Revisão
de português P1 GRAMÁTICA - Floresta
Olá! Galerinha!
Estudar não é
obrigação! É uma porta aberta para o próprio crescimento e sua evolução para o
aprendizado!
Classificação
dos Artigos
Artigos
Definidos
Determinam os
substantivos de maneira precisa: o, a, os, as. Por exemplo:
Eu
comprei o carro.
Artigos
Indefinidos
Determinam os
substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas. Por exemplo:
Eu
comprei um carro.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o
substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição,
etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito),
moça feliz (estado), família rica (condição).
O adjetivo
pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça
ou moça linda.
O substantivo coletivo é um substantivo comum que,
mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma
espécie. Exemplo bando de aves e cardume de peixes.
·
território (do
substantivo primitivo terra)
·
jardinagem (do
substantivo primitivo jardim)
·
laranjada (do
substantivo primitivo laranja)
·
livraria (do
substantivo primitivo livro)
·
folhagem (do
substantivo primitivo folha)
·
chuvada (do
substantivo primitivo chuva)
·
açucareiro (do
substantivo primitivo açúcar)
·
florista (do
substantivo primitivo flor)
·
homenzarrão
(do substantivo primitivo homem)
·
cachorrinho
(do substantivo primitivo cachorro)
·
Sapateiro (do substantivo
primitivo sapato)
DITONGOS Às
vezes as vogais se juntam na mesma sílaba. Nesse caso, pode ocorrer o que
chamamos de um ditongo.
Exemplo: REI - SOU
- COUVE – OUVIR
TRITONGOS
Existem casos em que três vogais fazem parte da mesma sílaba.
Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam
(en-xa-guam).
HIATOS Quando as vogais se encontram em sílabas
diferentes, embora estejam em sequência, temos um hiato.
Ex. Jo-e-lho - con-tí-nu-o
Cu-ri-o-sos: De-mo-cra-ci-a
So-ar: Pa-ra-í-ba
Te-a-tro: Se-ri-a-do
Di-a: Ca-í
Singular e
plural são as duas formas de flexão de número dos substantivos da Língua
Portuguesa
Na Língua
Portuguesa, há duas flexões de número das palavras: singular, que
indica apenas UM substantivo: ser vivo, objeto etc; e o plural, que
indica MAIS DE UM substantivo. Para flexionar um substantivo do singular para o
plural, é preciso observar algumas regras:
Plural dos
substantivos simples
1. Às palavras terminadas em vogal, ditongo
oral e consoante 'N' acrescentamos a consoante 'S'.
Exemplo:
· cadeira
– cadeiras
· ideia
- ideias
· hífen
– hifens
Exceção: cânon - cânones.
2. Às palavras terminadas em consoante
'M' acrescentamos 'NS':
Exemplo:
· viagem
– viagens
· bagagem
– bagagens
· ruim
– ruins
3. Às palavras terminadas em consoante 'R' e
'Z' acrescentamos 'ES':
Exemplo:
· dever
- deveres
· saber
– saberes
· sagaz
– sagazes
· albatroz
– albatrozes
4. Nas palavras terminadas em 'AI', 'EL',
'OL', 'UL', trocamos a consoante 'L' por 'IS':
Exemplo:
· pardal
– pardais
· girassol
– girassóis
· cordel
– cordéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
5. Às palavras terminadas em 'IL':
a) Palavras oxítonas, substituímos por 'IS':
Exemplo:
· senil
– senis
· juvenil
– juvenis
b) Palavras paroxítonas, substituímos por 'EIS':
Exemplo:
· míssil
– mísseis.
6. Às palavras terminadas em consoante 'S':
a) Monossílabas ou oxítonas, acrescentamos 'ES':
Exemplo:
· Lilás
- Lilases
b) Paroxítonas ou proparoxítonas ficam invariáveis.
Exemplo:
· férias
- férias
· ônibus
- ônibus
7. Às palavras terminadas em 'ÃO' vão para o
plural de três maneiras.
a) Substituindo o 'ÃO' por 'ÕES':
Exemplo:
· negação
– negações
b) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃES':
Exemplo:
· pão
– pães
c) Substituindo o 'ÃO' por 'ÃOS':
Exemplo:
· cidadão
– cidadãos
8.As palavras terminadas em 'X' ficam
invariáveis:
Exemplo:
· durex
– durex
· córtex
– córtex
Sílaba tônica – Oxítona, paroxítona e proparoxítona
As Sílabas
Tônicas são as pronunciadas com mais intensidade em uma palavra. Estas possuem
algumas classificações. Saiba quais são e quando se utiliza-las.
O que são sílabas tônicas? Sílabas tônicas são
aquelas pronunciadas com mais intensidade na palavra.
Em todas as palavras existe alguma sílaba tônica.
Mas, nem sempre possuem acentuações gráficas. As outras sílabas que não
são as tônicas, chamam-se átonas e são pronunciadas com menos
intensidade.
Por isso, para entender, você precisa saber que
existem classificações das palavras que vão de acordo com a posição da sílaba
tônica.
Essas classificações são divididas entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e
estas variam de acordo com a posição da sílaba tônica na palavra. Conheça
agora todos os detalhes sobre essas classificações.
Oxítonas
As oxítonas classificam as palavras quando estas
têm a última sílaba como tônica.
Alguns exemplos de palavras oxítonas são:
·
Arroz (ar-roz);
·
Troféu (tro-féu);
·
Sabiá (sa-bi-á);
·
Jiló (ji-ló);
·
Picolé
(Pi-co-lé);
·
Juiz (Ju-iz);
·
Bisturi (Bis-tu-ri);
·
Abajur
(A-ba-jur);
·
Brasil
(Bra-sil)
Paroxítonas
As palavras são consideradas paroxítonas quando
suas penúltimas sílabas são tônicas.
Alguns exemplos de palavras paroxítonas são:
·
Amáveis ( a-má-veis);
·
Estéril (es-té-ril);
·
Caráter (ca-rá-ter);
·
Corajoso (
Co-ra-jo-so);
·
Heroico (he-roi-co);
·
Enjoo (En-jo-o)
·
Fácil (fá-cil);
·
Felicidade
(fe-li-ci-da-de);
·
Domingo (
do-min-go);
·
Família ( Fa-mí-lia)
·
Recorde (
re-cor-de)
·
Proparoxítonas
As palavras são consideradas proparoxítonas quando
suas antepenúltimas sílabas são tônicas.
Alguns exemplos de proparoxítona são:
·
Último (úl-ti-mo);
·
Ônibus ( ô-ni-bus)
·
Triângulo
(tri-ân-gu-lo)
·
Música
(mú-si-ca)
·
Fósforo
(fós-fo-ro)
·
Matemática
(ma-te-má-ti-ca);
·
Príncipe (prín-ci-pe);
·
Trânsito (trân-si-to);
·
Fósforo (
Fós-fo-ro)
Abreviaturas: lista de abreviações
Abreviações e
abreviaturas são formas reduzidas de uma palavra longa ou expressão. O uso
frequente de determinadas palavras ou expressões justifica a utilização de
abreviaturas, facilitando e acelerando a sua escrita.
Principais
abreviaturas usadas no português
·
senhor - Sr.
·
senhora -
Sr.ª, Sr.a ou Sra.
·
senhorita -
Srt.ª, Sr.ta ou Srta.
·
doutor - Dr.
·
doutora - Dra.
ou Dr.ª
·
dona - D., d.,
D.ª ou Da.
·
horas - h
·
professor -
Prof.
·
professora -
Profa. ou prof.ª
·
página – Pág.
·
vossa
excelência - V.Exa. V. Ex.ª
·
vossa senhoria
- V.Sa. ou V.S.ª
·
excelência -
Ex.ª, Ex.a ou Exa.
·
excelentíssimo
- Ex.mo ou Exmo.
·
apartamento -
ap., apart., apto, ou apt.º
·
Avenida – Av.
·
Século – Séc.
Formação
do feminino dos substantivos biformes
1)
Substantivos terminados em –o átono formam o
feminino ao substituir a desinência por –a. Exemplos: gato - gata,
lobo - loba, menino - menina.
2)
Substantivos terminados em consoantes formam o feminino com o acréscimo do –a.
Exemplos: freguês - freguesa, deus - deusa, contador - contadora.
3)
Substantivos terminados em –ão podem formar o
feminino de três formas:
3.1)
Mudando o final –ão para –oa. Exemplos: ermitão -
ermitoa, leitão - leitoa, patrão - patroa;
3.2)
Mudando o final –ão para –ã. Exemplos: anão - anã,
campeão - campeã, cidadão - cidadã;
3.3)
Mudando o final –ão para –ona. Exemplos: espertalhão
- espertalhona, folião - foliona, pobretão - pobretona.
4)
Substantivos terminados em –or formam normalmente o feminino
com o acréscimo da desinência –a, –eira ou –triz.
Exemplos: leitor - leitora, arrumador - arrumadeira, imperador - imperatriz.
5)
Substantivos que referem-se a títulos de nobreza formam o feminino com as
terminações–esa, –essa e –isa. Exemplos:
barão - baronesa, abade - abadessa, sacerdote - sacerdotisa.
6)
Substantivos terminados em–e são uniformes, mas há exceções em que
é acrescentado o –a ao fim da palavra. Exemplos: elefante -
elefanta, governante - governanta, gigante - giganta.
7) Outros
Casos:
·
Avô – avó
·
Ator - atriz
·
Boi - Vaca
·
Cônego - canonisa
·
Cônsul - consulesa
·
Czar - czarina
·
Frade - freira
·
Herói – heroína
·
Irmão - irmã
·
Maestro – maestrina
·
Padrinho – madrinha
·
Padrasto- Madastra
·
Poeta – poetisa
·
Príncipe - princesa
·
Profeta – profetisa
·
Jogador -jogadora
·
Rapaz - rapariga ou moça
·
Rei - rainha
·
Réu - ré
Os substantivos
diminutivos são usados para transmitir a ideia de redução ou
algo menor do que o normal. Criancinha, carrinho e bolinha são alguns dos
diminutivos de uso popular e que costumamos ouvir cotidianamente. Mas
você sabe como esses substantivos são formados? Confira a seguir.
Variação de
grau
Sabemos que os
substantivos podem variar em número, gênero ou grau. Ou seja, além da forma
normal, podem ser usados no grau aumentativo ou diminutivo. O grau
diminutivo, como dissemos, é usado para indicar o tamanho pequeno ou
reduzido de um ser ou de um objeto.
O diminutivo é
formado, na maioria das vezes, pela junção de um sufixo diminutivo a
uma palavra no grau normal. Os sufixos mais comuns são –inho e –zinho.
Veja os exemplos:
– Grau
normal: sorvete
– Grau
diminutivo: sorvetinho
Também podem
ser formados adjetivos com sentido diminutivo. Confira alguns:
– Grau
normal: pequeno – fofo – boa
– Grau
diminutivo: pequeninho – fofinho – boazinha
Em razão do
uso desses adjetivos, os diminutivos passaram a ser usados também para
expressar afeto ou menosprezo.
Lista de
diminutivos
Agora que você
já sabe como os substantivos em grau diminutivo são formados, confira a lista
de alguns diminutivos que separamos para você.
– aldeia: aldeota
- Cabeça –
cabecinha
- Caminho –
caminhozinho
- raposa –
raposinha
- cão –
cãozinho
– amigo: amiguinho
– avião: aviãozinho
– barraca: barraquinha
– bicho: bichinho
– cidade: cidadezinha
– dedo: dedinho
– espaço: espacinho
– farol: farolete
– filho: filhinho/filhote
O uso do “Mal”
A palavra mal com “L” é advérbio,
antônimo de bem. Portanto, devemos utilizá-la somente quando puder ser
substituído pela palavra “Bem”. Para usá-la da forma correta basta lembrar qual
termo é seu contrário.
A palavra mal, que também tem origem no
latim (male), pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum,
portanto, pode apresentar inúmeros significados.
Exemplos:
·
Fui muito mal na
prova final. (Fui muito bem na prova final)
·
Estou me sentindo mal essa noite. (Estou me sentindo bem essa noite)
·
Pedro nasceu para fazer o mal. (Pedro nasceu para fazer o bem)
·
Aquela senhora, coitada, sofre de um
mal incurável. (Aquela senhora, coitada, sofre de um bem incurável)
·
Eles mal haviam chegado, e já
apareceram muitos problemas. (Eles bem haviam chegado, e já apareceram muitos
problemas).
·
Ele estava passando muito mal quando o
encontrei. ( Ele estava passando muito bem quando o encontrei).
O uso do “Mau”
A palavra mau com “U” é um adjetivo,
antônimo de bom. Da mesma maneira que sua homófona, para usá-la da forma
correta basta lembrar qual é a palavra contrária dela.
A palavra mau tem origem no latim
(malu). É utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de
boa qualidade, a alguém que faz maldades e a diversas outras acepções que
tenham como intuito qualificar, ou seja, é um adjetivo.
Exemplos:
·
Esse menino foi um mau aluno. (Esse menino foi um bom aluno)
·
É uma pessoa que vive de mau humor. (É uma pessoa que vive de bom humor)
·
O motor do carro apresentou um mau desempenho. (O motor do carro apresentou um bom desempenho)
·
Não sei se hoje o diretor está de mau
humor. (Não sei se hoje o diretor está de bom humor).
·
Não acho que ele seja um mau sujeito. (Não
acho que ele seja um bom sujeito).
Sinais de pontuação
- Ponto
(.): pausa de longa duração que indica o final do período e é
usado em abreviações.
- Ponto
de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa.
- Ponto
de interrogação (?): indica dúvida, pergunta.
- Ponto
e vírgula (;): pausa moderada na leitura.
- Dois
pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação,
explicação.
- Reticências
(...): promovem uma interrupção na frase e indicam hesitação, dúvida,
etc.
- Travessão
(–): indica diálogo ou dá destaque a algum elemento da frase.
- Parênteses
( ): isolam frases, palavras, datas e informações acessórias.
- Aspas
(“ ”): indicam fala, citação e isolam certas palavras e expressões.
- Vírgula
(,): pausa leve na leitura, a vírgula separa termos dentro do mesmo
período.
Estudar sobre os Fonemas é muito
importante. Quer saber por quê? Então leia com bastante atenção e, em seguida,
observe os exemplos.
Os Fonemas são essenciais para os
falantes de uma língua, pois eles representam os sons que produzimos para
expressar aquilo que pensamos e que sentimos. Interessante, não é mesmo?
Para você ter uma ideia, os fonemas representam
os sons que se juntam e formam as palavras de
uma língua, como a nossa Língua Portuguesa.
As palavras também são muito importantes porque é por
intermédio delas que nos comunicamos verbalmente uns com os outros.
As palavras são formadas por
unidades menores: as letras e as sílabas,
que nada mais são do que uma tentativa de representar, simbolicamente, os sons (Fonemas)
da língua.
Diferença entre Fonemas e Letras
É muito importante que você entenda a diferença
entre os fonemas e as letras. Observe como se
escreve a palavra GIRAFA. A primeira letra dessa palavra é a
consoante G. Agora, responda à pergunta: existe outra letrinha
na Língua Portuguesa que tem o mesmo som da letra G?
Isso mesmo, a letra J! Com a
letra J, escrevemos as palavras: JEITO, JILÓ, JAULA, JOANINHA, JOELHO e
muitas outras!
Como você pôde perceber, o mesmo som (Fonema)
pode ser representado por duas letrinhas diferentes: G e J.
Viu que interessante?
Contando a quantidade de letras e fonemas das
palavras
Agora vamos observar outros exemplos para que
possamos aprender a contar quantidade de letras e fonemas das palavras:
a) RATO
Letras: R, A, T, O = 4 letras
Fonemas: / R /, / A /, / T /, / O / = 4 fonemas
Então, na palavra 'RATO', a quantidade
de sons/fonemas (4) é igual à quantidade de letras (4).
b) HOJE
Letras: H, O, J, E = 4 letras
Fonemas: / O /, / J /, / E / = 3 fonemas
Como você viu, na palavra 'HOJE', a
quantidade de letras (4) não é a mesma de sons/fonemas (3),
pois a letra 'H' sozinha não representa nenhum som/fonema.
c) AXILA
Letras: A, X, I, L, A = 5 letras
Fonemas: / A /, / K /, / S /, / I /, / L /, / A/ = 6 fonemas
Na palavra 'AXILA', o número de letras
(5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa,
simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia novamente e em
voz alta a palavra 'AXILA'.
Percebeu que entre as letras 'A' e 'I' saem
dois sons/fonemas diferentes da sua boca?
d) FELICIDADE
Letras: F, E, L, I, C, I, D, A, D, E =10 Letras
Fonemas: F/E/L/I/C/I/D/A/D/E= 10 fonemas
PALAVRAS
POLISSÊMICAS
A polissemia é
a capacidade que uma palavra tem de apresentar diferentes significados,
conforme o contexto em que é utilizada. A polissemia ocorre na maior parte dos
vocábulos.
Vocábulos
polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais
do que um significado.
Exemplos de polissemia
Asa: membro anterior das aves
e suporte para segurar um objeto
(com origem comum na palavra em latim ansa,ae)
Astro: corpo celeste e pessoa
famosa
(com origem comum na palavra em grego ástron)
Bala: projétil de arma de fogo
e guloseima de açúcar
(com origem comum na palavra em francês balle)
Cabeça: parte do corpo humano e
líder do grupo
(com origem comum na palavra em latim capitia)
Coluna: espinha dorsal e pilar
de sustentação
(com origem comum na palavra em latim columna)
Dama: senhora da nobreza e
peça de jogos
(com origem comum na palavra em francês dame)
Gato: animal mamífero e pessoa
atraente
(com origem comum na palavra em latim cattus)
Letra: símbolo de escrita e
documento substituto de dinheiro
(com origem comum na palavra em latim littera)
Nota: cédula de dinheiro e
sinal que representa um som musical
(com origem comum na palavra em latim nota,ae)
Exemplo 3
1. A praia parecia um formigueiro no sábado.
2. O paciente queixou-se ao médico do formigueiro nas
mãos.
3. Foi todo picado logo depois de pisar num formigueiro.
Na oração 1, formigueiro tem o sentido de multidão, na oração 2,
tem o sentido de coceira. E, finalmente, na oração 3, o formigueiro refere-se à
toca das formigas. Todos se relacionam com a ideia de multidão, muitas formigas
passando dão a sensação de comichão, por exemplo.
POESIA VISUAL
Definição: O poema visual
caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal permitindo múltiplas
interpretações. A palavra, no caso, é um complemento muito bem explorado e
colocado, compondo um todo harmônico capaz de permitir ao expectador, uma
infinidade de leituras, de acordo com o nível do seu conhecimento, experiência,
cultura e escolaridade. A poesia visual transmite uma mensagem não só através
da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a
construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Através desse tipo de
poesia, é possível ter variados pontos de vista sobre uma mesma obra.
As poesias visuais são compostas por elementos visuais ou gráficos organizados
artisticamente, que conseguem transmitir algum tipo de mensagem, reflexão.
Objetivos: Relacionar a
expressão visual com a expressão escrita, promovendo o interesse pela leitura
da poesia.
Uma tentativa de romper com a ditadura da forma discursiva do
poema.
Bons Estudos!
oi prof
ResponderExcluiré a juju v b
Olá! ❤❤
Excluirvc ja postou a revcisao de geografia
ResponderExcluirSim...😁
Excluir?
ResponderExcluir