sábado, 8 de maio de 2021

REVISÃO DE GEOGRAFIA

 Olá galerinha! 

Bora estudar…

A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira, embora nos últimos anos ela tem diminuído.

As regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o Nordeste do país, os quais apresentam os piores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. A desigualdade social vivenciada entre as pessoas com maior e menor poder financeiro. De um lado está presente a extrema miséria, enquanto do outro muita riqueza. Porque não há igualdade no acesso aos direitos dos cidadãos.

Vimos também que o processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

Como , podemos classificar essas migrações – ou seja, os deslocamentos realizados pelas pessoas – em diversos tipos diferentes.

Quando as pessoas estão saindo de um determinado local, elas estão emigrando e, quando elas estão chegando, elas estão imigrando. Além disso, quando essa migração ocorre entre países diferentes, é chamada de migração externa, e, quando ela ocorre em um mesmo país, é chamada de migração interna.

Vamos conhecer agora os principais tipos de migração existentes:

Migração pendular: é aquela que as pessoas realizam todos os dias, quando vão de casa para o trabalho ou para a escola. Funciona como um pêndulo, que vai e volta para o local de onde veio.

Migração sazonal ou transumância: é quando a migração dura um determinado período do ano ou alguns meses. É uma migração temporária. Por exemplo: uma pessoa que se muda para outra região do país para estudar e retorna seis meses depois.

Migração permanente: é quando há o deslocamento e ele dura vários anos ou um tempo indeterminado.

Êxodo rural ou migração campo-cidade: é a migração em massa dos trabalhadores do campo para as cidades.

Migração cidade-cidade: é quando ocorre um fluxo de pessoas migrando entre as diferentes cidades em um mesmo território.

Nomadismo: é quando as pessoas se deslocam entre diferentes pontos, não tendo um local fixo de moradia.

Compreender as migrações é importante, pois elas obedecem a algumas razões econômicas, sociais e naturais, evidenciando a existência de inúmeros outros fenômenos.

(saúde) Está relacionada à infraestrutura do lugar em que se vive, como a existência de rede de esgoto e tratamento da água e a coleta de lixo. Além disso, depende da construção de hospitais e da contratação de pessoas para trabalhar neles.

(renda ) Quando a população vive com a falta desse fator, enfrenta diversas necessidades, como de moradia, de alimentação, e de acesso aos serviços de cultura, esporte e lazer.

(educação ) Geralmente, as pessoas que tiveram a oportunidade de estudar por mais anos têm maior facilidade de conseguir empregos com salários altos.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. ... O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1.

Na economia, distribuição de renda ou distribuição de riqueza é o modo como se processa a repartição da riqueza e dos bens socialmente produzidos, entre os habitantes e entre os diferentes estratos da população de um país ou região.

Em 2016, a população brasileira estimada pelo IBGE era de 205,5 milhões de habitantes. A população que se declarou branca foi de 90,9 milhões de pessoas (44,2%) e os que se declararam pardos foram 95,9 milhões de pessoas (46,7%). Já os que se declararam pretos foram 16,8 milhões de pessoas (8,2%).

 BONS ESTUDOS! 💓

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

Galerinha!   O sucesso  é garantido por meio do aprendizado. Por vezes, a ansiedade pode te dominar nesse momento de prova, mas não se deses...