
vós aproximardes
eles aproximarem

 

eu sumir
tu sumires
ele sumir
nós sumirmos
vós sumirdes
eles sumirem

 

 

As interjeições constituem uma classe de palavras cuja função é a de expressar surpresa, susto, hesitação, alegria etc.

Alguns exemplos de interjeições e os estados emocionais que expressam:

  • alegria: ah! oh! oba! ...
  • advertência: cuidado! atenção!
  • alívio: ufa! arre! ah!
  • animação: coragem! avante! vamos! ...
  • aprovação, aplauso: bravo! bis! viva! ...
  • apelo, chamamento: alô! olá! psiu! ...
  • concordância: claro! sim! pois não! ...

 

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

 Exemplos de frases e as preposições:  Menina coloque a xícara sobre a mesa.

 Ele tem que passar no posto.

O João pegou a encomenda.

Ela está entre amigas.

 Bons estudos!

Profa Márcia ✨✨✨

 

sábado, 16 de outubro de 2021

REVISÃO DE CIÊNCIAS P5 ( 20.10.2021)

 Revisão de Ciências

Estamos que o sistema respiratório ocorre dia e noite sem parar é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais. Quando se inspira, o ar entra no corpo por meio do nariz ou da boca. A faringe é o único órgão comum aos sistemas respiratório e digestório. A traqueia apresenta uma estrutura rígida para ficar sempre aberta, permitindo a passagem do ar.

A respiração é um processo muito importante para a vida no planeta, o oxigênio que circula pelo nosso corpo é muito importante para várias atividades. A mutação celular é o nome de um processo que se deixar de acontecer não recebemos oxigênio suficiente. A poluição do ar representa atualmente o maior risco ambiental para saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

O excesso de peso nas crianças pode levá-los ao risco maior de se tornarem adolescentes e adultos obesos. A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos. A antiga associação de que criança gordinha é criança saudável não vale mais, embora as vovós teimam em continuar acreditando nela. Crianças com excesso de peso têm risco maior de se tornarem adolescentes e adultos obesos. E a consequência do aumento de peso é o desenvolvimento precoce de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol alto e doenças cardiovasculares. A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos, que são decisivos para o crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a manutenção da saúde na vida adulta. Precisamos cuidar de nossa alimentação para evitarmos doenças que podem surgir de forma precoce e prejudicar nosso desenvolvimento.

Os alimentos produzidos em fábrica devem ter as informações nutricionais em uma tabela para que possamos ver e decidir o que comer. Nessa tabela encontramos informações diversas para pensando nos nutrientes e nos itens que compõem uma tabela nutricional e equilibrar a proteína e os carboidratos.

Em nossa alimentação devemos preferir o consumo de alimentos in natura e reduzir os demais, pois prejudicam nossa saúde e não deveríamos consumir alimentos processados e ultra processados.

Estudamos que o alimento passa por etapas no processo de digestão que começa pela boca, ingestão, digestão, absorção e eliminação, conforme percorre cada órgão do tubo digestivo. Quando o alimento chega ao estômago produz substâncias digestivas que auxiliam na transformação química do alimento dando origem a novas substâncias. Quando o alimento entra no estômagoo suco gástrico é produzido. Composto por água, sais, enzimas e ácido clorídrico, ele é altamente corrosivo.

A saliva é formada por alguma substância que ajudam a dissolver alguns tipos de nutrientes presentes nos alimentos a ptialina. Quando mastigamos é misturamos o alimento à saliva transforma-se numa massa chamada de bolo alimentar. Após o bolo alimentar ser dissolvido, ele se transforma em papa conhecido como quimo. Os restos alimentares não digeridos são transformados em fezes graças a microbiota intestinal, ou seja, a ação das bactérias presente no intestino.

 Galerinha! #dica...Não deixe de fazer um questionário irá ajudar na memorização do aprendizado.

Bons estudos!

Profa Márcia

 

 

              


REVISÃO DE GEOGRAFIA P5 (19.10.2021)

 Revisão de Geografia P5

Nós seres humanos, para andar, correr e nos movemos, precisamos de energia obtida pelo alimento que ingerimos. Mas sabemos que os carros, motos e etc... utilizam o combustível (gasolina, álcool) e outros tipos de fonte de energia para funcionarem. O ser humano utiliza os recursos para a produção de energia.  Sabemos que muitos desses recursos são renováveis e não renováveis. Como alguns exemplos;

 

Recursos renováveis:  hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e maremotriz (energia das marés e das ondas).

Recursos não renováveis: Combustíveis fosseis (petróleo), carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.

 

A atividade mineradora pode gerar grandes impactos ambientais e alterações no relevo terrestre. Um exemplo disso é a extração de urânio, utilizado para produção de energia nuclear. A produção dessa energia gera impactos diretamente nocivos à saúde humana. Produzindo de lixo tóxico radioativo.

Outros recursos renováveis que estudamos é a energia obtida por meio da força da água do mar que chamamos de maremotriz que no Brasil a única usina está localizado no porto do Pecém próximo a Fortaleza e Ceará

Energia eólica é a energia proveniente da força dos ventos. Sua geração começa com dois elementos principais: vento (também conhecido como turbina eólica). A força do primeiro movimenta as hélices.

Estudamos que as usinas são recursos renováveis, leva em consideração o volume de água do rio a ser represado e a característica do relevo onde será construída se o rio é caudaloso e relevo planáltico. Um exemplo é a usina hidrelétrica de Itaipú, situada na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, é a maior da América Latina e segunda maior do mundo em instalação. Esta é uma usina Bi-nacional ou seja Brasil e Paraguai são os dois países possuidores dessa usina no entanto os consumidores da energia por ela produzida.  A Usina está localizada no estado do Paraná no Brasil e fazendo fronteira com Paraguai. Vimos que a energia hidrelétrica, apesar de produzir menos poluentes do que as outras energias, também geram impactos ambientais como: Alterações nos cursos dos rios, remoção de moradores, apodrecimento da vegetação destruindo a vegetação natural; Assoreamento do leito dos rios; Desmoronamento de barreiras; Extinção de espécies de peixes, por interferência nos processos migratórios e reprodutivos (piracema).

# dica ( estudem a revisão fazendo questionários, vai ajudar na memorização).

Bons estudos!

Profa Márcia 

 


segunda-feira, 11 de outubro de 2021

REVISÃO HISTÓRIA

 

REVISÃO DE HISTÓRIA P5 18.10.2021

 

      Estudamos que existem diversas religiões e cada uma delas apresenta diferentes modos de ver o mundo. Algumas são politeístas, ou seja, que acreditam em vários deuses e os monoteísmos que creem em um único deus.  E para entender e explicar o que acontece em nossa volta, os seres humanos criam maneiras diferentes de lidar como mundo por meio da filosofia, senso comum, religião, ciências e as artes.  Podemos definir a filosofia e senso comum como sendo conhecimento que investiga de maneira crítica os pensamentos, as ideias e as interpretações. E os conhecimentos que são transmitidos de geração em geração por meio das experiências e das vivências.

A principal religião indiana, é o hinduísmo que ocupar a região do Vale do Rio Indo, podemos citar como principais características dos povos hindus: acreditam na crença da reencarnação, crença nas divindades e veneração de imagens dos deuses.

Por ser a religião mais praticada na Índia, o hinduísmo teve grande influência na sociedade indiana. Isso podia ser percebido pelo sistema de castas. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam a divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam. Em um primeiro momento existiam somente quatro tipos de castas na Índia, que eram: os brâmanes (composta por sacerdotes), xatrias (formada por militares), vaixias (constituída por fazendeiros e comerciantes) e a mais baixa, os sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores).

 Uma das religiões indianas é o Budismo que surgiu há cerca de 2.500 anos, quando um homem chamado Sidarta Gautama, o Buda, teria começado a passar seus ensinamentos a um grupo de seguidores. O budismo não acredita em nenhum deus, mas na existência das Quatro Nobres Verdades e que cada pessoa deve agir corretamente e ter bons pensamentos para ser iluminada. Os budistas não aceitam o sistema de castas, pois acreditam que todos são iguais e praticam o não-extremismo.

    Vimos também que ao longo de sua história, algumas sociedades foram formadas por diferentes povos. E com isso surgindo vários dialetos que é uma variedade de uma língua própria de uma região ou território que deu origem a uma cultura muito rica.  

 Estudamos que representa três das maiores religiões do mundo. São elas: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Durante Pré-História os seres humanos já cultuavam elementos da natureza, quais são os elementos eles acreditavam que, dessa forma, conseguiriam controlar ou lidar melhor com os elementos da natureza como o sol, a chuva...

Estudamos que a África foi o local do surgimento dos primeiros seres humanos, o que justifica a consideração desse continente como o berço da humanidade.

 Bons estudos!

Profa Márcia💓

 

 

 

 

REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

Galerinha!   O sucesso  é garantido por meio do aprendizado. Por vezes, a ansiedade pode te dominar nesse momento de prova, mas não se deses...