terça-feira, 25 de outubro de 2022

Unidade 11 História

 

Unidade 11 As culturas africana e afro-brasileira no início da República

 

 O fim da escravidão no Brasil, em 1888, e a Proclamação da República, em 1889, não significaram a integração dos negros à sociedade brasileira. Muitos ex-escravizados passaram a viver em condições precárias, sem acesso à educação, à saúde e ao trabalho. Além disso, as manifestações culturais africanas e afro-brasileiras passaram a sofrer com o preconceito, pois , a única cultura socialmente aceita pelo governo e pelas elites era a cultura europeia.

A capoeira



 A capoeira já era praticada desde o período colonial. Após a abolição da escravidão, essa manifestação cultural foi incorporada ao cotidiano da população negra, principalmente da que vivia nos centros urbanos.

 Os ritmos musicais afro-brasileiros e o Carnaval No início do século XX, a população negra organizou diferentes manifestações culturais, tais como o samba, o afoxé, o frevo e a congada, além do tradicional grupo das baianas. Foi nesse contexto que surgiram os chamados cordões carnavalescos, que eram cortejos ao som de tambores, pandeiros, tamborins e cuícas. Os cortejos aconteciam nas ruas e contavam com a participação do mestre-sala, da porta-bandeira, do grupo das baianas e dos passistas.



As primeiras partidas de futebol no Brasil Em 1894, o brasileiro Charles Miller, filho de pai inglês e de mãe brasileira, retornou de seus estudos na Inglaterra. Ao desembarcar no Brasil, o jovem estudante trazia em sua bagagem duas bolas, uma bomba para enchê-las, um par de chuteiras, uniformes usados e um livro com as regras do futebol. 



A Semana de Arte Moderna de 1922 No fim do século XIX, surgiu na Europa um movimento cultural chamado Modernismo. No Brasil, esse movimento se desenvolveu a partir da década de 1920, como uma reação contrária à influência europeia que predominava na arte brasileira. Vários artistas brasileiros, conhecidos como modernistas, passaram a propor uma arte que refletisse as transformações na sociedade e na cultura brasileira.




 A popularização do rádio no Brasil A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922. A programação era basicamente composta por músicas clássicas estrangeiras, óperas e palestras culturais para fins educativos. Entre as décadas de 1930 e 1950, o rádio se tornou o meio de comunicação mais popular entre os brasileiros, ficando esse período conhecido como a era do rádio. Por meio do rádio, as notícias do Brasil do mundo chegavam até os brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....