sexta-feira, 14 de outubro de 2022

RESUMO DE HISTÓRIA Unidade 10 A cidadania no Brasil

 

Resumo – História: Unidade 10 - A cidadania no Brasil

   A cidadania brasileira tem uma longa trajetória histórica, isso por causa dos diferentes contextos pelos quais o país já passou, alternando-se entre períodos caracterizados por regimes autoritários e democráticos.

A cidadania e as eleições no Brasil colônia

   A cidadania no Brasil durante esse período praticamente não existia. Podemos identificar isso ao compreendermos o objetivo das eleições organizadas na colônia, que eram uma forma de garantir os interesses do rei de Portugal e não dos colonizadores.

Constituições Brasileiras

   A primeira Constituição do Brasil, elaborada em 1824, foi imposta por Dom Pedro I para atender aos próprios interesses e aos interesses da elite. Nas eleições, por exemplo, o direito ao voto era apenas para os homens livres, de mais de 25 anos e com renda acima de 100 mil réis por ano. Por causa da pouca idade de Pedro de Alcântara, o governo passou a ser exercido por regências, ou seja, por um grupo de pessoas. Esse período teve início em 1831 e se estendeu até 1840.

O Segundo Reinado e o fim da monarquia no Brasil

   Para conter a crescente insatisfação nesse período os políticos decidiram pela emancipação de Pedro Alcântara, que tinha apenas 14 anos. Assim, em 1840, Pedro de Alcântara foi coroado imperador do Brasil, com o título de Dom Pedro II. A coroação pôs fim ao Período Regencial e deu início ao Segundo Reinado ou Segundo Império.

A primeira Constituição republicana

   O Governo Provisório se estendeu até 1891 e nesse mesmo ano foi elaborada uma nova Constituição, o primeiro conjunto de leis do período republicano. A Constituição de 1891 extinguiu o Poder Moderador e estabeleceu o presidencialismo no Brasil, assim, os membros do Poder Executivo passaram a ser eleitos pelo povo. Com a realização da primeira eleição presidencialista, o eleito foi Prudente de Morais, um cafeicultor paulista membro da oligarquia de São Paulo.

Getúlio Vargas e a Constituição de 1934

   A política do café com leite, além de não contribuir para a melhoria de vida da população brasileira, também desagradava outras oligarquias do país. Foi então que, em 1930, ano de novas eleições presidenciais, oligarquias lideradas por Getúlio Vargas tiraram o presidente em exercício, o paulista Washington Luís, e tomaram o poder.

Constituição de 1988

Era a primeira vez na história do Brasil que uma Constituição ampliou os direitos dos cidadãos, sem qualquer forma de exclusão. Ficou estabelecido o voto universal, ou seja, que todos os brasileiros maiores de 16 anos poderiam votar. Isso incluía grupos sociais que, por muito tempo, foram excluídos, como o das mulheres e dos analfabetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....