“Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.” — Albert Einstein.
Estudamos que a atmosfera é a camada gasosa que envolve toda a superfície do nosso planeta. Sem ela não existiria vida na Terra. Sua função é protege a terra da radiação solar e dos meteoros.
Os principais componentes da atmosfera são formadas por nitrogênio, oxigênio, argônio, vapor de água, gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. Se não houvesse atmosfera, os dias seriam muito mais quente e as noites muito mais frias.
Nesse contexto aprendemos que o efeito estufa é quando gases nocivos se acumulam na atmosfera, a saída do calor para o espaço e é causado pelo lançamento de gases nocivos lançados por carros e indústrias.
Na nossa rotina de estudos aprendemos que a litosfera corresponde à parte sólida do planeta, que é formada a partir de rochas. A hidrosfera, por sua vez, diz respeito a todas as massas de água do planeta, como rios, lagos e oceanos. A atmosfera consiste na camada de gases que envolve o planeta, tendo como função promover o equilíbrio térmico do planeta.
A atmosfera protege os seres vivos contra vários fenômenos como meteoros – que são corpos celestes rochosos que se queimam pelo atrito com o ar entra na atmosfera – e os raios ultravioleta, que são em parte absorvidos pela por uma camada de gás camada de ozônio. São cinco camadas da atmosfera no total e cada uma carrega, uma característica e importância diferentes. Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. A camada de ozônio é uma camada de gás que envolve a terra, ela filtra os raios ultravioleta (UV) do sol, nocivos para os seres vivos. Mas os seres vivos prejudicam a camada de ozônio a cada dia que passa, com a utilização de produtos que geram os gases CFCs (clorofluorcarbonos), utilizados na fabricação de aerossóis e geladeiras antigas. Ela é composta por gases – com destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada responsável pela proteção do planeta, bem como pelas transformações climáticas.
Vimos também um experimento com a vela ao colocar o copo por cima da vela o recipiente fica preenchido de ar quente, o que significa que a pressão dos gases aumenta. Conforme a água vai subindo e a chama enfraquecendo, a pressão dos gases dentro da garrafa diminui e a pressão atmosférica faz com que a água suba ainda mais.
Estudamos que Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso. Pode ocorrer de três formas: evaporação, ebulição ou calefação. Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido.
"No derretimento do gelo presente em montanhas ou nas regiões polares"
Isso caracteriza a Fusão, pois temos uma substância passando do estado sólido para o estado líquido.
→ "Na transformação de vapor em gotículas de água"
Isso caracteriza a Condensação, pois temos uma substância passando do estado gasoso para o estado líquido.
→ "Na transformação das gotas de água que formam as nuvens em neve e granizo"
Isso caracteriza a Solidificação, pois temos uma substância passando do estado líquido para o estado sólido.
→ "Na transformação da água da superfície de rios e oceanos em vapor e também na transpiração dos seres vivos"
Isso caracteriza a Evaporação, pois temos uma substância passando do estado líquido para o estado gasoso.
Para não esquecer, a energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água; O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens; A água retorna à superfície terrestre, caindo na forma de chuva, neve ou granizo.
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário