Revisão...
O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) a 24 de Fevereiro do ano 1582 em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C.
Sua contagem
começa a partir do nascimento de Jesus Cristo.
Estudamos também que:
·
Década - corresponde a um período de 10 anos,
começa sempre com um ano com final 1 e termina com o ano de final 0. Por
exemplo: a década de 1990 iniciou-se em 1991 e terminou em 2000. Outra
possibilidade de escrever década é ANOS 90.
·
Data - a data corresponde a um dia de um
determinado mês de um determinado ano. Por exemplo: 20/10/1980
·
Século - corresponde a um período de 100 anos. O
século começa em um ano que tem final 01 e termina com o ano que tem final 00.
Por exemplo: século XVII teve início em 1601 e terminou em 1700.
·
Milênio - corresponde ao período de 1000 anos. O
milênio começa em um ano que tem final 001 e termina com o ano que tem final
000. Por exemplo: 1º milênio teve início no ano 001 e terminou no ano 1000.
Vamos ao
cálculo:
A
primeira coisa que precisamos saber é que para indicar os séculos os
historiadores geralmente utilizam os algarismos romanos (X, II, V etc.), e não
os algarismos arábicos (1, 10, 357 etc.). Dessa forma, o século 12 d.C. é
representado como século XII d.C.
Se a
data que estiver sendo examinada terminar com dois zeros, o século então
corresponde ao(s) primeiro(s) algarismo(s) que estiver à esquerda desse número.
Exemplos:
Ano 300 a.C.: O ano 300
a.C. está inserido no século III a.C., já que cortando os dois
zeros, 300, resta o número 3.
Ano 1700 d.C.: O ano 1700
d.C. está inserido no século XVII d.C., já que cortando os dois
zeros, 1700, resta o número 17.
Ano 2000 d.C.: O ano 2000
d.C. está inserido no século XX d.C., já que cortando os dois
zeros, 2000, resta o número 20.
Mas
quando o número não termina em dois zeros é só eliminar a unidade e a dezena
que o compõe, somando o(s) algarismo(s) restante(s) ao número 1. Exemplos:
Ano 1450 a.C.: O ano 1450
a.C. está inserido no século XV a.C., já que eliminando a unidade e
a dezena, 1450, e somando o resto com 1, teremos 14+1=15.
Ano 736 d.C.: O ano 736
d.C. está inserido no século VIII d.C., já que eliminando a unidade
e a dezena, 736, e somando o resto com 1, teremos 7+1=8.
Ano 1895 d.C.: O ano 1895
d.C. está inserido no século XIX d.C., já que eliminando a unidade
e a dezena, 1895, e somando o resto com 1, teremos 18+1=19.
Ano 2001 d.C.: O ano 2001
d.C. está inserido no século XXI d.C., já que eliminando a unidade
e a dezena, 2001, e somando o resto com 1, teremos 20+1=21.
Isso
ocorre porque não contamos o ano zero em nosso calendário, iniciando a datação
a partir do ano 1. Dessa forma, o século I d.C. só se
completou no ano 100 d.C., e não no ano 99 d.C. O século XX
d.C. se encerrou em 31 de dezembro de 2000 d.C., e não em
31 de dezembro de 1999 d.C.
Para
finalizar, as siglas a.C. e d.C. significam,
respectivamente, antes de Cristo e depois de Cristo,
pois o calendário que utilizamos, o calendário cristão, tem como divisão o ano
de nascimento de Jesus Cristo.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus
vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são
fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de
investigação do passado humano.
Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser
humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto
escrito deve ser entendido como tal. Assim, pinturas, esculturas, construções,
fotos, vídeos e relatos orais também são úteis para o historiador.
O paleontólogo estuda fósseis, que são evidências de uma
atividade biológica ou geológica com mais de 11 mil anos. Já o arqueólogo investiga vestígios da atividade humana, sem um período
específico. "Um trabalha com coisas de milhões de anos e outro com de
milhares de anos.
Assim sendo, o paleontólogo, com seu trabalho, contribui para o entendimento da evolução e dos
processos de extinção que ocorreram no passado e ajuda a reconstituir a
história geológica do planeta. Além disso, a Paleontologia apresenta grande importância econômica.
Que bom acredite na educação....sempre.
ResponderExcluire otimo esse blog pro
ResponderExcluiramei esse blog, pro márcia voce é a melhor professora
ResponderExcluiradore esse blog professora marcia
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