segunda-feira, 26 de setembro de 2022

REVISÃO DE HISTÓRIA

 

Revisão de história....

Vamos lá! Estudar um pouco para a prova de história...

Estamos que as populações primitivas possuíam como referência os ciclos da natureza, suas crenças em deuses, hábitos e costumes (como períodos de colheita e caça) para poder se estabelecer no tempo. Observação de fenomenos da natureza.

Aprendemos que o calendário solar: São aqueles que têm como base o movimento da Terra em torno do Sol (translação). Nesse tipo de calendário os meses não têm conexão com o movimento da Lua. Um exemplo disso é o Calendário Cristão. Calendários lunares e lunissolares considerado o mais antigo: calendário islâmico é composto por doze meses de 29 ou 30 dias, ao longo de um ano com 354 ou 355 dias. Como o calendário lunar se baseiam no movimento da lua puro tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar, o ciclo dos anos lunares leva 33 anos para voltar à posição original da Terra em relação ao Sol. Calendário Lunissolar. Já os calendários lunissolares usam tanto o Sol quanto a Lua como base. Os calendários judaico e chinês são alguns dos exemplos de modelos lunissolares. Nesse formato, é necessário fazer um ajuste para alinhar o ano solar às fases da lua, o que ocorre com a inclusão de um mês extra periodicamente.

Estudamos como funciona o calendário muçulmano: calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário baseado no ciclo lunar e composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A origem deste calendário remonta à Hégira que foi a migração de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. Os calendários indígenas têm uma forte relação com uma área do conhecimento a astronomia. Os povos indígenas têm uma maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio. Observe um calendário criado por alguns professores indígenas. Ele mostra como os povos que vivem no Parque Indígena do Xingu associam a passagem do tempo aos fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas.

Vimos que “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.

E que o direito é tudo o que você pode fazer independente da raça, sexo, etnia, religião idioma ou quaisquer outras condições. Já dever são as obrigações ligadas a isso. Por exemplo, você tem o direito de levar seu cachorro para passear, mas tem o dever de limpar a sujeira que ele faz. As regras – direitos e deveres – são fundamentais para qualquer coisa que fazemos na vida.

Uma das atitudes cidadãs é o respeito ao próximo. Isso inclui, por exemplo, obedecer as filas, não utilizar os assentos preferenciais, ouvir uma opinião diferente, sem perder a tolerância. É ainda rejeitar todo o tipo de preconceito, seja por raça, cor, gênero, entre outros. Portanto, é resguardar o direito de todos.

ESTATUTOestatuto é um regulamento, que determina ou estabelece a norma. Lei orgânica ou regulamento especial de um Estado, associação, confraria, companhia, irmandade ou qualquer corpo coletivo em geral.

Podemos citar alguns exemplos de estatutos mais conhecidos no Brasil, vejamos abaixo: Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 01/10/2003); Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de 22/12/2003); Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei nº 8.906, de 04/07/1994);

ECA Estatuto da criança e adolescente (lei Nº 8.069, de 13.07.1990).

Estudamos que na Antiguidade, a cidadania não era uma condição atribuída a todas as pessoas como em Atenas que apenas eram consideradas cidadãos apenas os homens nascidos em terras gregas.

Aprendemos que as pessoas representadas na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e na Constituição Federal de 1988 estão descritas como na Declaração dos direitos do homem e do Cidadão é citado “o povo francês e na de 1988 Constituição Federal de 1988 é citado o povo brasileiro. A ideia defendida pelos franceses na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão pode ser identificada também na Constituição Federal do Brasil é a garantia dos direitos dos cidadãos.

Sobre a escravidão podemos dizer que: É considerado escravidão o regime de trabalho no qual homens e mulheres são forçados a executar tarefas sem receber qualquer tipo de remuneração. Aprendemos que o Haiti foi o primeiro a acabar com a escravidão e o Brasil o último.

"A abolição da escravatura foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi a conclusão de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da escravidão fosse abolida de nosso país."

Lei do Ventre Livre foi aprovada em 28 de setembro de 1871 e determinava que os filhos de escravas nascidos após a promulgação da lei seriam considerados livres. A lei ainda determinava como essa liberdade aconteceria e ainda previa a indenização para o senhor de escravos em certo cenário.

Aprendemos que A Revolta da Chibata ficou extremamente conhecida por ter sido uma reação dos marinheiros brasileiros aos castigos físicos a que eram sujeitos. A Marinha brasileira tinha como prática na época o uso da chibatada como forma de punição de seus marinheiros caso violassem o código de conduta da corporação.

 

Bons Estudos! Elaborem perguntas e respostas para ajudar no aprendizado.

 

 

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