segunda-feira, 6 de abril de 2020

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA! PALAVRAS HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS!

Homônimos perfeitos

Homônimos perfeitos são palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som, mas que apresentam significados diferentes.
Exemplos de homônimos perfeitos:
Caminho
  • Você sabe o caminho para a casa de Pedro? (substantivo – itinerário)
  • Eu caminho na praia todos os dias durante uma hora. (verbo caminhar)
Cedo
  • Hoje eu consegui sair cedo de casa. (advérbio - com antecedência)
  • Cedo sempre meu lugar a pessoas grávidas e idosas. (verbo ceder)
Leve
  • Eu posso levar esta embalagem sozinha porque é leve. (adjetivo – com pouco peso)
  • Você quer que alguém leve este material para a garagem? (verbo levar)
Morro
  • Os alpinistas estão escalando o morro. (monte)
  • Eu morro de medo de altura! (verbo morrer)
Rio
  • Vamos tomar banho de rio? (substantivo – curso de água fluvial)
  • Eu rio de suas piadas porque você é hilariante! (verbo rir)
São
  • Depois do acidente, ele se encontra, felizmente, são e salvo! (adjetivo – com saúde)
  • Que horas são? (verbo ser)
Verão
  • Hoje começa o verão! (substantivo – estação do ano)
  • Eles verão o filme amanhã? (verbo ver)
Palavras parônimas


As parônimas são palavras que possuem grafias semelhantes, mas significados diferentes. Arrear e arriar fazem parte desse grupo.

Em português, quando as palavras se assemelham na grafia, mas possuem significados distintos, elas recebem o nome de parônimas. Em virtude da proximidade ortográfica que há entre elas, causam muitas dúvidas e fazem muitas pessoas equivocarem-se em sua utilização. Acompanhe a seguir alguns exemplos:
Todos os dias o fazendeiro precisa arrear o cavalo. (colocar arreio)
Todos os dias o fazendeiro precisa arriar sua neta do cavalo. (fazer descer, abaixar)
Mantenha discrição ao fazer a descrição do problema. (ser reservado – ato de descrever)
tráfego ficou intenso em razão de uma manifestação contra o tráfico de drogas. (movimento intenso de carro - comércio ilícito)
Com os exemplos, é possível perceber que, em alguns momentos, o contexto (situação) pode auxiliar, entretanto, conhecer o significado das palavras é o caminho mais seguro para não se equivocar.

Click aqui!

4 comentários:

  1. Oi professora, tudo bem? Eu adorei o texto e o video são muito legais e eu aprendi mais o que eu já sabia um beijo. Estou com saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sophia, tbm estou com saudades 🥰🥰😘. Fico muito orgulhosa, por sua dedicação aos estudos. 😍😘

      Excluir
  2. OI PROFA MUITO LEGAL E MUITO OBG PELA FORÇA

    ResponderExcluir

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....