quinta-feira, 7 de novembro de 2019

REVISÃO DE HISTÓRIA P6

Os museus são espaços destinados a conservar o conjunto de objetos e documentos, que têm valor histórico, científico, artístico, técnico, entre outros. Esses espaços favorecem a pesquisa e o conhecimento sobre os bens preservados, os quais permitem que as pessoas compreendam como foram usados em determinada época, podendo ter contato com a história vivida pelos antepassados. Essa função dos museus contribui para a formação e preservação da memória da sociedade.
Neste contexto a função do historiador é interpretar os acontecimentos históricos. 
Quando alguns acontecimentos ganham importância menos grupos sociais,  é importante reconhecer e valorizar os pontos de vista de diversos grupos sociais, principalmente daqueles menos ouvidos historicamente, já que, ao longo do tempo, perdemos parte da história quando alguns fatos são lembrados e outros apagados da memória da sociedade.

Aprendemos que:
1) Biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos;
2) Química é a ciência que ajuda a compreender de que materiais são feitos os artefatos antigos e em que datas foram elaborados;
3) Geologia é a ciência que se especializou no estudo das pedras com vestígios deixado pelo homem;
4) Paleontologia é a ciência natural que permite, por meio do estudo dos fósseis, conhecer as características dos seres vivos que existiram no planeta e foram extintos, como os dinossauros.
5) Arqueologia é ciência social que estuda a ação dos seres humanos no tempo, por meio de processos como escavação e coleta de vestígios deixados pelo homem como objetos e ossos.
Não podemos deixar de lembrar que que estudamos as fontes históricas que estão divididas em:
1) Fontes orais que são fontes históricas, lendas, contos, testemunhos, tradições, entre outros, passados de geração a geração por meio da fala.
2) Fontes iconograficas em geral são imagens, como fotografias, caricatura e pintura.
3) Fontes matérias dizem respeito aos vestígios materiais da ação humana, como monumentos, utensílios, instrumentos e paisagens.
4) Fontes escritas desse grupo fazem parte documentos escrotos, como leis e atas do governo, diários pessoais, obras de literatura, cartas, jornais e revistas, relatórios científicos, processos criminais, testamentos, campanhas publicitárias, cadernos escolares, livros didáticos etc.

Ao interpretar as fontes históricas, os historiadores buscam produzir um conhecimento histórico que ofereça explicações e reflexões para a situação presente.
As memórias sai importantes para contar histórias, pois é uma forma de conhecer o passado podemos utilizar informações como lembranças contadas pra família, pelas comunidades, grupos sociais, etc.
Vimos também que quanto mais antiga a sociedade, mais tende a ser seu estudo, pós os vestígios deixados pela ação humana tendem a se degradar com o tempo, o quê faz com que  se torne ainda mais delicada e desgastante. Neste contexto podemos ver algumas semelhanças entre a história e a arqueologia, pois elas se dedicam ao estudo das sociedades humanas ao longo do tempo.
Estudamos os patrimônios materiais que são as construções, cidades históricas, museus, objetos e obras de artes.
Os patrimônios imateriais são os costumes, saberes, festas e modos de fazer objetos por determinadas comunidades são exemplos.
Bons estudos!

6 comentários:

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....