REVISÃO
DE CONTEÚDO DE PORTUGUÊS
Como interpretar um texto?
1. Leia todo o texto pausadamente
O primeiro contato com o texto é muito importante.
É nesse momento que você vai saber qual o assunto tratado e qual a posição do
seu autor.
Leia devagar e sem interromper a leitura.
2.
Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda
Ler pode ser
uma atitude passiva, mas quando você experimenta usar o texto fazendo perguntas
sobre ele e respondendo, absorve melhor o teor das suas palavras e os seus
significados.
Nesse
momento você poderá perceber que, afinal, ainda havia muita coisa para
entender.
3. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga as ideias do
autor
Assinale as
ideias principais e se certifique que as inclui no texto. Escrever o mesmo, mas
com as suas palavras é uma prova de que entendeu aquilo que leu.
No final,
certifique-se de que não “colocou palavras na boca do autor”, dizendo algo que
não foi mencionado no texto por ele.
Pronomes
pessoais retos são
aqueles que substituem os substantivos, assumindo maioritariamente a função de
sujeito da oração. Podem, contudo, assumir também a função de predicativo do
sujeito.
Os pronomes pessoais do caso
reto indicam ainda as pessoas do discurso, ou seja, quem fala (eu e nós), com
quem se fala (tu e vós) e de quem se fala (ele, ela, eles, elas).
Pronomes pessoais retos
1.ª pessoa do singular - eu
2.ª pessoa do singular - tu
3.ª pessoa do singular - ele, ela
1.ª pessoa do plural - nós
2.ª pessoa do plural - vós
3.ª pessoa do plural - eles, elas
2.ª pessoa do singular - tu
3.ª pessoa do singular - ele, ela
1.ª pessoa do plural - nós
2.ª pessoa do plural - vós
3.ª pessoa do plural - eles, elas
Exemplos
de uso dos pronomes pessoais retos
- Eu escrevi o texto.
- Tu escreveste o texto.
- Ele escreveu o texto.
- Nós escrevemos o texto.
- Vós escrevestes o texto.
- Eles escreveram o texto.
Emprego das Letras G e J
Para representar o fonema /j/ na
forma escrita, a grafia considerada correta é aquela que ocorre de acordo com
a origem da
palavra. Veja os exemplos:
gesso: Origina-se
do grego gypsos
jipe: Origina-se do inglês jeep.
jipe: Origina-se do inglês jeep.
Emprega-se o G:
1) Nos substantivos
terminados em -agem, -igem, -ugem
Exemplos: barragem,
miragem, viagem, origem, ferrugem
Exceção:
pajem
2) Nas palavras
terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio
Exemplos: estágio,
privilégio, prestígio, relógio, refúgio
3) Nas palavras
derivadas de outras que se grafam com g
Exemplos: engessar
(de gesso), massagista (de massagem), vertiginoso (de vertigem)4)
Nos seguintes vocábulos:
algema, auge, bege, estrangeiro, geada, gengiva, gibi, gilete,
hegemonia, herege, megera, monge, rabugento,
vagem.
VIAGEM_ COM g TRATA-SE DE UM SUBSTANTIVO
Emprega-se o J:
1) Nas formas dos verbos terminados em -jar ou -jear
Exemplos:
arranjar:
arranjo, arranje, arranjem
despejar:despejo, despeje, despejem
gorjear: gorjeie, gorjeiam, gorjeando
enferrujar: enferruje, enferrujem
viajar: viajo, viaje, viajem (3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo) OU SEJA VERBO
despejar:despejo, despeje, despejem
gorjear: gorjeie, gorjeiam, gorjeando
enferrujar: enferruje, enferrujem
viajar: viajo, viaje, viajem (3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo) OU SEJA VERBO
2) Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou
exótica
Exemplos: biju,
jiboia, canjica, pajé, jerico, manjericão,
Moji
3) Nas palavras derivadas de outras que já
apresentam j
Exemplos:
laranja- laranjeira
|
loja- lojista
|
lisonja - lisonjeador
|
nojo- nojeira
|
cereja- cerejeira
|
varejo- varejista
|
rijo- enrijecer
|
jeito- ajeitar
|
4) Nos seguintes vocábulos:
berinjela, cafajeste, jeca, jegue,
majestade, jeito, jejum, laje, traje,
pegajento
Singular e plural
Singular e plural são as duas formas de flexão de
número dos substantivos da Língua Portuguesa
Na Língua Portuguesa, há duas flexões de número das
palavras: singular, que indica apenas UM substantivo: ser vivo,
objeto etc; e o plural, que indica MAIS DE UM substantivo.
Para flexionar um substantivo do singular para o plural, é preciso observar
algumas regras:
Plural dos substantivos simples
1. Às palavras terminadas em vogal, ditongo
oral e consoante 'N' acrescentamos a consoante 'S'.
Exemplo:
·
cadeira – cadeiras
·
ideia - ideias
·
hífen – hifens
Exceção: cânon - cânones.
2. Às palavras terminadas em consoante
'M' acrescentamos 'NS':
Exemplo:
·
viagem – viagens
·
bagagem – bagagens
·
ruim – ruins
3. Às palavras terminadas em consoante 'R' e
'Z' acrescentamos 'ES':
Exemplo:
·
dever - deveres
·
saber – saberes
·
sagaz – sagazes
·
albatroz – albatrozes
4. Nas palavras terminadas em 'AI', 'EL',
'OL', 'UL', trocamos a consoante 'L' por 'IS':
Exemplo:
·
pardal – pardais
·
girassol – girassóis
·
cordel – cordéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
5. Às palavras terminadas em 'IL':
a) Palavras oxítonas, substituímos por 'IS':
Exemplo:
·
senil – senis
·
juvenil – juvenis
b) Palavras paroxítonas, substituímos por 'EIS':
Exemplo:
·
míssil – mísseis.
6. Às palavras terminadas em consoante 'S':
a) Monossilabas ou oxítonas, acrescentamos 'ES':
Exemplo:
·
Lilás - Lilases
b) Paroxítonas ou proparoxítonas ficam invariáveis.
Exemplo:
·
férias - férias
·
ônibus - ônibus
7. Às palavras terminadas em 'ÃO' vão para o
plural de três maneiras.
a) Substituindo o 'ÃO' por 'ÕES':
Exemplo:
·
negação – negações
b) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃES':
Exemplo:
·
pão – pães
c) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃOS':
Exemplo:
·
cidadão – cidadãos
8.As palavras terminadas em 'X' ficam
invariáveis:
Exemplo:
·
durex – durex
·
córtex – córtex
oi eu ja terminei de estudar
ResponderExcluiroi prof
ResponderExcluirprof vocé vai mandar a letra da musica
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