A arte é uma forma de crescimento para a liberdade, um caminho para a vida.
Fayga Ostrower
Estudamos que a apresentação teatral ocorre ao ar livre. O teatro não tem teto fechado, então, para que o espetáculo ocorra, os artistas dependem das boas condições climáticas: um dia sem chuva e, de preferência, ensolarado, visto que a iluminação é exclusivamente natural. A cena representa a iluminação natural sendo usada no momento mais esperado da peça (clímax) porque é possível ver claramente o pôr do Sol no palco.
O teatro grego ilustrado foi construído em um lugar afastado da cidade, para evitar ruídos. A inclinação natural do terreno foi aproveitada para acomodar a plateia em degraus, o que proporciona excelente A plateia do teatro acomoda muitas pessoas sentadas e foi disposta em arquibancadas com degraus, construídos em pedras, usando-se a inclinação natural das encostas e morros. O palco é cercado pela plateia praticamente por todos os lados, consequentemente, alguns atores ficam de costas para um dos lados da plateia. Há dois corredores, um de cada lado do palco, pelos quais os atores passam para entrar em cena. Hugo Araujo acústica, visto que, entre o último ouvinte, localizado na última fileira da arquibancada, e a fonte sonora que vinha do palco não há barreiras que possam atrapalhar a propagação do som.
Aprendemos que o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio. Com celebrações que duravam seis dias, nas festas. O teatro foi muito importante para a cultura grega. Especialmente cultivado em Atenas, essa arte se espalhou por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África.
Aprendemos que no caso das artes visuais bidimensionais, esse espaço apropriado é o ateliê de desenho e pintura. Esse é o lugar onde o artista passa horas e horas aperfeiçoando suas habilidades manuais, desenvolvendo suas técnicas de desenho e pintura e produzindo suas obras de arte e utilizavam os seguintes materiais como: tintas, pinceis, telas e paletas.
A tinta nanquim, por exemplo, apresenta uma cor opaca, portanto, sem brilho. Assim, não seria adequado misturar em uma mesma tela o nanquim com uma tinta a óleo, por exemplo, que apresenta um efeito luminoso.
Para que a “clave” de fá é usada? Há instrumentos musicais que são projetados para tocar notas mais agudas como o violino – um dos instrumentos do grupo de cordofones –, e, para registrar as notas que esse violino deverá tocar, utilizamos a clave de sol. Por outro lado, há instrumentos mais adequados para tocar as notas mais graves, como o violoncelo – outro instrumento do grupo de cordofones –, e para registrar as notas que esse violoncelo tocará, utilizamos a clave de fá. Outros exemplos de instrumentos projetados para as notas mais graves que utilizam a “clave” de fá são: contrabaixo (instrumento do grupo dos cordofones), fagote e trombone (ambos os instrumentos do grupo dos aerofones).
Tessitura é o conjunto de todas as notas que podem ser tocadas em um instrumento.
Estudamos que em produções audiovisuais, as cenas são gravadas e editadas na ausência da plateia. E que o elemento não faz parte do set de filmagem é a coxias.
Dica: Para ajudar a fixar o conteúdo, monte um questionário com perguntas e respostas.
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário