Revisão
de história....
Vamos lá! Estudar um pouco para a prova de história...
Estamos
que as populações primitivas possuíam como referência os ciclos da natureza, suas crenças em deuses,
hábitos e costumes (como períodos de colheita e caça) para poder se estabelecer
no tempo. Observação de fenomenos da natureza.
Aprendemos que o calendário solar: São aqueles que têm como base o movimento da Terra
em torno do Sol (translação). Nesse tipo de calendário os
meses não têm conexão com o movimento da Lua. Um exemplo disso é o
Calendário Cristão. Calendários
lunares e lunissolares considerado o mais
antigo: O calendário islâmico é composto por doze meses de 29 ou
30 dias, ao longo de um ano com 354 ou 355 dias. Como o calendário lunar se baseiam no movimento da lua puro tem
cerca de 11 dias a menos que o calendário solar, o ciclo dos anos lunares leva 33 anos para voltar à posição original
da Terra em relação ao Sol. Calendário Lunissolar. Já os calendários lunissolares usam tanto o Sol quanto a Lua como base. Os calendários judaico e chinês são alguns dos exemplos de modelos lunissolares. Nesse formato, é necessário fazer um ajuste para alinhar o
ano solar às fases da lua, o que ocorre com a inclusão de um mês extra periodicamente.
Estudamos como funciona o calendário muçulmano: O calendário islâmico ou calendário hegírico
é um calendário baseado no ciclo lunar e composto por doze
meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A origem deste calendário remonta
à Hégira que foi a migração de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de
622. Os calendários indígenas têm uma forte
relação com uma área do conhecimento a astronomia. Os povos indígenas têm uma maneira própria de
marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está
relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio.
Observe um calendário criado por alguns professores indígenas. Ele mostra como
os povos que vivem no Parque Indígena do Xingu associam a passagem do tempo aos
fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas.
Vimos que “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à
pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu
povo”. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para
promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.
E que o direito é tudo o
que você pode fazer independente da raça, sexo, etnia, religião idioma ou
quaisquer outras condições. Já dever são as obrigações ligadas a isso. Por exemplo, você tem o direito de levar seu cachorro para
passear, mas tem o dever de limpar a sujeira que ele faz. As regras – direitos
e deveres – são fundamentais para qualquer coisa que fazemos na vida.
Uma das atitudes cidadãs é o respeito ao próximo. Isso inclui, por
exemplo, obedecer as filas, não utilizar os assentos preferenciais, ouvir uma
opinião diferente, sem perder a tolerância. É ainda rejeitar todo o tipo de
preconceito, seja por raça, cor, gênero, entre outros. Portanto, é resguardar o
direito de todos.
ESTATUTO: estatuto é um regulamento, que determina ou
estabelece a norma. Lei orgânica ou regulamento especial de um Estado,
associação, confraria, companhia, irmandade ou qualquer corpo coletivo em geral.
Podemos citar alguns exemplos de estatutos mais conhecidos no Brasil, vejamos abaixo: Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 01/10/2003); Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de
22/12/2003); Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do
Brasil (Lei nº 8.906, de 04/07/1994);
ECA Estatuto da criança e adolescente (lei Nº
8.069, de 13.07.1990).
Estudamos que na
Antiguidade, a cidadania não era uma condição atribuída a todas as pessoas como
em Atenas que apenas eram consideradas cidadãos apenas os homens nascidos em
terras gregas.
Aprendemos que as pessoas representadas na Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e na Constituição Federal de 1988
estão descritas como na Declaração dos direitos do homem e do Cidadão é citado “o
povo francês e na de 1988 Constituição Federal de 1988 é citado o povo
brasileiro. A ideia defendida pelos franceses na Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão pode ser identificada também na Constituição Federal do
Brasil é a garantia dos direitos dos cidadãos.
Sobre a escravidão podemos dizer que: É considerado escravidão o regime de trabalho no qual homens e mulheres são forçados a executar tarefas sem receber qualquer tipo de remuneração. Aprendemos que o Haiti foi o primeiro a acabar com a escravidão e o Brasil o último.
"A abolição da escravatura foi
um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim
da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu
por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da
regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi a conclusão
de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da
escravidão fosse abolida de nosso país."
A Lei do Ventre Livre foi aprovada em 28 de setembro de 1871 e determinava que os filhos de escravas nascidos após a promulgação da lei seriam considerados livres. A lei ainda determinava como essa liberdade aconteceria e ainda previa a indenização para o senhor de escravos em certo cenário.
Aprendemos que A Revolta da Chibata ficou extremamente conhecida por ter sido
uma reação dos marinheiros brasileiros aos castigos físicos a que eram sujeitos.
A Marinha brasileira tinha como prática na época o uso da chibatada como forma
de punição de seus marinheiros caso violassem o código de conduta da corporação.
Bons Estudos! Elaborem perguntas e respostas
para ajudar no aprendizado.
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