Acredita-se que que as
mulheres foram o grupo que descobriu a possibilidade de plantio das sementes.
As crianças deste grupo, no passado, casavam-se
antes de atingirem a vida adulta.
As ciências passaram a
estudar as crianças e a dar mais importância a esses grupos, a estudar suas
experiências, seus gostos, brincadeiras e visões de mundo.
Os estudos foram as ruas com caras pintadas
pelo impeachment, em 1992, faziam parte deste grupo e foram representados pela
UNE e UBES.
As mulheres, nos últimos tempos, têm alcançado
bastantes avanços em seus direitos, dentre eles, melhores salários e o direito
de voto.
Aprendemos que a os
registros são vestígios produzidos por toda ação humana, usados pelo
historiador no estudo da História.
E que a história é a ciência
que estuda o passado com o objetivo de conhecer o presente e planejar o futuro,
interpretando, relacionando e investigando as ações humanas.
E que também as narrativas
históricas é a forma de contar a história que pode ter mais de uma versão, não
contendo verdades absolutas.
Vimos também que as memórias são os meios
possíveis preservar alguns acontecimentos históricos.
E que os sujeitos são
aqueles que, por meio de seus atos, influenciam a história.
Vimos também que em uma
guerra, os que foram oprimidos ou vencidos terão sempre de quem contar de uma
maneira diferente de ver esse episódio em relação aquele que provocou ou que
venceu, pois cada um tem sua versão dos fatos.
Na história vimos que o historiador
recorre a muitas fontes incluindo as orais
A história humana começa com o surgimento do
homem. Desde os primeiros homens, houve uma necessidade dos mesmos se
relacionarem com a natureza.
Os chefes de governo, os líderes de revoltas
são aqueles que fazem a história, pois os fatos ligados a pessoas comuns precisam
ser registrados.
Todas as pessoas que vivem em
uma época estão envolvidas com os desafios de seu tempo.
No capítulo treze vimos que no período da pedra polida algumas comunidades começaram a praticar a
agricultura, e se tornou indispensável observar as estações do ano. Cada grupo
foi organizando sua contagem do tempo. Nos países do Ocidente o calendário gregoriano
tornou-se oficial. Nele marcou-se o ano 1 como ano do nascimento de Cristo,
sendo os fatos registrados como antes de cristo e depois de cristo. A hégira,
fuga de Maomé de Meca para Medina, marcou o início do calendário muçulmano.
Desde a Antiguidade, quando começou a praticar a
agricultura, o homem sentiu a necessidade de marcar as diferentes épocas do ano
e organizá-las em calendários pelo tempo histórico. Assim, ele se
orientava para a época do plantio e da colheita, a época das festas, das
cerimônias religiosas etc.
Devido à extensão do tempo histórico, as suas unidades de
contagem mais comuns usadas pela História são: ano, década, século e milênio.
Eventualmente, encontramos em um texto o termo “geração”; isso corresponde mais
ou menos ao intervalo de tempo suficiente para que um indivíduo possa
constituir família, o que varia de 20 a 30 anos.
O século é a medida de tempo mais utilizada pelos
historiadores. Os anos são representados por algarismos
indo-arábicos (1, 2, 3, 4…) e os séculos, por algarismos
romanos (I, II, III, IV…).A contagem do tempo na história
Contagem do tempo na história
A contagem do tempo que nós utilizamos no mundo cristão
ocidental começou a ser usada no final da Idade Média, e considera o ano 1 como
sendo o ano do nascimento de Jesus Cristo. Os períodos anteriores ao nascimento
de Cristo são contados em ordem decrescente, sempre acompanhados pelas
iniciais a.C. – “antes de Cristo”. Nos anos posteriores ao ano 1,
coloca-se apenas a data, pois já se pressupõe que seja “depois de Cristo”
– d.C.
Temos o século I (em algarismo romano) correspondendo ao
intervalo de tempo que vai do ano 1 ao 100; o século II vai do ano 101 ao 200
e, assim, sucessivamente. Não se esqueça de que essa contagem do tempo
prevalece nas sociedades cristãs ocidentais e que, portanto, é apenas uma das maneiras
de fazê-la. Isso implica o fato de que em outras sociedades existem diferentes
contagens do tempo, que podem se basear em fatos religiosos ou não.
Ano
|
Século
|
1 até 100
|
I
|
101 até 200
|
II
|
201 até 300
|
III
|
301 até 400
|
IV
|
401 até 500
|
V
|
801 até 900
|
IX
|
1001 até 1100
|
XI
|
1401 até 1500
|
XV
|
1901 até 2000
|
XX
|
2001 até 2100
|
XXI
|
Várias formas de datação foram utilizadas desde a
Antiguidade. Os romanos, por exemplo, consideravam como sendo o ano 1 aquele
que acreditavam ser o da fundação de Roma. Já os gregos antigos contavam o
tempo a partir da realização dos jogos olímpicos. Os árabes contam os anos a
partir do ano 622 d.C. do nosso calendário, quando ocorreu a Hégira, fato
bastante significativo da história daquele povo.
Mesmo no mundo ocidental houve mudanças no calendário. É o
caso da França, em 1792, quando o governo revolucionário modificou o
calendário. Os meses passaram a ser denominados de acordo com a estação do ano
ou da colheita principal (frutidor = frutas; termidor = calor; nivoso = neve
etc.).
Qualquer que seja a contagem do tempo, ela é feita segundo a
cultura do povo que a pratica, o que a torna válida sob todos os aspectos.
Respeitar as diferenças é um ponto fundamental para se estudar a História.
Curiosidade
Para calcular a que século pertence determinado ano, você
pode aplicar a seguinte regra: desprezar a dezena final e acrescentar 1 (um) ao
número que sobrou.
Exemplo
Observação – Se o ano terminar em 00, basta repetir o número
que sobrou:
Vimos também que existem outros tipos de calendários como por exemplo
calendário chinês que Diferentemente do nosso calendário, além de contar o
tempo em anos, o calendário chinês também considera ciclos. Cada ciclo tem doze
anos, que recebem os nomes dos animais do horóscopo chinês. Isso significa
que o calendário chinês leva em consideração os ciclos do Sol e da Lua. Os
animais representados nos ciclos do calendário chinês são: boi, cão, carneiro,
cavalo, coelho, dragão, galo, macaco, porco, rato, serpente e tigre.
Por
meio de experiências vividas durante as eleições escolares no nosso colégio, podemos
aprender que o votar com consciência
faz parte do exercício da cidadania. Esta é uma forma de melhorar a qualidade
de vida de toda a população. É muito
comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma
obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a
política tem em suas vidas. Então votar com consciência é importante.
Bons estudos! Click no link abaixo para rir um pouco...
Prof eu ri muito 😂😂😂😂😂😂 acho que vou bem😘😘😘😘🤗😍
ResponderExcluir😲🤣🤣🤣
ExcluirObrigada pro 😍😘
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