segunda-feira, 13 de junho de 2022

REVISÃO DE CIÊNCIAS FLORESTA P2

 

REVISÃO DE CIÊNCIAS FLORESTA P2

 

Olá galerinha! O estudo nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Nunca deixem de acreditar o quanto estudar é importante...Vamos lá! Bora, estudar!

As fases da Lua

O brilho da Lua é reflexo da luz do Sol. Da mesma forma que os planetas, ela não tem luz própria. O observador terrestre vê partes diferentes da Lua iluminadas pelo Sol, enquanto ela se movimenta ao redor da Terra. Esses diferentes aspectos, denominados fases da Lua, são: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante.

Os principais movimentos da Lua são: de translação ao redor da Terra e de rotação sobre seu próprio eixo. Esses dois movimentos têm praticamente o mesmo tempo de duração: aproximadamente 29 dias e 5 horas. Por esse motivo, a Lua mantém sempre a mesma face voltada para a Terra.

Estudamos que o movimento da Terra esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo. A Terra e maior que a Lua e gira em torno do sol. Aprendemos que as constelações se movem na esfera celeste com o passar das horas. O estudo e a observação das constelações já foram usados como forma de localização, sendo tomadas como ponto de referência durante as navegações, por exemplo. As constelações também já foram usadas para marcar a passagem do tempo, uma vez que algumas delas aparecem no céu apenas em determinadas épocas do ano. O movimento da constelação pode ser explicado: pelo movimento de rotação da Terra. Ao longo dos anos, aparelhos e técnicas foram inventados para observar o céu um desses instrumentos se chama planisfério é conhecido como: mapa que ajuda a conhecer as constelações. A divisão das constelações serviu para facilitar o estudo do céu e da existência das constelações em cada uma das partes.

Estudamos também que Plutão deixou de ser um planeta Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar (contando a partir do Sol). Tudo começou a mudar quando pesquisadores determinaram que esse corpo celeste está no cinturão de Kuiper: uma área que começa a partir da órbita de Netuno e possui diversos corpos celestes formados quase totalmente por rocha e gelo — assim como Plutão, que passou a ser comparado com os outros objetos espaciais da região.

Plutão tem diâmetro de2.374 quilômetros (o menor planeta do Sistema Solar é Mercúrio, com 4.879 quilômetros de diâmetro). A órbita de Plutão é uma elipse excêntrica (elipse achatada) e pode chegar a até 7.330.000.000 de quilômetros de distância do astro-rei. É um anão!

O Sistema Solar corresponde a um conjunto formado pelo Sol, asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas os quais descrevem órbitas elípticas.

Os nomes dos planetas do sistema solar em sua ordem são:

·       1º Mercúrio

·       2º Vênus

·       3º Terra

·       4º Marte

·       5º Júpiter

·       6º Saturno

·       7º Urano

·       8º Netuno

 

Aprendemos que os menores asteroides podem ser chamados de meteoroides. Quando um pequeno asteroide entra na atmosfera terrestre, ele é chamado de meteoro. A maioria deles é desintegrada. Porém, quando um meteoro não é completamente desintegrado na atmosfera e cai na superfície terrestre, ele é chamado de meteorito.

O Sol é uma das bilhões de estrelas que existem na Via Láctea

e é considerado uma estrela pequena, apesar de ter um diâmetro

de 1,4 milhão de quilômetros. Ele é classificado em estrela anã amarelo. O Sol é a estrela mais próxima à Terra. Ele é formado principalmente por gás hidrogênio, que é convertido em gás hélio por uma reação química que libera grande quantidade de energia. A energia emitida pelo Sol permite que haja condições para a vida, como a conhecemos, no nosso planeta. Parte dessa energia solar que chega até aqui fica retida entre a superfície terrestre e a atmosfera, mantendo as temperaturas próximas a valores compatíveis com a vida. A energia solar é usada por algumas bactérias, algas e plantas na produção de seu próprio alimento. Esses seres vivos, por sua vez, servem de alimentos para outros organismos, mantendo assim o funcionamento das cadeias alimentares.

Vimos que quando é verão no Sul é inverno no Norte?

Inclinação da Terra e a incidência dos raios solares. Por conta disso, há uma maior insolação no Hemisfério Sul durante alguns meses do ano e, em seguida, a situação inverte-se, com maior incidência de raios solares no Hemisfério Norte. Dessa forma, quando é verão no sul, é inverno no norte, e vice-versa.

São chamadas de zonas climáticas O fato de os raios solares não incidirem uniformemente na superfície da Terra tem como consequência a formação de grandes áreas com temperaturas diferentes no planeta. Sabemos que o movimento aparente do Sol ocorre devido à rotação da Terra em torno do próprio eixo e que leva para a Terra completar uma volta em torno de si mesma leva aproximadamente 24 horas (1 dia). Em um momento do dia a temperatura costuma ser mais elevada ao meio-dia, quando o Sol ocupa a posição mais elevada no céu e a insolação é maior.  A maior parte do território brasileiro está localizada na Zona intertropical. A porção do sul do país pertence à Zona temperada do sul.

As estrelas são corpos celestes formados de gases e que têm luz própria, por isso são chamados de astros luminosos. Há diferentes tipos de estrelas que podem ser classificadas de acordo com sua cor, seu brilho, com a temperatura em sua superfície e com a sua massa, por exemplo. A cor das estrelas está relacionada à sua temperatura, assim, a escala de cores vai das estrelas azuis, que são aquelas com temperatura mais elevadas, passando pelas brancas, amarelas e laranja, até as vermelhas, que são as com temperaturas mais baixas.

Galerinha! Não esqueça de elaborar questões com perguntas e respostas para ajudar nos estudos, quantos mais melhor. 😃😃

 

 

 

Bons estudos! 💓💓

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horas, Minutos e Segundos

Horas, Minutos e Segundos Em alguns problemas matemáticos ou da física precisamos converter de horas para minutos, ou segundos e vice-versa....