domingo, 17 de junho de 2018

REVISÃO DE PORTUGUÊS


Olá galerinha! Mais uma etapa está chegando.... Preparei uma revisão sobre tudo que aprendemos... Espero que ajude!


Tempos verbais (presente, pretérito e futuro)
Uma ação pode ocorrer no passado, no presente ou no futuro. Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação. 

Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala. 
Ele estudava as lições quando foi interrompido.
Ação no presente: ocorre no momento da fala.
Eu estudo neste colégio.
Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.
Ele estudará as lições amanhã.

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo).
Substantivo comum: São substantivos que nomeiam genericamente, sem especificar, seres da mesma espécie, que partilham características comuns.
  • mãe;
  • uva;
  • computador;
  • papagaio;
  • planeta.
Substantivo próprio: São substantivos escritos com letra maiúscula que nomeiam seres individuais e específicos. Estes substantivos particularizam os seres dentro de sua espécie, distinguindo-os dos restantes.
  • Brasil;
  • Carnaval;
  • Flávia;
  • Nilo;
  • Serra da Mantiqueira.
Substantivo coletivo: São substantivos que, escritos no singular, indicam um conjunto de coisas ou de seres da mesma espécie.
  • arquipélago (conjunto de ilhas);
  • cardume (conjunto de peixes);
  • constelação (conjunto de estrelas);
  • pomar (conjunto de árvores de fruto);
  • rebanho (conjunto de ovelhas).
Substantivo abstrato: São substantivos que nomeiam conceitos, conceptualizações abstratas e realidades imateriais, como qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações de outros seres.
  • amor;
  • calor;
  • beleza;
  • pobreza;
  • crescimento.
Substantivo composto: São substantivos formados por dois ou mais radicais, podendo ocorrer composição por justaposição ou composição por aglutinação.
Exemplos de composição por justaposição:
  • arco-íris;
  • beija-flor;
  • malmequer;
  • passatempo;
  • segunda-feira.

Aumentativo e diminuitivo

Relativamente aos substantivos, acrescentam-se, para os aumentativos, os sufixos:  –aço (rico/ricaço), -aça; (bigode/bigodaça; vidro/vidraça), -ão (casa/casarão; faca/facalhão; rapaz/rapagão; chapéu/chapelão; porta/portão; sala/salão; papel/papelão; voz/vozeirão), -ona (pedra/pedrona); alhão (drama/dramalhão); -anha (monte/montanha); -alha(forno/furnalha); -eiro (mexerico/mexeriqueiro); -eira (barulho/barulheira).
Para os diminutivos acrescentam-se os sufixos: inho (bolo/bolinho; sapato/sapatinho; café/cafezinho)-inha (faca/faquinha; porta/portinha; boca/boquinha; casa/casinha; gota/gotinha), -zinho (cão/cãozinho; chapéu/chapeuzinho; nariz/narizinho), -zinha (mão/mãozinha, mãe/mãezinha), a que correspondem formas em –ito (sapato/sapatito), -ita (casa/casita)-zito (rapaz/rapazito), -zita.(gota/gotazita),  -acho (rio/riacho)-eta (mala/maleta)-ete(diabo/diabrete), -ico (baile/bailarico), -ilho(pecado/pecadilho), -ilha (anel/anilha), -elho (garoto/garotelho), -im (varanda/varandim), -ola(criança/criançola)-ulo (monte/montículo).


Artigo Definido

Os artigos definidos, como o próprio nome indica, definem ou individualizam os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar. São eles:
Artigo Definido
Gênero
Número
o
masculino
singular
a
feminino
singular
os
masculino
plural
as
feminino
plural

Exemplos

O garoto foi jantar na casa dos pais
Ganhamos a bicicleta que esperávamos.
Luísa aproveitou para rever os amigos.
As meninas foram viajar.

Artigo Indefinido

Os artigos indefinidos determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto. São eles:
Artigo Indefinido
Gênero
Número
um
masculino
singular
uma
feminino
singular
uns
masculino
plural
umas
feminino
plural

Exemplos

Um dia iremos nos encontrar.
Uma certa tarde saímos para caminhar
Joana convidou para a festa uns amigos estrangeiros.
Comprei umas camisas para seu aniversário.


Pronomes pessoais: são aqueles que substituem os substantivos, assumindo maioritariamente a função de sujeito da oração. Podem, contudo, assumir também a função de predicativo do sujeito. 
Os pronomes pessoais do caso reto indicam ainda as pessoas do discurso, ou seja, quem fala (eu e nós), com quem se fala (tu e vós) e de quem se fala (ele, ela, eles, elas).
Pronomes pessoais retos
1.ª pessoa do singular - eu
2.ª pessoa do singular - tu
3.ª pessoa do singular - eleela
1.ª pessoa do plural - nós
2.ª pessoa do plural - vós
3.ª pessoa do plural - eleselas
Exemplos de uso dos pronomes pessoais retos
  • Eu escrevi o texto.
  • Tu escreveste o texto.
  • Ele escreveu o texto.
  • Nós escrevemos o texto.
  • Vós escrevestes o texto.
  • Eles escreveram o texto.
 O que é Adjetivo: Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidadedefeitoestadocondição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

Quando usar porque?
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Exemplos com porque

  • Choro porque machuquei o pé.
  • Ela não foi à escola porque estava chovendo.

Quando usar por que?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Exemplos com por que (interrogativo)
  • Por que você não foi dormir?
  • Por que não posso sair com meus amigos?

·         Quando usar por quê?

·         Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.

Exemplos com por quê

  • Você não comeu? Por quê?
  • O menino foi embora e nem disse por quê.

Quando usar porquê?

Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo.

 

Exemplos com porquê

  • Todos riam muito e ninguém me dizia o porquê.
  • Gostaria de saber os porquês de ter sido mandada embora.

Dicas para o uso dos porquês

Por que = Usado no início das perguntas.
Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Porque = Usado nas respostas.
O porquê = Usado como um substantivo.
 Bons estudos!
😀




15 comentários:

  1. Oi prof eu estou estudando ja ja eu vou ver a atividade que vc fez bjs tchau ❤❤❤❤❤

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  2. Profa,
    Obrigado pela revisão, me ajudou bastante nos estudos.
    Até mais,

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  3. Oi pro gostei pela ajuda que voce deu

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  4. Oi pro gostei pela ajuda que voce deu

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  5. Ficou muito mais fácil de estudar 😀😀😀😀

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  6. Muito obrigado por fazer isso para nós aprendermos mais💓💓💓💓

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