domingo, 4 de março de 2018

PONTOS CARDEIAS



Pontos Cardeais

 Pontos Cardeias

Para nos localizar ou encontrar um lugar, também podemos nos orientar por meio dos pontos cardeais, verificando a posição do sol.
O sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe ao entardecer, no lado oposto.
Tomando por base esses dois lados como referência, foram estabelecidos os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste, assim determinados:
  • Leste (L): o lado onde o sol aparece no horizonte pela manhã indica o leste.
  • Oeste (O): o lado onde o sol desaparece no horizonte indica o oeste.
  • Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
  • Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
Note que o ponto cardeal "oeste" pode aparecer representado pela letra (W), por influência da língua inglesa (West).
Da mesma forma, o ponto cardeal "leste" pode aparecer representado pela letra (E), também por influência da língua inglesa (East).

13 comentários:

  1. Oi prof Eneida gostei muito de saber onde o sol nasce e onde o sol cai . Bjs 😘. Julia Asato 4 ano B manhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, prof
      Achei bem interessante conhecer sobre os pontos cardeais.
      Até mais,

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu interesse e dedicação!!!!

    ResponderExcluir
  3. Prof achei legal aprender,pois quando eu me perder eu vou saber a me localizar.

    ResponderExcluir
  4. prof gostei de saber onde o Sol nasce e se poe

    ResponderExcluir
  5. prof. não sabia que o sol localizava agente achei legal mas umpouco complicado

    ResponderExcluir
  6. Foi legal saber onde o sol nasce e onde ele se poe e gostei da aula de geografia de hoje nessa aula vc também explicou bjs é a bianca♥

    ResponderExcluir
  7. Importante pras minhas atividades no escoteiro
    Luiz Feliphe

    ResponderExcluir
  8. Oi professora e também gostei muito porque quando eu me perder eu vou saber para onde é que eu vou...

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de saber sobre os pontos cardeais 😊

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei de relembrar os pontos cardeais

    ResponderExcluir

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....