quarta-feira, 17 de novembro de 2021

REVISÃO DE GEOGRAFIA P6

 

Olá galerinha!

Revisão de Geografia

Cidades são sedes de municípios e estão distribuídas por todos os países que existem no planeta, cada cidade tem sua particularidade quanto à história, arquitetura, religião entre outros, independentemente da quantidade de habitantes.

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política, é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência, o primeiro se diferencia segundo sua origem, tais como:

• Cidades Naturais são aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo de planejamento prévio, ou seja, naturalmente, nessas geralmente as ruas são estreitas dificultando a mobilidade e fluxo de pessoas e pedestres, além de outros inconvenientes. Nesse contexto, podemos exemplificar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

 

• Cidades Planejadas correspondem àquelas constituídas a partir de um projeto ou plano diretor discutido e analisado antes da sua execução, nesse caso há uma preocupação com a configuração da cidade, como largura das ruas, escolha de espaços específicos para comércio, residências e outras funções. No Brasil são consideradas como cidades planejadas: Teresina, fundada em 1851; Aracaju, 1858; Belo Horizonte, 1898; Goiânia, 1937; Brasília, 1960; e Palmas, 1990. Apesar do planejamento prévio, o crescimento acelerado não acompanha as previsões do projeto.

As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica, diante disso as cidades podem ser:

• Cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.

• Cidades Portuárias são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que abriga portos em plena área urbana, nesse seguimento temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

• Cidades Universitárias As cidades que possuem universidades e recebem um grande número de estudantes são chamadas de cidades universitárias. As principais características dessas cidades são acolher alunos de diversas partes do Brasil, às vezes até mesmo no mundo. As atividades econômicas desse tipo de cidade dependem do ano letivo das universidades. Há cidades universitárias por todo Brasil, como Campinas (SP), Santa Maria (RS), Campo Grande (MS), Ouro Preto (MG), Campina Grande (PB), entre outras.

 • Cidades Turísticas correspondem a núcleos urbanos que tem como principal atividade econômica a indústria do turismo, com essa característica temos as cidades de Porto Seguro e Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México).

• Cidades religiosas são aquelas que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse sentido temos Trindade (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França).

• Cidades históricas correspondem a núcleos urbanos que carregam um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar, podemos citar como exemplo Goiás Velho e Parati (Brasil), Atenas (Grécia) entre muitas outras dispersas pelo mundo.

 Estudamos que muitas alterações aconteceram ao longo do tempo podemos citar a Avenida Paulista que foi inaugurada em meados de dezembro do ano de 1891 e, naquela época, o que se via eram extensos terrenos, árvores, casarões e pessoas em suas carruagens. Uma característica que ajudou com que ela se desenvolvesse de maneira organizada é que desde o seu início ela foi planejada, algo inédito para a sua época de inauguração. Hoje em dia 0s grandes edifícios, também conhecidos como espigões, carros, transporte públicos.

Aprendemos que quando as cidades crescem muitos os governantes precisam realizar ações, devido os principais problemas causados pelo crescimento das cidades como: o excesso de trânsito e a falta de saneamento básico, hospital, escolas, moradias para atender a toda a população de forma satisfatória. E com isso as consequências do crescimento das cidades podem ocasionar para as pessoas e ao meio ambiente perderem tempo no trânsito e o meio ambiente fica poluído entre outras coisas.

As cidades crescem de forma diferente, umas crescem mais do que as outras, e foram criados os centros sub-regionais que são cidades medias e possuem mais serviços e atividades econômicas que os centros de zona, por isso influenciam lugares vizinhos e desenvolvem relações comerciais com algumas cidades grandes.

Estudamos também que São Paulo é considerada a grande metrópole nacional, pois possui o maior espaço urbano do país, a maior população e muitas empresas, industrias, bancos etc. Por isso, é a cidade de maior influencias do Brasil.

Vamos nos preparar para mais um dia de avaliação, não esqueçam de fazer questões com perguntas e respostas que irá ajudar na memorização.

Bons Estudos!

 

 

9 comentários:

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....