sábado, 19 de junho de 2021

REVISÃO DE GEOGRAFIA P3

 

Os estudos são fontes de conhecimento, de aperfeiçoamento e de construção de personalidade. Com eles, nós tomamos decisões muito importantes, que vão moldar o nosso futuro e ajudar a desenvolver a nossa convivência social. Os estudos também são fundamentais para conquistar o sucesso profissional.

 Bora estudar...

 

Os agrotóxicos são utilizados para combater insetos, pragas e fungos das plantações e aumentar a produtividade. Se utilizados de forma exagerada, podem contaminar o solo, os rios, águas subterrâneas, afetando negativamente o meio ambiente.

A compactação do solo também é causada pela pecuária extensiva, o que pode dificultar a infiltração da água no solo e o abastecimento dos lençóis freáticos.


O que é pecuária extensiva?

A pecuária extensiva é tida como o sistema mais tradicional da criação de gados, representando a maior parte das atividades agropecuárias do Brasil. Ele é feito com a criação de animais em grandes áreas, a pasto. Isso significa que, nas áreas de criação, os gados são deixados livres. O fim é a comercialização, ou seja, o lucro, com a venda de carne e couro, por exemplo.

A popularidade desse sistema de criação acontece devido a uma grande vantagem: o baixo investimento. A criação dos animais é feita em grandes extensões de pasto, de onde os gados conseguem retirar a maioria dos nutrientes necessários, o que deixa a produção mais barata.


O que é pecuária intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia. Entre eles, existem vários tipos de segmentos, que variam entre o gado de corte e o de leite.

Como não há pastos, os animais são alimentados por meio de cochos. A dieta é balanceada, sendo focada nos objetivos do gado. Dessa forma, no gado de leite, é possível aumentar a produção de leite nas vacas e, no gado de corte, diminuir o tempo necessário para que o animal alcance o peso ideal para o abate.

 

Estamos que é preciso que haja um equilíbrio entre a produção industrial e o meio ambiente. Uma das formas de produção sustentável é o tratamento dos resíduos industriais.

 

tradicional: terraceamento, irrigação e rotação de culturas.

moderna: máquinas, agrotóxicos e fertilizantes.

 

Os setores da economia são a divisão de atividades econômicas exercidas em um país.

Estas atividades são classificadas de acordo com as etapas de exploração dos recursos naturais, a transformação da matéria-prima ou a prestação de serviços.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

·         Setor Primário: extração de matérias-primas

·         Setor Secundário: indústria

·         Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais


Setor Primário


O Setor Primário é o estágio no qual ocorre a produção a partir dos recursos naturais existentes para exploração.

Normalmente estão ligados à atividades de agrícolas (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos sejam eles renováveis ou não.

Neste setor da economia, as atividades econômicas irão obter o produto primário por meio de extração ou produção.

No setor primário serão obtidas as matérias-primas para os outros setores. Apesar de ser fundamental, possui pouco valor agregado e não gera muitas riquezas aos países que exploram apenas modalidade econômica.


Setor Secundário

O Setor Secundário da economia corresponde ao momento quando as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados de alto valor agregado. Isso ocorre devido o emprego de altas tecnologias.

Portanto é um setor de considerável riqueza para o desenvolvimento econômico dos países. No entanto, é o responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.

A matérias-primas são transformadas em produtos aptos para o consumo ou em maquinários e ferramentas industriais. Dessa maneira, o setor alimenta a si próprio e ao setor terciário.

A indústria, justamente, é a atividade mais importante deste campo. Especialmente aquelas que purificam, processam e embalam a matéria-prima, assim como aquelas que fornecem água, gás e eletricidade.

Fazem parte deste setor, indústrias da divisão automobilística, alimentício, naval, aeronáutica, de tecnologia avançada, informática, construção civil, etc.


Setor Terciário

O Setor Terciário é o que mais cresce atualmente e onde se encontram os produtos de maior valor agregado. Caracteriza-se pela inclusão comercial de tudo aquilo que não abarca os outros setores, onde o foco está nas relações interpessoais.

Este é também definido como o setor de comércio e prestação de serviços. Aqui é onde se dá a comercialização dos bens tangíveis e intangíveis (imateriais), como a oferta de serviços prestados às empresas ou a particulares.

Neste setor apresenta-se um alto grau de valor agregado e desenvolvimento econômico, típico dos países desenvolvidos, os quais concentram suas atividades nesta categoria. Destas nações virão as grandes empresas como refinarias, automobilística e maquinaria.

Por outro lado, no Setor Terciário é requerido mão de obra muito mais qualificada, sendo o campo que mais contrata trabalhadores, muitas vezes na qualidade de profissionais liberais.

Vale destacar que este é o setor do comércio em geral, da venda de serviços como educação, saúde, segurança, transporte, finanças, telecomunicações, desenvolvimento de softwares, consultorias, reunindo uma infinidade de atividades.

Nos países desenvolvidos e nos emergentes, o terceiro setor é muito forte. Entretanto, podem surgir problemas como o crescimento desordenado e ao excesso de mão de obra qualificada.

 

Tipos de indústrias:

As indústrias de base, também chamadas de “indústrias pesadas” ou “indústrias de bens de produção” envolvem as indústrias extrativas e de bens de capital.

As atividades realizadas pelas indústrias de base compreendem a transformação de energia ou de matérias-primas brutas em processadas as quais são utilizadas em outras indústrias. A indústria pesada fornece matérias-primas, peças ou equipamentos para outras indústrias.

As extrativas, como o próprio nome indica, extraem matérias-primas (vegetal ou mineral), por exemplo, petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc.

As indústrias de bens de consumo recebem esse nome pois produzem diversos produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. Também são chamadas de “indústrias leves”.

 

Importante destacar, que diferente das indústrias de base, essas estão localizadas mais próximas dos centros urbanos. Isso facilita o acesso aos produtos por seus consumidores.

Com tudo isso aprendemos que as indústrias foram divididas em Indústria de ponta, consumo e pesada.

Estudamos que as indústrias foram mudando ao longo do tempo, alguns direitos alteraram as diversas formas de trabalho gerando melhores condições para os trabalhadores como segurança e direitos trabalhistas.


Bons estudos!

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....