sexta-feira, 25 de junho de 2021

REVISÃO DE CIÊNCIAS

 

Revisão de ciências.

Estudamos que muitos materiais são retirados diretamente da natureza ou como tendo sido obtidos por processo de transformação de outros materiais. Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos, como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita. (RETIRADO diretamente da natureza)

É um material composto pela aglomeração de finíssimos filamentos de vidro não rígidos e flexíveis. Essas pequenas fibras são unidas pela aplicação de resina de poliéster (ou outro tipo de resina), feitos com material plástico, derivado do petróleo. (Transformação de outros materiais).

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Além disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem. ( Transformação de materiais).

É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala. ... A celulose é extraída da polpa da madeira, praticamente qualquer árvore pode ser utilizada para produzir celulose. ( Transformação de materiais)

A lã é derivada da pelagem da ovelha, da vicunha, da alpaca, da alpaca ou da lhama que, depois de tosquiado, é processado industrialmente para usos têxteis, limpeza e coloração. ( Natural)

 

Analisamos  os problemas e processos sociais, tendo em conta sua relação com o meio ambiente: desenvolvimento socioambiental.  Responsabilidade dos indivíduos por suas ações que afetam o ambiente.socioambiental, na qual podemos melhorar nossas ações como:

A substituição do plástico pelo plástico biodegradável é uma ação que reflete a responsabilidade socioambiental.

O desenvolvimento de biocombustíveis é uma ação que traz melhorias para a questão ambiental.

Não despejo de resíduos das indústrias em rios é um exemplo de ação que favorece a responsabilidade socioambiental.

Observamos que condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica.

Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.

É o mesmo que dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem e que os isolantes a isolam.

Isso acontece em decorrência da estrutura atômica das substâncias, ou melhor, dos elétrons que os materiais apresentam na sua camada de valência. A camada de valência é aquela que fica mais distante do núcleo atômico.

Condutores

Nos materiais condutores, as cargas elétricas se movimentam com mais liberdade em função dos elétrons livres presentes na sua camada de valência.

A ligação dos elétrons livres com o núcleo atômico é bastante fraca. Assim, esses elétrons têm tendência para serem doados, movimentam-se e espalham-se facilitando a passagem da eletricidade.

São exemplos de condutores elétricos os metais em geral, tais como cobre, ferro, ouro e prata.

Tipos de condutores

Sólidos - também chamados de condutores metálicos, caracterizam-se pelo movimento dos elétrons livres e pela forte tendência de doar elétrons;

Líquidos - também chamados de condutores eletrolíticos, caracterizam-se pelo movimento de cargas positivas (cátions) e negativas (ânions). Essa movimentação, em sentidos opostos, cria a corrente elétrica;

Gasosos - também chamados de condutores de terceira classe, caracterizam-se pelo movimento de cátions e ânions. Mas, ao contrário dos condutores líquidos, a energia é produzida através do choque entre as cargas e não de forma isolada.

Isolantes

Nos materiais isolantes, também chamados de dielétricos, verifica-se a ausência ou pouca presença de elétrons livres.

Isso faz com que os elétrons dos isolantes estejam fortemente ligados ao núcleo, o que inibe a sua movimentação.

São exemplos de isolante elétricos: borracha, isopor, lã, madeira, plástico e papel, vácuo, vidro.

Semicondutores

Os materiais semicondutores são aqueles que podem se comportam como um condutor ou como um isolante mediante as condições físicas.

Os exemplos mais comuns de semicondutores são o  silício e o germânio.

Características do ar

Descobrimos  as características do ar, ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço. Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. O ar seco é composto (em massa) por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,97% de gases nobres e 0,03% de gás carbônico (dióxido de carbono)..

O ar comprimido está ao nosso redor, do ar em um balão até o enchimento dos pneus de sua bicicleta.

O que é ar comprimido?

 

Não sei se você sabe ou não, mas o ar comprimido está envolvido em todos os aspectos das nossas vidas, desde os balões na sua festa de aniversário até o ar nos pneus dos nossos carros e bicicletas. Ele provavelmente foi usado até mesmo para fazer o telefone, o tablet ou o computador no qual você está lendo este Blog.

O principal ingrediente do ar comprimido é, como você já deve ter adivinhado, o ar. O ar é uma mistura de gases, o que significa que ele é composto por muitos gases. Os principais são o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%). Ele é composto por diferentes moléculas de ar, cada uma com uma certa quantidade, pois suas moléculas estão juntinhas e apertadas.

 

Por que o balão sobe no local da decolagem, o balão é inflado com ar ambiente por uma grande ventoinha movida a gasolina. Quando o ar já ocupou cerca de 60% do volume do envelope – nome dado à bolsa de tecido do balão.

O maçarico aquece o ar do envelope, que se expande e fica menos denso que o ar de fora do balão. A decolagem ocorre quando esse ar supera em cerca de 60ºC a temperatura externa. É como se o balão de ar quente (menos denso) boiasse no ar frio (mais denso), do mesmo modo que um navio flutua na água.

Você já se perguntou por quê quando vamos para um lugar muito alto sentimos diferentes sensações?

Antes de tudo, quando consideramos uma cidade “muito alta”? Quando ela está muito acima do nível do mar. Por exemplo, a cidade de São Paulo está localizada a cerca de 760 metros acima do nível do mar, assim ir do litoral para a cidade não muda praticamente nada no nosso organismo. Mas não estranhe se quando você viajar para La Paz, na Bolívia, que está a mais de 3.600 metros, ou Cusco, no Peru, a 3.400 metros, e para o Everest a 8.849 metros começar a sentir falta de ar.

Por que exatamente isso acontece? Basicamente porque a quantidade de moléculas de oxigênio disponíveis, literalmente, diminui. “A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente. Por sua vez, quanto menor é essa pressão, menor será também a pressão especificamente das moléculas de oxigênio, isto é, a quantidade de oxigênio sobre a gente”.

Estações meteorológicas são muito importantes para ajudar os alpinistas – Neste campo, medir a velocidade do vento auxilia na identificação da mudança dos padrões climáticos. Prever uma tempestade, por exemplo, é de extrema importância para pilotos, navegadores, condutores, enfim, para a proteção e segurança de todos nós,  chamamos ele de anemômetro.

Bons estudos

!

 

 

2 comentários:

  1. Professora não estou co seguindo entrar na aula de hoje 06/08/2021

    ResponderExcluir
  2. Professora Marcia não estou conseguindo entrar na aula do dia 06/07/2021

    Arthur 5 Ano AT

    ResponderExcluir

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....