quarta-feira, 13 de abril de 2022

REVISÃO DE PORTUGUÊS P1 - GRAMÁTICA

 

Revisão de português  P1 GRAMÁTICA - Floresta

 

Olá! Galerinha!

 

Estudar não é obrigação! É uma porta aberta para o próprio crescimento e sua evolução para o aprendizado!

 Prontos! Vamos lá!

  Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.

Classificação dos Artigos

Artigos Definidos

Determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as. Por exemplo:

Eu comprei o carro.

Artigos Indefinidos

Determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas. Por exemplo:

Eu comprei um carro.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidadedefeitoestadocondição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie. Exemplo bando de aves e cardume de peixes.

 Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação.

 Exemplos de substantivos derivados:

·                    território (do substantivo primitivo terra)

·                    jardinagem (do substantivo primitivo jardim)

·                    laranjada (do substantivo primitivo laranja)

·                    livraria (do substantivo primitivo livro)

·                    folhagem (do substantivo primitivo folha)

·                    chuvada (do substantivo primitivo chuva)

·                    açucareiro (do substantivo primitivo açúcar)

·                    florista (do substantivo primitivo flor)

·                    homenzarrão (do substantivo primitivo homem)

·                    cachorrinho (do substantivo primitivo cachorro)

·                    Sapateiro (do substantivo primitivo sapato)

  

DITONGOS Às vezes as vogais se juntam na mesma sílaba. Nesse caso, pode ocorrer o que chamamos de um ditongo.

Exemplo: REI  -  SOU -  COUVE – OUVIR

TRITONGOS Existem casos em que três vogais fazem parte da mesma sílaba.

Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).

HIATOS Quando as vogais se encontram em sílabas diferentes, embora estejam em sequência, temos um hiato.

 Ex. Jo-e-lho  -  con-tí-nu-o

Cu-ri-o-sos: De-mo-cra-ci-a

So-ar: Pa-ra-í-ba

Te-a-tro: Se-ri-a-do

Di-a: Ca-í

  Singular e plural

Singular e plural são as duas formas de flexão de número dos substantivos da Língua Portuguesa

Na Língua Portuguesa, há duas flexões de número das palavras: singular, que indica apenas UM substantivo: ser vivo, objeto etc; e o plural, que indica MAIS DE UM substantivo. Para flexionar um substantivo do singular para o plural, é preciso observar algumas regras:

 

Plural dos substantivos simples

1. Às palavras terminadas em vogal, ditongo oral e consoante 'N' acrescentamos a consoante 'S'.

Exemplo:

·         cadeira – cadeiras

·         ideia - ideias

·         hífen – hifens

Exceção: cânon - cânones.

2. Às palavras terminadas em consoante 'M' acrescentamos 'NS':

Exemplo:

·         viagem – viagens

·         bagagem – bagagens

·         ruim – ruins

3. Às palavras terminadas em consoante 'R' e 'Z' acrescentamos 'ES':

Exemplo:

·         dever - deveres

·         saber – saberes

·         sagaz – sagazes

·         albatroz – albatrozes

4. Nas palavras terminadas em 'AI', 'EL', 'OL', 'UL', trocamos a consoante 'L' por 'IS':

Exemplo:

·         pardal – pardais

·         girassol – girassóis

·         cordel – cordéis

Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.

5. Às palavras terminadas em 'IL':

a) Palavras oxítonas, substituímos por 'IS':

Exemplo:

·         senil – senis

·         juvenil – juvenis

b) Palavras paroxítonas, substituímos por 'EIS':

Exemplo:

·         míssil – mísseis.

6. Às palavras terminadas em consoante 'S':

a) Monossílabas ou oxítonas, acrescentamos 'ES':

Exemplo:

·         Lilás - Lilases

b) Paroxítonas ou proparoxítonas ficam invariáveis.

Exemplo:

·         férias - férias

·         ônibus - ônibus

7. Às palavras terminadas em 'ÃO' vão para o plural de três maneiras.

a) Substituindo o 'ÃO' por 'ÕES':

Exemplo:

·         negação – negações

b) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃES':

Exemplo:

·         pão – pães

c) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃOS':

Exemplo:

·         cidadão – cidadãos

8.As palavras terminadas em 'X' ficam invariáveis:

Exemplo:

·         durex – durex

·         córtex – córtex

 

Sílaba tônica – Oxítona, paroxítona e proparoxítona

 

As Sílabas Tônicas são as pronunciadas com mais intensidade em uma palavra. Estas possuem algumas classificações. Saiba quais são e quando se utiliza-las.

 

O que são sílabas tônicas? Sílabas tônicas são aquelas pronunciadas com mais intensidade na palavra.

Em todas as palavras existe alguma sílaba tônica. Mas, nem sempre possuem acentuações gráficas. As outras sílabas que não são as tônicas, chamam-se átonas e são pronunciadas com menos intensidade.

Por isso, para entender, você precisa saber que existem classificações das palavras que vão de acordo com a posição da sílaba tônica.

Essas classificações são divididas entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e estas variam de acordo com a posição da sílaba tônica na palavra. Conheça agora todos os detalhes sobre essas classificações.

Oxítonas

As oxítonas classificam as palavras quando estas têm a última sílaba como tônica.

Alguns exemplos de palavras oxítonas são:

·                    Arroz (ar-roz);

·                    Troféu (tro-féu);

·                    Sabiá (sa-bi-á);

·                    Jiló (ji-);

·                    Picolé (Pi-co-lé);

·                    Juiz (Ju-iz);

·                    Bisturi (Bis-tu-ri);

·                    Abajur (A-ba-jur);

·                    Brasil (Bra-sil)

 

Paroxítonas

As palavras são consideradas paroxítonas quando suas penúltimas sílabas são tônicas.

Alguns exemplos de palavras paroxítonas são:

 

·                    Amáveis ( a-má-veis);

·                    Estéril (es--ril);

·                    Caráter (ca--ter);

·                    Corajoso ( Co-ra-jo-so);

·                    Heroico (he-roi-co);

·                    Enjoo (En-jo-o)

·                    Fácil (-cil);

·                    Felicidade (fe-li-ci-da-de);

·                    Domingo ( do-min-go);

·                    Família ( Fa-mí-lia)

·                    Recorde ( re-cor-de)

·                     

Proparoxítonas

As palavras são consideradas proparoxítonas quando suas antepenúltimas sílabas são tônicas.

Alguns exemplos de proparoxítona são:

 

·                    Último (úl-ti-mo);

·                    Ônibus ( ô-ni-bus)

·                    Triângulo (tri-ân-gu-lo)

·                    Música (mú-si-ca)

·                    Fósforo (fós-fo-ro)

·                    Matemática (ma-te--ti-ca);

·                    Príncipe (prín-ci-pe);

·                    Trânsito (trân-si-to);

·                    Fósforo ( Fós-fo-ro)

 

Abreviaturas: lista de abreviações

Abreviações e abreviaturas são formas reduzidas de uma palavra longa ou expressão. O uso frequente de determinadas palavras ou expressões justifica a utilização de abreviaturas, facilitando e acelerando a sua escrita.

Principais abreviaturas usadas no português

·     senhor - Sr.

·     senhora - Sr.ª, Sr.a ou Sra.

·     senhorita - Srt.ª, Sr.ta ou Srta.

·     doutor - Dr.

·     doutora - Dra. ou Dr.ª

·     dona - D., d., D.ª ou Da.

·     horas - h

·     professor - Prof.

·     professora - Profa. ou prof.ª

·     página – Pág.

·     vossa excelência - V.Exa. V. Ex.ª

·     vossa senhoria - V.Sa. ou V.S.ª

·     excelência - Ex.ª, Ex.a ou Exa.

·     excelentíssimo - Ex.mo ou Exmo.

·     apartamento - ap., apart., apto, ou apt.º

·     Avenida – Av.

·     Século – Séc.

Formação do feminino dos substantivos biformes

1) Substantivos terminados em –o átono formam o feminino ao substituir a desinência por –a. Exemplos: gato - gata, lobo - loba, menino - menina.

2) Substantivos terminados em consoantes formam o feminino com o acréscimo do –a. Exemplos: freguês - freguesa, deus - deusa, contador - contadora.

3) Substantivos terminados em –ão podem formar o feminino de três formas:

3.1) Mudando o final –ão para –oa. Exemplos: ermitão - ermitoa, leitão - leitoa, patrão - patroa;

3.2) Mudando o final –ão para –ã. Exemplos: anão - anã, campeão - campeã, cidadão - cidadã;

3.3) Mudando o final –ão para –ona. Exemplos: espertalhão - espertalhona, folião - foliona, pobretão - pobretona.

4) Substantivos terminados em –or formam normalmente o feminino com o acréscimo da desinência –a–eira ou –triz. Exemplos: leitor - leitora, arrumador - arrumadeira, imperador - imperatriz.

5) Substantivos que referem-se a títulos de nobreza formam o feminino com as terminações–esa–essa e –isa. Exemplos: barão - baronesa, abade - abadessa, sacerdote - sacerdotisa.

6) Substantivos terminados em–e são uniformes, mas há exceções em que é acrescentado o –a ao fim da palavra. Exemplos: elefante - elefanta, governante - governanta, gigante - giganta.

7) Outros Casos:

·       Avô – avó

·       Ator - atriz

·       Boi - Vaca

·       Cônego - canonisa

·       Cônsul - consulesa

·       Czar - czarina

·       Frade - freira

·       Herói – heroína

·       Irmão - irmã

·       Maestro – maestrina

·       Padrinho – madrinha

·       Padrasto- Madastra

·       Poeta – poetisa

·       Príncipe - princesa

·       Profeta – profetisa

·       Jogador -jogadora

·       Rapaz - rapariga ou moça

·       Rei - rainha

·       Réu - ré

 

Os substantivos diminutivos são usados para transmitir a ideia de redução ou algo menor do que o normal. Criancinha, carrinho e bolinha são alguns dos diminutivos de uso popular e que costumamos ouvir cotidianamente. Mas você sabe como esses substantivos são formados? Confira a seguir.

 

Variação de grau

Sabemos que os substantivos podem variar em número, gênero ou grau. Ou seja, além da forma normal, podem ser usados no grau aumentativo ou diminutivo. O grau diminutivo, como dissemos, é usado para indicar o tamanho pequeno ou reduzido de um ser ou de um objeto.

O diminutivo é formado, na maioria das vezes, pela junção de um sufixo diminutivo a uma palavra no grau normal. Os sufixos mais comuns são –inho e –zinho. Veja os exemplos:

  – Grau normal: sorvete 

– Grau diminutivo: sorvetinho

 

Também podem ser formados adjetivos com sentido diminutivo. Confira alguns:

  – Grau normal: pequeno – fofo – boa

– Grau diminutivo: pequeninho – fofinho – boazinha

Em razão do uso desses adjetivos, os diminutivos passaram a ser usados também para expressar afeto ou menosprezo.

 

Lista de diminutivos

Agora que você já sabe como os substantivos em grau diminutivo são formados, confira a lista de alguns diminutivos que separamos para você.

– aldeia: aldeota

Cabeça – cabecinha

Caminho – caminhozinho

raposa – raposinha

cão – cãozinho

– amigo: amiguinho

– avião: aviãozinho

– barraca: barraquinha

– bicho: bichinho

– cidade: cidadezinha

– dedo: dedinho

– espaço: espacinho

– farol: farolete

– filho: filhinho/filhote

O uso do “Mal”

A palavra mal com “L” é advérbio, antônimo de bem. Portanto, devemos utilizá-la somente quando puder ser substituído pela palavra “Bem”. Para usá-la da forma correta basta lembrar qual termo é seu contrário.

A palavra mal, que também tem origem no latim (male), pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum, portanto, pode apresentar inúmeros significados.

Exemplos:

·                    Fui muito mal na prova final. (Fui muito bem na prova final)

·                    Estou me sentindo mal essa noite. (Estou me sentindo bem essa noite)

·                    Pedro nasceu para fazer o mal. (Pedro nasceu para fazer o bem)

·                    Aquela senhora, coitada, sofre de um mal incurável. (Aquela senhora, coitada, sofre de um bem incurável)

·                    Eles mal haviam chegado, e já apareceram muitos problemas. (Eles bem haviam chegado, e já apareceram muitos problemas).

·                    Ele estava passando muito mal quando o encontrei. ( Ele estava passando muito bem quando o encontrei).

 

O uso do “Mau”

A palavra mau com “U” é um adjetivo, antônimo de bom. Da mesma maneira que sua homófona, para usá-la da forma correta basta lembrar qual é a palavra contrária dela.

A palavra mau tem origem no latim (malu). É utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar, ou seja, é um adjetivo.

Exemplos:

·                    Esse menino foi um mau aluno. (Esse menino foi um bom aluno)

·                    É uma pessoa que vive de mau humor. (É uma pessoa que vive de bom humor)

·                    O motor do carro apresentou um mau desempenho. (O motor do carro apresentou um bom desempenho)

·                    Não sei se hoje o diretor está de mau humor. (Não sei se hoje o diretor está de bom humor).

·                    Não acho que ele seja um mau sujeito. (Não acho que ele seja um bom sujeito).

 

Sinais de pontuação

  • Ponto (.): pausa de longa duração que indica o final do período e é usado em abreviações.
  • Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa.
  • Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta.
  • Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura.
  • Dois pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação, explicação.
  • Reticências (...): promovem uma interrupção na frase e indicam hesitação, dúvida, etc.
  • Travessão (–): indica diálogo ou dá destaque a algum elemento da frase.
  • Parênteses ( ): isolam frases, palavras, datas e informações acessórias.
  • Aspas (“ ”): indicam fala, citação e isolam certas palavras e expressões.
  • Vírgula (,): pausa leve na leitura, a vírgula separa termos dentro do mesmo período.

 

Estudar sobre os Fonemas é muito importante. Quer saber por quê? Então leia com bastante atenção e, em seguida, observe os exemplos.

Os Fonemas são essenciais para os falantes de uma língua, pois eles representam os sons que produzimos para expressar aquilo que pensamos e que sentimos. Interessante, não é mesmo?

Para você ter uma ideia, os fonemas representam os sons que se juntam e formam as palavras de uma língua, como a nossa Língua Portuguesa. As palavras também são muito importantes porque é por intermédio delas que nos comunicamos verbalmente uns com os outros.

As palavras são formadas por unidades menores: as letras e as sílabas, que nada mais são do que uma tentativa de representar, simbolicamente, os sons (Fonemas) da língua.

Diferença entre Fonemas e Letras

É muito importante que você entenda a diferença entre os fonemas e as letras. Observe como se escreve a palavra GIRAFA. A primeira letra dessa palavra é a consoante G. Agora, responda à pergunta: existe outra letrinha na Língua Portuguesa que tem o mesmo som da letra G?

Isso mesmo, a letra J! Com a letra J, escrevemos as palavras: JEITO, JILÓ, JAULA, JOANINHA, JOELHO e muitas outras!

Como você pôde perceber, o mesmo som (Fonema) pode ser representado por duas letrinhas diferentes: G e J. Viu que interessante?

Contando a quantidade de letras e fonemas das palavras

Agora vamos observar outros exemplos para que possamos aprender a contar quantidade de letras e fonemas das palavras:

a) RATO

Letras: RATO = 4 letras
Fonemas: / R /, / A /, / T /, / O / = 4 fonemas

Então, na palavra 'RATO', a quantidade de sons/fonemas (4) é igual à quantidade de letras (4).

b) HOJE

Letras: H, O, J, = 4 letras
Fonemas: / O /, / J /, / E / = 3 fonemas

Como você viu, na palavra 'HOJE', a quantidade de letras (4) não é a mesma de sons/fonemas (3), pois a letra 'H' sozinha não representa nenhum som/fonema.

c) AXILA

Letras: AXIL= 5 letras
Fonemas: / A /, / K /, / S /, / I /, / L /, / A/ = 6 fonemas

Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia novamente e em voz alta a palavra 'AXILA'.

Percebeu que entre as letras 'A' e 'I' saem dois sons/fonemas diferentes da sua boca?

d) FELICIDADE

Letras: F, E, L, I, C, I, D, A, D, E =10 Letras

Fonemas: F/E/L/I/C/I/D/A/D/E= 10 fonemas

 

PALAVRAS POLISSÊMICAS

polissemia é a capacidade que uma palavra tem de apresentar diferentes significados, conforme o contexto em que é utilizada. A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos.

Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.

Exemplos de polissemia

Asa: membro anterior das aves e suporte para segurar um objeto
(com origem comum na palavra em latim ansa,ae)

Astro: corpo celeste e pessoa famosa
(com origem comum na palavra em grego ástron)

Bala: projétil de arma de fogo e guloseima de açúcar
(com origem comum na palavra em francês balle)

Cabeça: parte do corpo humano e líder do grupo
(com origem comum na palavra em latim capitia)

Coluna: espinha dorsal e pilar de sustentação
(com origem comum na palavra em latim columna)

Dama: senhora da nobreza e peça de jogos
(com origem comum na palavra em francês dame)

Gato: animal mamífero e pessoa atraente
(com origem comum na palavra em latim cattus)

Letra: símbolo de escrita e documento substituto de dinheiro
(com origem comum na palavra em latim littera)

Nota: cédula de dinheiro e sinal que representa um som musical
(com origem comum na palavra em latim nota,ae)

Exemplo 3

1.  A praia parecia um formigueiro no sábado.

2.  O paciente queixou-se ao médico do formigueiro nas mãos.

3.  Foi todo picado logo depois de pisar num formigueiro.

Na oração 1, formigueiro tem o sentido de multidão, na oração 2, tem o sentido de coceira. E, finalmente, na oração 3, o formigueiro refere-se à toca das formigas. Todos se relacionam com a ideia de multidão, muitas formigas passando dão a sensação de comichão, por exemplo.

POESIA VISUAL

Definição: O poema visual caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal permitindo múltiplas interpretações. A palavra, no caso, é um complemento muito bem explorado e colocado, compondo um todo harmônico capaz de permitir ao expectador, uma infinidade de leituras, de acordo com o nível do seu conhecimento, experiência, cultura e escolaridade. A poesia visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Através desse tipo de poesia, é possível ter variados pontos de vista sobre uma mesma obra.


As poesias visuais são compostas por elementos visuais ou gráficos organizados artisticamente, que conseguem transmitir algum tipo de mensagem, reflexão.

 

Objetivos: Relacionar a expressão visual com a expressão escrita, promovendo o interesse pela leitura da poesia.

Uma tentativa de romper com a ditadura da forma discursiva do poema.

 

Bons Estudos!

 

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REVISÃO DE MATEMÁTICA P4

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