quarta-feira, 22 de abril de 2020

2ª AULA DE PORTUGUÊS



Olá! Galerinha...2ª aula de português,vamos-lá!

Profa Márcia

sexta-feira, 17 de abril de 2020

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Etapas do método científico










Olá galerinha!

Vamos lembrar um pouco sobre o método científico. Eu adorava assistir O Mundo de Beakman, a explicação dele é bem divertida...💓

O método científico engloba algumas etapas, tais como a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, finalmente, a conclusão. É importante ressaltar que a investigação de determinado fenômeno não precisa, necessariamente, cumprir todas as etapas, assim como não existe um tempo pré-determinado para realizar cada uma delas.
Existem algumas áreas da ciência (por exemplo, a Física Quântica) que têm como base teorias que se apóiam apenas na conclusão lógica a partir de várias outras teorias e poucos experimentos, já que há uma limitação tecnológica para se comprovar empiricamente determinadas hipóteses.
Saiba mais sobre as etapas do método científico:
·         Observação: Na ciência, as observações devem ser feitas de maneira precisa e bastante cuidadosa, nos mínimos detalhes;
·         Hipótese: Trata-se de uma possível explicação para determinado fenômeno e deve ser testada por uma grande quantidade de experimentos. Caso a hipótese seja confirmada, pode dar origem a leis e teorias.
·         Lei: Uma lei só pode ser formulada após determinada quantidade de observações semelhantes, já que possui a característica de descrever eventos que se manifestam de forma invariável e uniforme;
·         Teoria: Uma hipótese testada por vários experimentos pode gerar uma teoria ou modelo.


quinta-feira, 9 de abril de 2020

PLANO CARTESIANO

PLANO CARTESIANO
Aprenda o que é um plano cartesiano e o modo como os pontos podem representar localizações nele!
Plano Cartesiano é definido por duas retas perpendiculares. Vocês lembram... Dizemos que duas retas são perpendiculares se elas se cruzam num ponto comum entre si e formam um ângulo de 90°. Esse ângulo é chamado de ângulo reto. Por meio dele, é possível encontrar localizações no plano, calcular a distância entre dois pontos, distâncias entre ponto e reta, entre outros. Existem inúmeras utilidades para o plano cartesiano. Uma das mais importantes é relacionar a Geometria com a Álgebra, dando origem à disciplina conhecida como Geometria Analítica.

Retas numéricas no plano cartesiano

As duas retas que constituem o plano cartesiano são retas numéricas que se encontram na origem. Isso significa que cada uma dessas retas é associada aos números reais. Em outras palavras, qualquer ponto destacado em uma dessas retas representa um único número real. O fato de se encontrarem na origem significa que elas compartilham o ponto referente ao número real zero. Como o ângulo entre elas tem que ser de 90°, seu desenho será o seguinte:
                      Duas retas perpendiculares que se encontram na origem.
Observe que os sentidos positivos dessas retas foram escolhidos: para cima, na reta vertical, e para a direita, na reta horizontal. Esse sentido é extremamente importante para determinar corretamente localizações no plano. Além disso, note algumas coisas:
1 – Um número à esquerda sempre é menor que outro à direita. Um número mais para baixo sempre é menor que um número mais para cima;
2 – Quanto maior o valor em módulo (valor do número ignorando seu sinal), menor o valor de um número negativo. Por exemplo: – 9 é menor que – 7, pois 9 é maior que 7. (observe que – 9 está mais à esquerda ou mais para baixo que – 7);
3 – A reta horizontal é chamada de abcissa e a reta vertical é de ordenada.
Localização no plano cartesiano
plano cartesiano possibilita marcações de localização. Essas indicações são feitas por meio de pares ordenados, que são pares de números reais capazes de indicar qualquer ponto do plano cartesiano. Um par ordenado é dado por meio de dois números reais, chamados de coordenadas. O primeiro deles refere-se ao eixo das abcissas, e o segundo, ao das ordenadas (modo como as retas horizontal e vertical são chamadas). Matematicamente:
Sejam x e y números reais, existe um ponto A no plano cartesiano que representa a localização dada por esses números, cuja notação é A = (x, y). O x representa o valor da abcissa e y representa o valor da ordenada.
Assim, o ponto A, cujas coordenadas são (x, y), pode ser encontrado no plano cartesiano da seguinte maneira:
1) O primeiro valor (x), que é representante da abcissa e é chamado de coordenada x, deve ser marcado na reta horizontal. Desenhe uma reta tracejada perpendicular à abcissa (reta horizontal) passando pelo local onde a primeira coordenada (x) foi marcada.
Esquema que ilustra o modo como a primeira coordenada deve ser marcada no plano cartesiano.
2) O segundo valor (y), que é representante das ordenadas e é chamado de coordenada y, deve ser marcado na reta vertical. Desenhe uma reta tracejada perpendicular à ordenada (reta vertical) passando pelo local onde a segunda coordenada (y) foi marcada.
Esquema que ilustra o modo como a segunda coordenada deve ser marcada no plano cartesiano
3) O ponto de encontro entre as duas retas tracejadas é a localização do ponto A.
Exemplo: Marque, no plano cartesiano, o ponto B = (– 2, e 5).
Procedimento a ser realizado para marcar o ponto B no plano cartesiano
Quadrantes
O plano cartesiano sempre é desenhado por duas retas que, ao se encontrarem, formam quatro regiões conhecidas como quadrantes. Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, começando pela região que compartilha valores positivos tanto para coordenadas x quanto para coordenadas y.
·         A região onde todos os valores possíveis das coordenadas x e y são positivos é chamada de primeiro quadrante;
·         A região onde os valores das coordenadas x são negativos e os valores das coordenadas y são positivos é chamada de segundo quadrante;
·         A região onde os valores das coordenadas x e os valores das coordenadas y são negativos é o terceiro quadrante;
·         A região onde os valores das coordenadas x são positivos, mas os valores das coordenadas y são negativos é chamada de quarto quadrante.
Os quatro quadrantes de um plano cartesiano seguem o sentido anti-horário.

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática



quarta-feira, 8 de abril de 2020

COMPRIMENTO


COMPRIMENTO
Já mediu o comprimento de algo? Clique aqui e fique por dentro das medidas de comprimento que podemos utilizar!



Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida de comprimento mais utilizada é o metro, mas existem outras que são utilizadas de acordo com a extensão que queremos medir. Algumas medidas de comprimento são maiores e outras menores que o metro.

O decâmetro (dam), o hectômetro (hm) e quilômetro (km) são maiores que o metro, e são classificadas como múltiplos do metro.

O decímetro (dm), o centímetro (cm) e o milímetro (mm) são menores que o metro, e são classificadas como submúltiplos do metro.

O metro é considerado a medida de comprimento referencial. Observe a relação demonstrada na tabela:



Utilizamos o quilômetro para medir distâncias entre cidades, estados ou países. O metro é utilizado para expressar altura de pessoas, comprimentos, larguras, altura de prédios e de árvores. O centímetro é muito utilizado na medição de distâncias em mapas, tamanhos de mesas e objetos domésticos. O milímetro é utilizado na medição de parafusos e objetos muito pequenos.


Assista ao vídeo...😃
Click aqui!


segunda-feira, 6 de abril de 2020

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA! PALAVRAS HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS!

Homônimos perfeitos

Homônimos perfeitos são palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som, mas que apresentam significados diferentes.
Exemplos de homônimos perfeitos:
Caminho
  • Você sabe o caminho para a casa de Pedro? (substantivo – itinerário)
  • Eu caminho na praia todos os dias durante uma hora. (verbo caminhar)
Cedo
  • Hoje eu consegui sair cedo de casa. (advérbio - com antecedência)
  • Cedo sempre meu lugar a pessoas grávidas e idosas. (verbo ceder)
Leve
  • Eu posso levar esta embalagem sozinha porque é leve. (adjetivo – com pouco peso)
  • Você quer que alguém leve este material para a garagem? (verbo levar)
Morro
  • Os alpinistas estão escalando o morro. (monte)
  • Eu morro de medo de altura! (verbo morrer)
Rio
  • Vamos tomar banho de rio? (substantivo – curso de água fluvial)
  • Eu rio de suas piadas porque você é hilariante! (verbo rir)
São
  • Depois do acidente, ele se encontra, felizmente, são e salvo! (adjetivo – com saúde)
  • Que horas são? (verbo ser)
Verão
  • Hoje começa o verão! (substantivo – estação do ano)
  • Eles verão o filme amanhã? (verbo ver)
Palavras parônimas


As parônimas são palavras que possuem grafias semelhantes, mas significados diferentes. Arrear e arriar fazem parte desse grupo.

Em português, quando as palavras se assemelham na grafia, mas possuem significados distintos, elas recebem o nome de parônimas. Em virtude da proximidade ortográfica que há entre elas, causam muitas dúvidas e fazem muitas pessoas equivocarem-se em sua utilização. Acompanhe a seguir alguns exemplos:
Todos os dias o fazendeiro precisa arrear o cavalo. (colocar arreio)
Todos os dias o fazendeiro precisa arriar sua neta do cavalo. (fazer descer, abaixar)
Mantenha discrição ao fazer a descrição do problema. (ser reservado – ato de descrever)
tráfego ficou intenso em razão de uma manifestação contra o tráfico de drogas. (movimento intenso de carro - comércio ilícito)
Com os exemplos, é possível perceber que, em alguns momentos, o contexto (situação) pode auxiliar, entretanto, conhecer o significado das palavras é o caminho mais seguro para não se equivocar.

Click aqui!

quarta-feira, 1 de abril de 2020

ALÔ, ALÔ RESPONDE. Discurso direto e indireto ..

discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
Exemplo de discurso direto:
A aluna afirmou:
- Preciso estudar muito para o teste.
Exemplo de discurso indireto:
A aluna afirmara que precisava estudar.

Passagem do discurso direto para discurso indireto

Mudança das pessoas do discurso:
  • A 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto.
  • Os pronomes eu, me, mim, comigo no discurso direto passas para ele, ela, se, si, consigo, o, a, lhe no discurso indireto.
  • Os pronomes nós, nos, conosco no discurso direto passam para eles, elas, os, as, lhes no discurso indireto.
  • Os pronomes meu, meus, minha, minhas, nosso, nossos, nossa, nossas no discurso direto passam para seu, seus, sua e suas no discurso indireto.
Mudança de tempos verbais:
  • Presente do indicativo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do indicativo no discurso indireto.
  • Pretérito perfeito do indicativo no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito do indicativo no discurso indireto.
  • Futuro do presente do indicativo no discurso direto passa para futuro do pretérito do indicativo no discurso indireto.
  • Presente do subjuntivo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do subjuntivo no discurso indireto.
  • Futuro do subjuntivo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do subjuntivo no discurso indireto.
  • Imperativo no discurso direto passa para pretérito imperfeito do subjuntivo no discurso indireto.
Mudança na pontuação das frases:
  • Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.
Mudança dos advérbios e adjuntos adverbiais:
  • Ontem no discurso direto passa para no dia anterior no discurso indireto.
  • Hoje e agora no discurso direto passam para naquele dia e naquele momento no discurso indireto.
  • Amanhã no discurso direto passa para no dia seguinte no discurso indireto.
  • Aqui, aí, cá no discurso direto passam para ali e lá no discurso indireto.
  • Este, esta e isto no discurso direto passam para aquele, aquela, aquilo no discurso indireto.

Exemplos de passagem do discurso direto para o discurso indireto

Discurso direto: - Eu comecei minha dieta ontem.
Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior.
Discurso direto: - Vou ali agora e volto rápido.
Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.
Discurso direto: - Nós viajaremos amanhã.
Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte. 
Mas para ajudar a entender que tal assistir ao vídeo. Click aqui!

REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

Galerinha!   O sucesso  é garantido por meio do aprendizado. Por vezes, a ansiedade pode te dominar nesse momento de prova, mas não se deses...