quarta-feira, 1 de maio de 2019

REVISÃO DE PORTUGUÊS (P2)


REVISÃO DE CONTEÚDO DE PORTUGUÊS
Como interpretar um texto?
1. Leia todo o texto pausadamente
O primeiro contato com o texto é muito importante. É nesse momento que você vai saber qual o assunto tratado e qual a posição do seu autor.
Leia devagar e sem interromper a leitura.
2. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda
Ler pode ser uma atitude passiva, mas quando você experimenta usar o texto fazendo perguntas sobre ele e respondendo, absorve melhor o teor das suas palavras e os seus significados.
Nesse momento você poderá perceber que, afinal, ainda havia muita coisa para entender.
3. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga as ideias do autor
Assinale as ideias principais e se certifique que as inclui no texto. Escrever o mesmo, mas com as suas palavras é uma prova de que entendeu aquilo que leu.
No final, certifique-se de que não “colocou palavras na boca do autor”, dizendo algo que não foi mencionado no texto por ele.

Pronomes pessoais retos são aqueles que substituem os substantivos, assumindo maioritariamente a função de sujeito da oração. Podem, contudo, assumir também a função de predicativo do sujeito. 
Os pronomes pessoais do caso reto indicam ainda as pessoas do discurso, ou seja, quem fala (eu e nós), com quem se fala (tu e vós) e de quem se fala (ele, ela, eles, elas).

Pronomes pessoais retos
1.ª pessoa do singular - eu
2.ª pessoa do singular - tu
3.ª pessoa do singular - eleela
1.ª pessoa do plural - nós
2.ª pessoa do plural - vós
3.ª pessoa do plural - eleselas
Exemplos de uso dos pronomes pessoais retos
  • Eu escrevi o texto.
  • Tu escreveste o texto.
  • Ele escreveu o texto.
  • Nós escrevemos o texto.
  • Vós escrevestes o texto.
  • Eles escreveram o texto.

Emprego das Letras G e J
Para representar o fonema /j/ na forma escrita, a grafia considerada correta é aquela que ocorre de acordo com a origem da palavra. Veja os exemplos:
gesso: Origina-se do grego gypsos
jipe: Origina-se do inglês jeep.
Emprega-se o G:
1) Nos substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem
Exemplos:  barragem, miragem, viagem, origem, ferrugem
Exceção: pajem
2) Nas palavras terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio
Exemplos: estágio, privilégio, prestígio, relógio, refúgio
3) Nas palavras derivadas de outras que se grafam com g
Exemplos: engessar (de gesso), massagista (de massagem), vertiginoso (de vertigem)4) Nos seguintes vocábulos:
algema, auge, bege, estrangeiro, geada, gengiva, gibi, gilete, hegemonia, herege, megera, monge, rabugento, vagem.

VIAGEM_ COM g TRATA-SE DE UM SUBSTANTIVO
Emprega-se o J:
1)  Nas formas dos verbos terminados em -jar ou -jear
Exemplos:
arranjar: arranjo, arranje, arranjem
despejar:despejo, despeje, despejem
gorjear: gorjeie, gorjeiam, gorjeando
enferrujar: enferruje, enferrujem
viajar: viajo, viaje, viajem (3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo) OU SEJA VERBO
2) Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou exótica
Exemplos: biju, jiboia, canjica, pajé, jerico, manjericão, Moji
3) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam j
Exemplos:
laranja- laranjeira
loja- lojista
lisonja - lisonjeador
nojo- nojeira
cereja- cerejeira
varejo- varejista
rijo- enrijecer
jeito- ajeitar
4) Nos seguintes vocábulos:
berinjela, cafajeste, jeca, jegue, majestade, jeito, jejum, laje, traje, pegajento

Singular e plural
Singular e plural são as duas formas de flexão de número dos substantivos da Língua Portuguesa
Na Língua Portuguesa, há duas flexões de número das palavras: singular, que indica apenas UM substantivo: ser vivo, objeto etc; e o plural, que indica MAIS DE UM substantivo. Para flexionar um substantivo do singular para o plural, é preciso observar algumas regras:
Plural dos substantivos simples
1. Às palavras terminadas em vogal, ditongo oral e consoante 'N' acrescentamos a consoante 'S'.
Exemplo:
·         cadeira – cadeiras
·         ideia - ideias
·         hífen – hifens
Exceção: cânon - cânones.
2. Às palavras terminadas em consoante 'M' acrescentamos 'NS':
Exemplo:
·         viagem – viagens
·         bagagem – bagagens
·         ruim – ruins
3. Às palavras terminadas em consoante 'R' e 'Z' acrescentamos 'ES':
Exemplo:
·         dever - deveres
·         saber – saberes
·         sagaz – sagazes
·         albatroz – albatrozes
4. Nas palavras terminadas em 'AI', 'EL', 'OL', 'UL', trocamos a consoante 'L' por 'IS':
Exemplo:
·         pardal – pardais
·         girassol – girassóis
·         cordel – cordéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
5. Às palavras terminadas em 'IL':
a) Palavras oxítonas, substituímos por 'IS':
Exemplo:
·         senil – senis
·         juvenil – juvenis
b) Palavras paroxítonas, substituímos por 'EIS':
Exemplo:
·         míssil – mísseis.
6. Às palavras terminadas em consoante 'S':
a) Monossilabas ou oxítonas, acrescentamos 'ES':
Exemplo:
·         Lilás - Lilases
b) Paroxítonas ou proparoxítonas ficam invariáveis.
Exemplo:
·         férias - férias
·         ônibus - ônibus
7. Às palavras terminadas em 'ÃO' vão para o plural de três maneiras.
a) Substituindo o 'ÃO' por 'ÕES':
Exemplo:
·         negação – negações
b) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃES':
Exemplo:
·         pão – pães
c) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃOS':
Exemplo:
·         cidadão – cidadãos
8.As palavras terminadas em 'X' ficam invariáveis:
Exemplo:
·         durex – durex
·         córtex – córtex


3 comentários:

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....