sábado, 23 de novembro de 2019

REVISÃO DE MATEMÁTICA P6


REVISÃO DE MATEMÁTICA
Olá!  Galerinha, que tal lembramos o que estudamos na aula de matemática...

COMBINAÇÃO DE OBJETOS
Combinando objetos através do princípio fundamental da contagem.
Podemos determinar o número de combinações entre objetos utilizando a Matemática, através do princípio fundamental da contagem. Por exemplo, vamos supor que Paulo tenha separado 5 camisetas, 3 calças, 3 pares de meia e 2 pares de tênis, pensando em ir à festa de aniversário de seu primo. De quantas maneiras possíveis Paulo poderá se vestir?

A combinação utilizada por Paulo envolverá 1 camiseta, 1 calça, 1 par de meia e 1 par de tênis. Nesses casos, para descobrirmos o número de opções possíveis, devemos multiplicar as quantidades de cada item. Observe:

5 x 3 x 3 x 2 = 90 combinações

Ao realizarmos a multiplicação, observamos que podemos ter 90 possíveis combinações.

Em uma lanchonete existem 4 tipos de sanduíche, 3 tipos de refrigerante, 5 tipos de sorvete e 2 tipos de brinde. Quantas combinações de lanches poderão ser informadas no cardápio de modo que envolva: 1 sanduíche, 1 refrigerante, 1 sorvete e 1 brinde?

4 x 3 x 5 x 2 = 120 combinações

No cardápio poderão ser informadas 120 combinações de lanche.

POSSIBILIDADES

Carlos e Rogério resolveram determinar quais as possibilidades de obterem alguns pontos jogando dois dados, um azul e outro amarelo. Na primeira jogada verificaram as seguintes faces:

Azul: face 2
Amarelo: face 5

Com base nessa primeira jogada resolveram determinar quais as combinações nas quais a soma das faces resultasse em 7 pontos. Observe:

Em uma segunda jogada verificaram as seguintes faces:

Azul: 5
Amarelo: 1

A soma das faces indicam o total de 6 pontos. Veja as possíveis combinações nas quais a soma é igual a 6:

Carlos e Rogério, após verificarem a importância das possibilidades, resolveram ir à sorveteria. Ao chegarem ao local observaram a seguinte situação:

A sorveteria oferece 4 sabores de sorvete e 4 tipos de cobertura.
Sabores de sorvete: morango, chocolate, creme e coco.
Tipos de cobertura: morango, leite condensado, caramelo e chocolate.

Os dois verificaram que existem várias combinações na composição dos sorvetes e resolveram determinar todas. Veja:


Eles verificaram que existem 16 possibilidades na escolha de um sorvete.

Tipos de Ângulos

Conforme as suas medidas, os ângulos são classificados em agudo, reto, obtuso e raso.

Agudo

O ângulo agudo mede menos do que 90º (

Reto

O ângulo reto mede o mesmo que 90º ( = 90º).

Obtuso


O ângulo obtuso mede mais do que 90º e menos do que 180º (90º >

Raso

O ângulo raso, também conhecido como meia volta, mede o mesmo que 180º ( = 180º).

Como medir os ângulos?

Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos:
1.    Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
2.    Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
3.    O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.


Área e Perímetro
Veja abaixo o significado de cada conceito:
Área: equivale a medida da superfície de uma figura geométrica.
Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura.
Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).
Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura. Assim, se vamos encontrar o perímetro de um triângulo, somamos as medidas dos três lados. Se a figura for um quadrado somamos as medidas dos quatro lados.
Na Geometria Espacial, que inclui os objetos tridimensionais, temos o conceito de área (área da base, área da lateral, área total) e o de volume.
O volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento. Note que as figuras planas não possuem volume.




Um comentário:

REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

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