quarta-feira, 1 de abril de 2020

ALÔ, ALÔ RESPONDE. Discurso direto e indireto ..

discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
Exemplo de discurso direto:
A aluna afirmou:
- Preciso estudar muito para o teste.
Exemplo de discurso indireto:
A aluna afirmara que precisava estudar.

Passagem do discurso direto para discurso indireto

Mudança das pessoas do discurso:
  • A 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto.
  • Os pronomes eu, me, mim, comigo no discurso direto passas para ele, ela, se, si, consigo, o, a, lhe no discurso indireto.
  • Os pronomes nós, nos, conosco no discurso direto passam para eles, elas, os, as, lhes no discurso indireto.
  • Os pronomes meu, meus, minha, minhas, nosso, nossos, nossa, nossas no discurso direto passam para seu, seus, sua e suas no discurso indireto.
Mudança de tempos verbais:
  • Presente do indicativo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do indicativo no discurso indireto.
  • Pretérito perfeito do indicativo no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito do indicativo no discurso indireto.
  • Futuro do presente do indicativo no discurso direto passa para futuro do pretérito do indicativo no discurso indireto.
  • Presente do subjuntivo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do subjuntivo no discurso indireto.
  • Futuro do subjuntivo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do subjuntivo no discurso indireto.
  • Imperativo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do subjuntivo no discurso indireto.
Mudança na pontuação das frases:
  • Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.
Mudança dos advérbios e adjuntos adverbiais:
  • Ontem no discurso direto passa para no dia anterior no discurso indireto.
  • Hoje e agora no discurso direto passam para naquele dia e naquele momento no discurso indireto.
  • Amanhã no discurso direto passa para no dia seguinte no discurso indireto.
  • Aqui, aí, cá no discurso direto passam para ali e lá no discurso indireto.
  • Este, esta e isto no discurso direto passam para aquele, aquela, aquilo no discurso indireto.

Exemplos de passagem do discurso direto para o discurso indireto

Discurso direto: - Eu comecei minha dieta ontem.
Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior.
Discurso direto: - Vou ali agora e volto rápido.
Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.
Discurso direto: - Nós viajaremos amanhã.
Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte. 
Mas para ajudar a entender que tal assistir ao vídeo. Click aqui!

13 comentários:

  1. professora eu fiz as atividades do vídeo,posso te entregar quando voltar as aulas ??????????

    ResponderExcluir
  2. Professora, estou guardando tudo para quando as aulas voltarem, eu entregar para a senhora. Não estou com todos os cadernos mas estou resolvendo em folhas. Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Olá professora, tudo bem com a senhora? É a Janaina mãe da Karol :))
    Márcia, toda vez que entramos em seu Blog, aparece um Chat da Jivochat. É seu mesmo para conversar alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína! Tudo bem? O chat faz parte do Blog, coloquei para poder interagir com os alunos 🥰, foi uma maneira que encontrei para poder ajudar em um momento de dúvida. As vezes estará offline, mas pode enviar um e-mail e eu respondo. Espero que ajude 🥰

      Excluir
    2. Boa noite professora... Tudo bem sim graças a DEUS. Ahh entendi sim, tenho certeza que o chat será ótimo mesmo e vai ajudar muito. Beijos (janaina)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora, tudo bem? Eu entendi o texto e o video me ajudou bastante um beijo.

      Excluir
    2. Olá! Princesa 💖💖 Que bom!😘😘

      Excluir

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....