domingo, 10 de abril de 2022

REVISÃO DE CIÊNCIAS P1

 

REVISÃO DE CIÊNCIAS – P1 FLORESTA

Olá! Galerinha! Todos prontos para a revisão de ciências.

Vamos lá!!!!

Matéria é tudo aquilo que tem massa e que ocupa lugar no espaço. Uma porção limitada de matéria é chamada de corpo, e quando um corpo apresenta utilidade é chamado de objeto.

Os materiais usados nas atividades humanas podem ter diferentes origens. Quando estão disponíveis na natureza, são chamados materiais naturais. Os seres humanos são capazes de produzir recursos que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como os plásticos.

Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade. A cobertura de plástico que rodeia os fios é um isolante elétrico. Sua utilidade é evitar que o ser humano receba um choque elétrico.

Estudamos que a transferência de calor de um corpo para outro ocorre mediante a diferença de temperatura entre eles. Assim, o calor flui do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura, chamamos isso de: Condutibilidade térmica: Há materiais que são bons condutores de calor, permitem que o calor seja transmitido através dele. Ex.: ferro, alumínio.

Solubilidade: É a capacidade de um material dissolver o outro. Soluto: material que dissolve - água. Solvente: material que dissolverá - açúcar, sal.

Qual a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis?

A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza.

Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis., carvão mineral, energia nuclear e minério).

Aprendemos que o ímã é um objeto capaz de atrair alguns metais. Essa propriedade é chamada de magnetismo. O espaço ao redor do ímã é influenciado pelo magnetismo é o campo magnético. Quanto mais próximo o objeto de metal estiver do ímã, maior será o poder de atração do campo magnético. Por isso, geralmente, é preciso aproximar o ímã dos corpos metálicos para que ele os atraia.

Atração e repulsão entre ímãs  tem duas zonas opostas, polo norte e polo sul, nas quais a capacidade de atração é máxima. Se aproximarmos dois polos diferentes, os ímãs se atraem. Se aproximarmos dois polos iguais, os ímãs se repelem. Os usos do magnetismo os ímãs são usados em bússolas, jogos, enfeites de geladeira, entre outros. Televisão, computador, rádio e telefone celular são exemplos de aparelhos que têm algum tipo de ímã em seu interior.

A bússola é uma das grandes invenções tecnológicas da humanidade. Ela permitiu determinar as direções. Isso favoreceu a exploração marítima e possibilitou uma grande revolução no comércio mundial. A bússola funciona porque o planeta Terra apresenta um campo magnético. A agulha da bússola fica suspensa e ser orienta pelo campo magnético da Terra, indicando a direção norte-sul.

Aprendemos também que: O que é resíduo? Diferentemente do lixo, podemos considerar que o resíduo é tudo aquilo que ainda pode ser reciclado e reutilizado. Assim, esse tipo de material deve ser separado do lixo, fazendo com que seja direcionado para um lugar onde possa ser tratado para os seus devidos fins.

 A educação ambiental é um processo educativo em que se constroem valores importantes relacionados com a conservação do meio ambiente.

Durante esse processo, devemos deixar claro a necessidade de cuidarmos da natureza e a importância de preservarmos os recursos naturais para que possam ser usados por nós e também estarem disponíveis às futuras gerações. Nesse contexto, nasce a necessidade de ensinar os 5 Rs — cinco termos que nos ajudam a compreender como devemos comportar-nos em relação ao meio ambiente.

Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

·Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Devemos repensar, por exemplo, nosso consumo e como fazemos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança.

·Recusar: Chama-se a atenção para o consumismo — a aquisição de bens que não são necessários — e também para que sejamos críticos em relação ao que consumimos. Devemos pensar em adquirir apenas aquilo que realmente necessitamos e, de preferência, de empresas preocupadas com o meio ambiente.

·Reduzir: Diz-se respeito, principalmente, ao nosso comportamento consumista. “Eu preciso realmente disso?” Faça essa pergunta sempre que for adquirir um novo produto. Além disso, reduzir significa poupar. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. Esse é o caso, por exemplo, da água potável, que é, muitas vezes, utilizada de maneira indiscriminada.

·Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Algumas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades.

·Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio.

Estudamos que o efeito estufa é responsável pela manutenção da temperatura da Terra,  ele evita que haja grandes variações de temperatura. O aumento desses gases podem causar o aquecimento global e como  consequência teremos: derretimento das geleiras, aumento do nível dos  oceanos, mudanças do regime de chuvas, aumento de tempestades, longos períodos de seca furações, mudanças na vida marinha.

      Degradação do solo: A degradação do solo ocorre devido ao desmatamento, agricultura e pecuária. Essas atividades podem causar:  erosão, compactação e contaminação química.

Para diminuir a emissão de gases que aumentam a ação do efeito estufa  devemos usar menos combustíveis fósseis, dar preferência a transporte  coletivo, utilizar combustíveis de fontes renováveis como etanol, biodiesel,  diversificar a produção de energia elétrica.

Todo objeto tem um história, e essa história envolve várias etapas em que consumimos diferentes materiais e energia. Dividido em 5  etapas do processo de produção e descarte dos materiais.

1)    Extração da matéria-prima da natureza.

2)    Fabricação do produto.

3)    Transporte.

4)    Consumo.

5)    Descarte.


Vimos também que as hidrelétricas provocam grandes mudanças no local onde são construídas provocando impactos na vida da população que precisa ser deslocada para outras áreas afetando a fauna e flora. Além disso, a vegetação que fica sob a água liberando gás metano ao se decompor.

E para fechar nos estudos não podemos deixar de falar sobre as consequências do aquecimento global como: aumento na temperatura no interior da Terra, podemos ver o derretimento das calotas polares, provocando um aumento no nível dos oceanos; a diminuição da umidade do ar podendo provocar desertificação em algumas regiões; o aumento de furacões, tufões e tornados e intensas ondas de calor.

 

# dica de estudos.👍

Elabore perguntas e respostas, que ajudará no entendimento e na memorização. Estude todos os dias no mesmo horário.

 

Bons Estudos!💓💓

 

 

 

 

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